Será que você sabe como são os primeiros 6 meses de vida de um cachorro filhote? Quem já está acostumado a ter um pet costuma estar preparado para as várias mudanças que acontecem nessa fase inicial; mas quem tem um cãozinho pela primeira vez também precisa saber o que esperar.
Se você não sabe como cuidar de filhote cachorro, seus problemas acabaram! O Patas da Casa te conta exatamente tudo que você precisa para ter uma boa adaptação do cachorro filhote nos primeiros 6 meses de idade. Confira!
Mês 1 do cachorro filhote
No primeiro mês de vida, o filhote de cachorro passa por algumas mudanças significativas de desenvolvimento. Os cãezinhos, que nascem de olhos fechados e sem enxergar muito bem, já começam a abrir os olhos lá por volta da segunda semana e aos poucos desenvolvem completamente os sentidos da visão, audição e olfato.
Nessa fase inicial, a alimentação do filhote de cachorro é pautada exclusivamente no leite materno. Ele contém o colostro, uma substância importante para fortalecer o sistema imunológico do pet.
Já para saber como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão, existem duas possibilidades: ou procurar uma ama de leite para o cãozinho; ou apostar em uma fórmula de leite artificial para filhotes. Não pode ser leite de vaca nem derivados, mas um leite específico que é encontrado em pet shops e prescrito por veterinários.
Por volta das três semanas, os primeiros dentes do cachorro filhote começam a nascer e o animal dá seus primeiros passos mais firmes. Além disso, a vocalização se aprimora e os latidos de cachorro passam a fazer parte da comunicação canina.
Mês 2 do cachorro filhote
Geralmente, quando o filhote de cachorro está iniciando o seu segundo mês, você vai perceber algumas mudanças de comportamento. O pet fica bem mais espertinho, curioso e independente. Ele já não vai precisar tanto dos cuidados da mãe, e tem sede de explorar o mundo.
Outra coisa que muda é a alimentação: filhote cachorro de 45 dias é o momento perfeito para passar pelo desmame e começar a transição alimentar com a papinha, que normalmente é uma mistura de leite com ração amassadinha.
Também é a partir de 45 dias de vida que o cachorro filhote já pode ser imunizado com a primeira dose da vacina V8 ou V10. Ou seja, é nesse momento que é bom fazer um check-up geral da saúde do seu pet, aproveitando para vaciná-lo e protegê-lo de várias doenças de cachorro perigosas.
Por último, mas não menos importante: é geralmente nessa fase que o cachorro filhote se prepara para conhecer sua nova casa, principalmente depois de completar 60 dias de vida. Então se você está decidido a adotar um pet, uma boa dica é montar um enxoval para cachorro e deixar tudo preparado para receber seu novo aumigo.
Mês 3 do cachorro filhote
Geralmente, o terceiro mês de vida do filhote é marcado pela adaptação ao novo lar. Assim que chega em casa, é comum ver o pet estranhando aquele novo ambiente. Por isso, pode se preparar para ver um filhote de cachorro chorando à noite e latindo nos primeiros dias. Isso acontece porque, além de estranhar o lugar, ele fica com saudade da mãe e dos irmãos.
E como alimentar filhote de cachorro nesta fase? Aqui, tudo fica muito mais simples. O animal já vai ter desmamado, então depois de 15 dias da transição com a papinha, é no início do terceiro mês que o pet pode começar a se alimentar de comida sólida (ração para filhotes).
Ah, esse também é um excelente momento para dar início aos treinamentos com o cão. Você pode começar a ensinar o filhote de cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, sempre com paciência e reforços positivos (como petiscos, carinho e palavras de incentivo).
Outro ponto importante é não esquecer de dar a segunda dose da vacina para cachorro filhote, o que deve acontecer, aproximadamente, de 21 a 30 dias após a primeira dose. Além disso, aproveite bastante essa fase para criar e fortalecer o vínculo com o doguinho, brincando muito com ele e evitando deixá-lo sozinho por muito tempo.
Mês 4 do cachorro filhote
É entre o quarto e o sexto mês de vida que o filhote de cachorro troca de dente. Por isso, não estranhe se, nessa fase, você encontrar alguns dentinhos perdidos pela casa. Um forte indicativo da troca de dentição é que os filhotes começam a querer morder tudo que encontram pela frente - e é por isso que você deve investir em mordedores.
Em relação à saúde do filhote de cachorro, é neste mês que você deve aplicar a terceira e última dose da vacina V8 ou V10. O intervalo deve ser de 21 a 30 dias após a segunda dose. Além da terceira dose, é a partir do quarto mês que deve ser aplicada também a vacina contra raiva, um imunizante importante e obrigatório para os cães.
Para completar, geralmente é a partir dos quatro meses que o cachorro filhote começa a moldar sua personalidade. Por isso, depois de estar totalmente vacinado e protegido, os passeios podem começar, assim como a socialização do pet e o adestramento. Você deve fazer isso sempre usando associações positivas para estimular o melhor lado do doguinho!
Mês 5 do cachorro filhote
Aqui, o cachorro filhote já está bastante familiarizado com seu novo lar, mas ainda vai se mostrar muito curioso e energético. Ele pode ter picos de atividade, conhecidos como zoomies, e vai demandar mais atenção em relação a brincadeiras e exercícios físicos (mas não com a mesma intensidade de um cachorro adulto).
E como cuidar de um filhote de cachorro? Esse é o momento ideal para impor limites, e levar o adestramento de cães adiante. Ensinar o que é ‘não’ e outros comandos de obediência básica como ‘fica’, ‘senta’ e ‘vem’ são importantes não apenas para educar o pet, mas também para fortalecer ainda mais a relação de vocês dois.
Ah, e não se preocupe se perceber seu filhote de cachorro soltando muito pelo. É bem provável que, mais cedo ou mais tarde, ele passe por um processo de renovação natural dos fios - mas é sempre bom estar atento também à presença de pulgas, carrapatos e outros parasitas, que podem acabar surgindo com os passeios e socialização com outros pets.
Mês 6 do cachorro filhote
Felizmente, é nessa fase que finalmente termina a troca de dentição do cachorro filhote. Ou seja, é muito provável que aqui ele já esteja com praticamente todos os dentes permanentes na boca. O comportamento de morder, inclusive, pode acabar cessando por causa disso, mas não é uma regra.
Para cachorros pequenos, como Pinscher e Yorkshire, essa fase também marca o final do desenvolvimento do tamanho do animal. É pouco provável que o cãozinho cresça muito depois de completar 6 meses. Os dogs de médio porte podem crescer até por volta de 10 a 12 meses. Já cachorros grandes ou gigantes podem demorar entre 18 meses e 24 meses para atingirem a fase adulta.
Em relação à saúde do pet, costuma ser a partir do sexto mês que se recomenda a castração de cachorro. A cirurgia de esterilização, além de prevenir uma possível gravidez indesejada, também é necessária para evitar tumores e outros problemas de saúde no animal. Por isso, é bom conversar com um veterinário de confiança sobre o procedimento.