Gatos são animais muito diferentes dos cães. Uma das grandes diferenças é que a maioria dos felinos tem hábitos caseiros e não gosta de sair de casa. Por outro lado, existem alguns bichanos que são mais “rueiros” e, quando isso acontece, muitos tutores se questionam se pode passear com gato e quais cuidados isso demanda. Para te ajudar na missão de como passear com gato do jeito certo, sem riscos e de forma segura, veja o infográfico abaixo!
Pode passear com gato na rua?
Sim, passear com gato é super possível. O único cuidado é que esses passeios nunca devem acontecer com o animal sozinho, sem supervisão de um humano. Algumas pessoas até podem acreditar que os gatos nasceram para ficar “livres” na rua, mas não é verdade. O acesso irrestrito ao mundo exterior deixa o animal vulnerável e suscetível a diversos problemas, como brigas, acidentes e até envenenamento.
É por isso que a criação indoor é tão importante. Criando o pet dentro de casa, ele corre menos o risco de sofrer com qualquer problema. O tutor até pode passear com gato, mas o gato não deve nunca circular pelas redondezas sem acompanhamento.
É bom passear com o gato?
Sim, é muito bom passear com gato e algumas raças de gato adoram passear. Os passeios proporcionam diferentes estímulos ao pet, instigando o lado caçador e explorador desses animais. Também é uma forma de incentivar o olfato, audição e outros sentidos do pet. Porém, é importante saber exatamente como passear com gato para evitar acidentes e outros problemas.
Outra dica é respeitar a personalidade do seu pet. Se seu gatinho é mais caseiro, não tem facilidade em socializar e prefere uma soneca à tarde do que uma grande aventura, ele provavelmente não vai se dar bem com os passeios. Forçá-lo a isso pode deixar o gato estressado.
Como começar a passear com o gato?
A principal dúvida de quem tem um felino aventureiro é saber como ensinar o gato passear. Antes de tudo, o principal ponto é a saúde felina. É necessário que, antes de sair para a rua, o animal esteja com todas as vacinas, vermífugos e remédios antiparasitários atualizados.
Outro ponto importante é adquirir os acessórios certos, como uma coleira para passear com gato. A dica é investir nas coleiras peitorais, que ajudam a manter um bom controle do pet. Um acessório que também pode ser muito útil nessas horas é a mochila para passear com gatos, onde você pode guardar uma garrafinha de água e petiscos.
Os treinamentos para passear com gato devem ser feitos antes de, efetivamente, ir para a rua. Você pode fazer isso dentro de casa com a ajuda de alguns petiscos para estimular positivamente o animal. Depois que ele estiver bem treinado, chegou a hora de ir para a rua — e, em um primeiro momento, é bom preferir trajetos curtos e menos movimentados, de preferência perto de casa.
Durante o passeio, as principais dicas são nunca soltar a guia e coleira do gato e escolher horários em que a rua esteja mais tranquila. Se perceber qualquer sinal de estresse em gatos, suspenda o passeio.