Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

Publicado - 18 Julho 2024 - 19h11

Atualizado - 19 Julho 2024 - 11h28

Foto da Paula Ciszewski - Médica Veterinária Endocrinologia e Metabologia de Pequenos Animais

Paula Ciszewski / Médica Veterinária Endocrinologia e Metabologia de Pequenos Animais

CRMV 41558-SP

Formada em Medicina Veterinária pela PUC de Poços de Caldas e pós-graduada em 2019 pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA), especializada em Endocrinologia e Metabologia de Pequenos Animais.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, nem sempre é fácil identificar ela no animal: os sintomas da doença do carrapato são inespecíficos, o que significa que eles podem ser confundidos com outras condições que afetam a saúde do pet. Por esse motivo, os veterinários recomendam muita atenção ao observar qualquer coisa diferente na rotina do animal para antecipar e facilitar o diagnóstico. Confira quais são os sinais da doença do carrapato em cachorro e outras características do quadro, de acordo com um especialista.

As principais características da doença do carrapato em cachorro

  • Causa: picada de carrapato infectado com a doença
  • Sintomas: febre, coceira, apatia, cansaço, vermelhidão na pele, mucosas pálidas, vômito, diarreia, perda de apetite, perda de peso, sangramento nasal e alterações oftalmológicas e neurológicas
  • Tratamento: uso de antibiótico para cachorro e remédios anti-parasitários
  • Prevenção: remédios ou coleiras para prevenir carrapatos

A médica veterinária Paula Ciszewski explicou a importância do diagnóstico precoce e o que fazer em caso de suspeita da doença: "Sempre que um carrapato for localizado em seu animal, o tutor deve tomar medidas preventivas para que pare com a infestação e ficar atento ao surgimento de sintomas. A doença do carrapato tem cura, então quanto antes o animal for diagnosticado, maiores são as chances de cura. O recomendado é agir rapidamente e levar o animal ao veterinário logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.” 

1) A febre é uma das primeiras manifestações da doença do carrapato em cachorro

Embora o cachorro com febre seja um dos primeiros sintomas que surgem no animal infectado pela doença do carrapato, esse não é um sinal muito óbvio, pois o aumento da temperatura corporal é comum a várias outras enfermidades. A febre ocorre quando as células saudáveis do animal começam a ser atacadas por patógenos, então o corpo reage ativando o sistema imunológico para dificultar a sobrevivência dele no organismo. Isso faz com que a temperatura normal do cachorro aumente, indicando que algo não está certo com ele. Se além da febre você reparar que o cachorro está se coçando mais do que o normal, vale dar uma conferida nos pelos para ver se você não encontra um carrapato nele.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Doença do carrapato: sintomas incluem vômitos e diarreia com sangue

O cachorro vomitando é outro sintoma inespecífico que pode estar associado a uma infinidade de doenças ou até ingestão de alimentos proibidos. Mas existe outro sinal que pode ajudar a identificar se os vômitos estão associados ou não à doença do carrapato: o cachorro com diarreia com sangue. Esses sintomas combinados acontecem porque a doença do carrapato em cachorro afeta o sistema gastrointestinal dele, causando danos aos vasos sanguíneos. É por isso que o cocô do cachorro frequentemente apresenta sangue.

3) Sintomas da doença do carrapato em cachorro provoca perda de apetite

É muito comum que o animal doente não sinta vontade de se alimentar, fique mais tristinho e sem ânimo para fazer as atividades preferidas, e o mesmo acontece com doença do carrapato. Sintomas como a perda de apetite, apatia e cansaço podem ser observados no animal infectado com a doença, especialmente porque ele fica mais enjoado que o normal. Como consequência, é possível reparar o cachorro emagrecendo. Essa é uma situação preocupante, pois a falta de nutrientes pode dificultar ainda mais o combate da doença e agravar o quadro.

4) Mucosas pálidas são um dos sintomas da doença do carrapato

Existem outros sinais que ajudam no diagnóstico da doença do carrapato em cachorro. Sintomas como as mucosas pálidas ou amareladas, por exemplo, são indicativos de que o pet pode estar com a doença. É possível observar essas características na parte interna do olhos dos pets e também na gengiva. O sintoma pode ter relação com quadros de anemia. 

olhos vermelhos e remelentos de cachorro
Olhos vermelhos e com secreção podem indicar a doença de carrapato em cachorro

5) A doença do carrapato em cachorro provoca manchas vermelhas na pele

Um outro sintoma clássico da doença do carrapato em cachorro são manchas vermelhas espalhadas por todo o corpo do animal. Elas são chamadas de petéquias e são causadas por uma pequena hemorragia nos vasos sanguíneos. Isso acontece porque o causador da doença do carrapato em cachorro se aloja na corrente sanguínea do animal e destrói as plaquetas sanguíneas, provocando pequenas manchinhas vermelhas.

6) Doença do carrapato: sintomas podem provocar sangramento nasal

Um outro sintoma que pode surgir devido a doença do carrapato em cachorro é o sangramento nasal. Isso acontece devido à diminuição das plaquetas, células essenciais para a coagulação do sangue. Esse é um dos sintomas da doença do carrapato em cachorro mais problemáticos, porque indicam que a doença já está avançada e precisa urgentemente ser tratada. Por isso é preciso ter muita atenção ao comportamento animal e as manifestações que ele apresenta para identificar esse quadro o quanto antes. 

7) A doença do carrapato em cachorro compromete os olhos do pet

Ao ser contaminado pela doença do carrapato, é natural que o corpo do cachorro tente combater essa infecção reagindo a ela. Como consequência, essa resposta imunológica pode afetar o olho do cachorro. Eles ficam mais vermelhos do que o normal, podem ficar mais sensíveis à luz e apresentar secreção. A uveíte e conjuntivite em cachorro são duas condições que podem afetar o olho do pet e indicar a doença do carrapato. Se não forem tratadas adequadamente, esse quadro pode evoluir e deixar o cachorro cego.

8) Alterações neurológicas também podem indicar doença do carrapato em cachorro

Embora seja menos comum, a doença do carrapato também pode provocar alterações neurológicas, já que ele afeta o sistema nervoso do cachorro.  Ao entrar em contato com esse sistema, o pet pode apresentar sintomas neurológicos mais graves, como convulsões, fraqueza, problemas de coordenação motora e até mudanças comportamentais. Esses sintomas são mais raros, pois só surgem na fase aguda da doença, ou seja, quando já está muito avançada. 

Cachorro

Quão grande o Dogue Alemão pode ficar? Descubra a média de peso e altura de acordo com a idade do pet

O Dogue Alemão é considerado o maior cachorro do mundo, e é impossível não se impressionar com o tamanho que esses peludos podem alc...

Cachorro

As 15 raças de cachorro mais espertas: descubra o ranking atualizado de inteligência canina

A maioria dos cães é bem inteligente, mas algumas raças de cachorro se destacam bastante quando o assunto é a cognição canina. Geral...

Adote um animal

Nomes para cachorro imponente: mais de 200 opções que combinam com esse traço de personalidade

Escolher nomes para cachorro é uma das primeiras coisas que o tutor precisa fazer ao adotar. Mas não pense que isso deve ser feito d...

Cachorro

Cachorro pode comer pão? Descubra se o alimento está liberado na dieta canina ou não

Todo tutor deve ter um cuidado especial com a alimentação dos cães. Saber o que o cachorro pode comer ou não é fundamental para não ...

Comportamento

4 em 10 gatos gostam de brincar de buscar objetos com seus donos — mas os cientistas não sabem bem o porquê

É muito comum tutores tentarem ensinar cachorro a trazer a bolinha. Muitas vezes, esse é um treinamento que não requer muito esforço...

Cachorro

Quão grande o Dogue Alemão pode ficar? Descubra a média de peso e altura de acordo com a idade do pet

O Dogue Alemão é considerado o maior cachorro do mundo, e é impossível não se impressionar com o tamanho que esses peludos podem alc...

Cachorro

As 15 raças de cachorro mais espertas: descubra o ranking atualizado de inteligência canina

A maioria dos cães é bem inteligente, mas algumas raças de cachorro se destacam bastante quando o assunto é a cognição canina. Geral...

Cuidados

Areia para gato fina ou grossa? Entenda a diferença entre elas e qual a melhor opção pro seu pet

O material que preenche a caixa de areia para gatos pode ser de diferentes tipos, texturas e tamanhos. Isso pode gerar muitas dúvida...

Ver todas