A aparência de um Pug é inconfundível: além dos olhos esbugalhados e focinho achatado, a presença de dobrinhas e rugas por todo o rosto sempre chama atenção. Não é à toa que muitos se referem à raça como o “cachorro da cara enrugada”. Mas sabia que, além de dar um toque de fofura ao doguinho, o cachorro com dobrinhas precisa de alguns cuidados especiais? A região que fica “abafada” pelas rugas é muito propícia para a proliferação de bactérias e fungos, então o tutor deve ter atenção com isso.
Se você tem um Pug e quer aprender como cuidar da higiene dele da melhor maneira, veja a seguir como limpar as dobrinhas do Pug, o cachorro enrugado que é muito amado pelos brasileiros!
Por que a higiene do cachorro com dobrinhas é importante?
As dobrinhas presentes na face do cachorro Pug normalmente acumulam resíduos de comida e sujeiras com muita facilidade. Por isso, a limpeza diária da região é super necessária, tanto por uma questão de higiene quanto para evitar maiores problemas, como reações alérgicas e assaduras causadas pelo atrito com a ração para Pug e outros resquícios de sujeira.
Acredite: encontrar um Pug com alergia é muito mais comum do que as pessoas imaginam. Embora vários fatores possam desencadear isso, as alergias nas dobrinhas geralmente derivam da falta de cuidados adequados com a região e levam o nome de intertrigo. Trata-se de um tipo de dermatite em cachorro de dobras cutâneas, mas que pode ser facilmente prevenida se o tutor dedicar uma parte do seu dia para higienizar a face do cachorro. Cara enrugada precisa de atenção diária e, ao sinal de qualquer anormalidade, é importante buscar o auxílio de um veterinário dermatologista.
Cachorro de cara enrugada: como limpar a região do focinho?
Assim como muitos tutores se questionam como limpar as dobrinhas dos cachorros Bulldog, o mesmo acontece com quem tem a raça Pug. Não tem muito mistério na limpeza, mas é importante buscar produtos adequados - normalmente um lenço umedecido descartável, algodão, gaze ou pano úmido são suficientes - e o tutor deve se comprometer com a higiene todos os dias.
Veja a seguir um passo a passo de como limpar as dobrinhas de um cachorro da cara enrugada:
Passo 1: Separe os produtos para limpar as ruguinhas. O lenço umedecido para cachorro é uma boa opção, desde que não contenha álcool nem fragrâncias. Você também pode utilizar gaze, algodão ou um paninho úmido com água morna ou soro fisiológico.
Passo 2: Faça movimentos delicados durante a limpeza. O ideal é segurar a cabeça do Pug e suspender as dobrinhas para que a região debaixo fique exposta. Em seguida, é só limpar sutilmente até remover toda a sujeira. Tenha cuidado para não atingir os olhos do animal.
Passo 3: Observe se há ou não a presença de assaduras, irritações e dermatites em cachorro. Em caso positivo, marque uma consulta veterinária para obter o diagnóstico correto e dar início ao melhor tratamento para o seu pet.
Passo 4: Depois de fazer toda a limpeza no cachorro, a cara enrugada precisa ficar bem sequinha. Você pode ajudar a secar com o auxílio de um paninho ou algodão seco. Assim, você evita que a umidade favoreça o surgimento e a proliferação de bactérias.
Cachorro com dobrinhas: raça Pug não é a única que precisa de cuidados
Se engana quem pensa que o Pug é o único cachorro enrugado que precisa de uma atenção especial com a sua higiene! Outras raças, como o Bulldog Inglês e o Shar Pei, também são exemplos de cachorro com dobrinhas. A diferença é que o Pug concentra essas ruguinhas principalmente no rosto, enquanto as outras raças têm o corpo repleto delas. De toda maneira, se você tem um cachorro de cara enrugada ou com dobras em outras partes do corpo, não deixe de verificar a região frequentemente.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes