Se você acabou de adotar um filhote e não sabe se é um cachorro macho ou fêmea, não se preocupe! Essa dúvida é bastante comum, principalmente quando o pet ainda é muito pequeno. Mas a verdade é que a identificação do sexo dos cães pode ser feita de forma bem simples e sem mistério. A seguir, te explicamos como saber se o cachorro é macho ou fêmea de maneira clara e eficiente. Confira!
Como saber se o cachorro é macho ou fêmea?
Identificar o sexo de um cãozinho é mais fácil do que parece, desde que você saiba exatamente o que observar. A anatomia dos cachorros tem diferenças sutis, mas visíveis, entre machos e fêmeas. Essas diferenças, embora sejam mínimas nos filhotes, ficam ainda mais evidentes à medida que o pet cresce. Veja abaixo como saber se o cachorro é macho ou fêmea:
1) A distância entre o ânus e o órgão sexual
Um dos truques infalíveis para determinar se um cachorro é macho ou fêmea é observar a distância entre o ânus e o órgão sexual dos animais. Nos cachorros machos, a distância entre o ânus e o pênis é maior, criando um espaço visível na parte inferior do abdômen. Em cachorros fêmeas, essa distância é menor, de forma que a vulva fica localizada logo abaixo do ânus.
2) Observação da região abdominal e genital
Uma maneira eficaz de identificar o sexo do filhote é observando as regiões genital e abdominal do pet. Essa análise pode ser feita com o animal deitado de barriga para cima, e é muito fácil identificar se é um cachorro macho ou fêmea com base nos seguintes aspectos:
- Cachorro macho: nos machos, o pênis de cachorro fica localizado na parte inferior do abdômen, um pouco abaixo do umbigo. Ele fica escondido e é coberto pelo prepúcio, sendo apenas um pontinho no meio da barriga do cachorro. Já o saco escrotal, que abriga os testículos, fica entre as patas traseiras.
- Cachorro fêmea: nas fêmeas, a genitália é representada pela vulva, que fica posicionada mais próxima do ânus. A vulva tem um formato oval e pode ser um pouco mais difícil de identificar em filhotes de raças pequenas ou com pelos longos.

3) Diferenças de comportamento
Algumas diferenças de comportamento também podem surgir conforme o cachorro cresce, mas não são regra. No caso de um cachorro macho, por exemplo, é comum ver um animal mais territorialista, dominante e que levanta a perna para fazer xixi, principalmente se ele não for castrado. Já um cachorro fêmea costuma se agachar para urinar. Além disso, as cadelas geralmente entram no cio a partir dos seis meses de idade, apresentando várias mudanças comportamentais, como inquietação e maior necessidade de atenção.
Cachorro macho ou fêmea: outras dicas para não errar no sexo do filhote
Não basta apenas entender os detalhes de como saber se é macho ou fêmea. Cachorro filhote muito pequeno, por exemplo, pode ser um caso mais difícil de identificar o sexo com precisão - nesse caso, um médico veterinário poderá auxiliar nessa identificação.
Além disso, é importante que os tutores consigam diferenciar o umbigo da genitália, dois pontinhos que podem se confundir facilmente. Outro ponto de atenção é em relação a cachorros de pelo longo: nesses casos, é importante afastar os pelos da região genital para melhor visualização.