Um cachorro com dobrinhas desperta em nós a maior vontade de apertar, não é mesmo? Mas com toda raça de cachorro enrugado é preciso ter atenção à higiene: os sulcos que se formam entre as ruguinhas são o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, que podem causar mau odor no animal, além de outras complicações. Quer aprender como cuidar de cachorro com a cara enrugada? Continue lendo!
Cachorro com cara enrugada: como limpar corretamente o focinho desses pets
A aparência fofa do cachorro com dobrinhas precisa da atenção do tutor para ser mantida. O cuidado ideal inclui a limpeza diária das ruguinhas, utilizando um lenço umedecido descartável, uma gaze ou um pano úmido que você pode lavar e reutilizar depois. Reserve um tempo para limpar dobra por dobra, retirando eventuais restos de comida ou outras sujidades. Em seguida, use um pano seco para secar bem cada dobrinha. Assim, você evita que a umidade do local favoreça o surgimento e a proliferação de bactérias.
É possível que você encontre pontos de assadura em cachorro de cara enrugada, sobretudo acima do focinho. Em casos leves, as pomadas de bebê podem ajudar. Mas se você achar que há algo errado na pele do cachorro, procure imediatamente um veterinário dermatologista. O profissional vai tratar seu bichinho de estimação e te ensinar a prevenir novos problemas.
Raça de cachorro enrugado: conheça 4 tipos de cachorro com dobrinhas
Apesar de ser o mais conhecido, o Bulldog Francês não é o único cachorro com a cara enrugada. Veja a seguir outras 5 raças que também têm essa característica e, portanto, também precisam de cuidados especiais no dia a dia para manter a pele saudável.
Bulldog Inglês: o corpo desse cão é naturalmente mais gordinho e sua face tem dobras logo acima do focinho que se estendem para as laterais, acompanhando as bochechas.
Pug: além de olhos enormes, o Pug também tem no rosto as suas dobrinhas, que se concentram acima do focinho e entre os olhos, dando a ele um ar de preocupação.
Shar Pei: o corpo desse cão de origem oriental é completamente coberto por dobrinhas, principalmente quando ele é filhote. Até mesmo as patas são enrugadas!
Mastim Napolitano: a raça italiana de porte grande também apresenta rugas na pele de todo o corpo, com algumas camadas acima do focinho e dos olhos, além do pescoço.
Alergia em Bulldog Francês: dermatite das pregas cutâneas pode ser prevenida
Você já ouviu falar em intertrigo ou piodermite de dobras cutâneas? Esses são outros nomes utilizados para se referir à dermatite das pregas cutâneas, uma infecção bacteriana que costuma surgir em toda raça de cachorro enrugado, principalmente o Bulldog Francês. Quando surge nas dobras faciais, a condição pode provocar muita coceira e favorecer o aparecimento de úlceras na córnea. No caso da dermatite de dobras labiais, o hálito ruim é mais um sinal de alerta.
Para prevenir ou tratar a alergia, Bulldog Francês e outras raças enrugadinhas precisam ter, em primeiro lugar, uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios. Assim, a obesidade - que poderia originar mais algumas dobras - não tem espaço para ocorrer. Banhos frequentes utilizando shampoo à base de clorexidina ou peróxido de benzoíla também podem ser uma boa ideia, desde que um veterinário dermatologista concorde. Em alguns casos, pode ser necessário o tratamento à base de antibióticos ou até mesmo a remoção cirúrgica do excesso de dobrinhas. Fique atento!