Se você acabou de abrir as portas de casa para um filhotinho, saiba que passear com cachorro é um hábito que não deve ser deixado de lado. Muito além de lazer, os passeios proporcionam estímulos físicos, mentais e sociais que melhoram a qualidade de vida de qualquer cão. Mas será que você sabe como passear com cachorro filhote e os cuidados mais importantes antes do primeiro passeio? Acostumar o pet com alguns acessórios, como o peitoral para cachorro, facilita bastante o processo. Veja a seguir um passo a passo de como passear com cachorro filhote de forma segura!
Passo 1: Comece passeando com cachorro dentro de casa
Antes de sair para a rua, uma dica é passear com cachorro dentro de casa e fazer pequenos “circuitos” na sala, quarto e outros cômodos próximos. Nesse primeiro momento, deixe o doguinho mais livre para explorar o que ele quiser, mas mostre que quem está no comando desse pequeno passeio é você e tente fazê-lo te seguir.
“E quando posso passear com meu filhote?” Antes de iniciarem os passeios na rua, o ideal é que todas as doses de vacina para cachorro tenham sido dadas e ele esteja vermifugado. Lembramos que é importante não haver atrasos entre as doses, ou então todo o ciclo vacinal precisará começar do início.
Passo 2: Acostume o pet com o peitoral e guia para cachorro
Tanto a guia quanto a coleira peitoral para cachorro são dois acessórios imprescindíveis durante os passeios. Por isso, é importante adaptar o cãozinho com eles antes de sair na rua - e você pode fazer isso pouco depois de iniciar os “circuitos” mencionados acima. Apresente aos poucos os dois itens e faça associações positivas com petiscos para que o doguinho tenha uma aceitação mais rápida. Ah, e certifique-se de adquirir um modelo de coleira para cachorro peitoral que seja apropriado para o tamanho do filhote.
Passo 3: Faça trajetos curtos utilizando a coleira peitoral para cachorro
Logo no início, o filhote de cachorro provavelmente não vai ter uma disposição muito grande para fazer passeios longos e demorados. Por isso, prefira trajetos curtos e, de preferência, que sejam próximos de onde vocês moram. Nos primeiros passeios, recomenda-se bastante o uso da coleira peitoral no cachorro, que ajuda a controlar melhor os impulsos do cãozinho.
Passo 4: Ao passear com cachorro, mantenha o animal próximo a você e dê recompensas por isso
Desde o início é importante treinar o cãozinho para ficar sempre perto de você enquanto estiver passeando com cachorro. Não brigue com ele caso ele tente puxar a guia, mas ofereça recompensas sempre que ele obedecer e seguir seus passos sem se afastar muito. As recompensas, inclusive, não precisam se limitar a um petisco para cachorro - embora os cães apreciem bastante isso -, mas você também pode fazer carinho e elogiar o animal nessas horas. Quanto antes ele aprender a ficar ao seu lado sem puxar, melhor será a experiência de passear com cachorro filhote e adulto.
Passo 5: Não deixe de levar um pouco de água e se divertir ao passear com cachorro
Mesmo que seja necessário alguns treinamentos e cuidados nas primeiras vezes em que você passear com cachorro filhote, não esqueça que esse também deve ser um momento de diversão e descontração. Leve uma garrafinha de água para pets para o caso de ele sentir sede, e não deixe de aproveitar muito ao lado do seu doguinho. Isso fortalece a relação de vocês e é uma ótima maneira de socializar os cães.
Redação: Juliana Melo