Adoção animal

Como saber se o gato é macho ou fêmea? Veja o infográfico!

Publicado - 29 Maio 2024 - 16h33

Atualizado - 07 Agosto 2024 - 10h16

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Você tem ideia de como saber se o gato é macho ou fêmea? É muito comum que, ao adotar um bichano, o tutor não saiba qual é o sexo do animal, principalmente se for filhote. Diferenciar um gato macho de um gato fêmea ajuda a garantir que o pet receba os cuidados certos de acordo com o sexo. Essa pode parecer uma tarefa bastante complicada - principalmente quando são filhotes - mas não se preocupe! Com algumas dicas você consegue distinguir um do outro com mais facilidade e de maneira bem prática. Confira o infográfico a seguir para aprender de vez como saber se o gato é fêmea ou macho!

infográfico como saber se o gato é macho ou fêmea
É possí­vel descobrir se o filhote é um gato macho ou gato fêmea ao observar o corpo do animal

Como saber se o gato é fêmea ou macho: observe o formato do órgão sexual do pet 

A melhor maneira de como saber se o gato é macho ou fêmea é observando os órgãos sexuais dos bichanos. Enquanto o gato fêmea tem ânus e vulva, o gato macho tem ânus, pênis e bolsa escrotal. Nos adultos, a aparência desses órgãos se difere mais entre os sexos do que nos filhotes. Por isso, a tarefa de como saber se o gato é fêmea ou macho fica mais fácil quando se trata de um animal mais velho. A vagina da gata tem o formato de um risco vertical e o seu ânus tem forma de bolinha. Assim, é comum dizer que o conjunto desses órgãos no gato fêmea formam um "i" ou um ponto vírgula (;). 

Já o gato macho tem, entre o ânus e o pênis, uma bolsa escrotal de formato proeminente onde ficam os testículos. A bolsa é coberta por pelos, então pode ser um pouco complicada de ser percebida visualmente, mas com a palpação é possível senti-la. 

Imagem Quiz:Qual raça de gato você é?

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

O trabalho de como saber se gato é macho ou fêmea é mais complicado no filhote, pois os testículos do gato macho ainda estão se desenvolvendo e são bem pequenos. Assim, é muito difícil notar a presença de uma bolsa escrotal e parece que não há diferença nenhuma entre gato e gata. Por isso, nesse caso, basta se atentar ao formato do pênis: ele tem um formato arredondado, ao contrário do formato vertical da vagina da gata. Ou seja, o gato macho filhote apresenta tanto ânus quanto pênis em formato de bolinha - assim, é comum dizer que os órgãos formam um sinal de dois pontos (:). 

A melhor maneira de como saber se gato é macho ou fêmea é observando a distância entre os órgãos

A tarefa de como saber se um gato é macho ou fêmea pode ser um pouco confusa, principalmente nos filhotes. Caso você não esteja conseguindo identificar com precisão o formato do pênis ou vagina do gato, existe outra maneira de descobrir: observando a distância entre o órgão sexual e o ânus. O gato fêmea possui apenas vulva e ânus. Então, a distância de um para outro é pequena, cerca de 1cm. Já no gato macho, existe uma bolsa escrotal entre o pênis e o ânus, por mais difícil que seja visualizá-la em alguns casos. Por isso, a distância entre pênis e ânus é maior, com cerca de 3 cm. Assim, observar essa distância entre os órgãos é uma boa maneira de como saber se gato é macho ou fêmea.  

Gato é macho ou fêmea: cada um precisa de cuidados específicos

O primeiro passo de como saber se o gato é macho ou fêmea é escolher o momento e local adequados. Escolha um ambiente calmo e confortável para que o gatinho se sinta à vontade. É importante ter uma boa iluminação para que você consiga visualizar melhor. O gato macho ou fêmea precisa estar bem relaxado e sem nenhum tipo de estresse. Com tudo pronto, você deve levantar com delicadeza o rabo do gato para avaliar os órgãos. Levante até que seja possível visualizar com clareza e, caso o animal fique desconfortável, pare e o acalme para tentar de novo. Em muitos casos será possível descobrir como saber se o gato é fêmea ou macho apenas olhando, mas caso tenha dúvidas apalpe a região onde ficariam os testículos. Caso seja um gato macho, você os sentirá ali. 

Porém, vale ressaltar que a técnica da palpação só funciona para gato macho não castrado, uma vez que eles ainda têm testículos. Além disso, descobrir como saber se gato é macho ou fêmea pela palpação também não é muito útil em filhotes, já que os testículos ainda são pequenos e não se desenvolveram. 

Palpação pode não adiantar em um gato macho castrado

A bolsa escrotal está presente apenas em gatos machos não castrados. Ou seja: se seu bichano passou pela cirurgia de castração, o processo de como saber se um gato é fêmea ou macho não vai funcionar pela palpação. Isso acontece porque os testículos são removidos na cirurgia e a bolsa escrotal passa a ser apenas um pedaço vazio de pele. Assim, você não conseguirá perceber os testículos nem visualmente e nem pelo toque. Portanto, no caso de um gato macho castrado você deverá realizar o mesmo processo dos filhotes e observar o formato e a distância entre os órgãos sexuais. Se for uma distância grande, trata-se de um gatinho castrado mesmo. Se for uma distância bem curta, trata-se de uma gatinha.

Existe uma forma de como saber se o gato é macho ou fêmea pela personalidade?

Você sabia que uma boa maneira de como saber se um gato é macho ou fêmea é observar a personalidade do animal? Apesar da personalidade ser uma coisa relativa (já que cada pet é único), existem características que costumam ser mais comuns em machos ou fêmeas. Saber quais são elas é uma boa maneira de decidir na hora de adotar se você quer um gatinho ou uma gatinha, analisando qual se adapta melhor à sua realidade. 

O gato fêmea costuma ser mais sociável, dócil e carinhoso - menos na época do cio, quando são mais ariscas. Além disso, a fêmea não tem medo de se defender - ou defender sua cria - caso sinta necessidade. Já o gato macho é mais independente e explorador, além de ser mais desconfiado com estranhos. Quando não são castrados, costumam ser bem territorialistas e se envolver em brigas, mas estes comportamentos mudam bastante após a cirurgia de castração

Gato tricolor é sempre gato fêmea? 

Existe realmente uma forma de como saber se um gato é fêmea ou macho por meio da cor da sua pelagem? Sim, é possível ter um parâmetro. Estudos apontam que, na maioria dos casos, o gato com três cores - branco, preto e alaranjado - é fêmea. A resposta está na genética do animal: o gato fêmea possui os genes XX, enquanto o macho possui os genes XY. Geneticamente, para que um gato tenha três cores ele precisa ter um gene X associado à cor laranja e um gene X com a cor branca sendo dominante. Como um gato macho não pode ter dois genes X (já que ele deve ser XY), não pode ser tricolor. Assim, a maioria dos casos de gato com três cores é fêmea. Só não é possível afirmar 100% pois existem casos de anomalia genética em que o gato macho nasce com o cromossomo XXY, mas é extremamente raro.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Comportamento

Parece que os cientistas descobriram por que os gatos arranham o sofá e como resolver o problema

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Comportamento

Parece que os cientistas descobriram por que os gatos arranham o sofá e como resolver o problema

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Ver todas
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Se seu gato fosse uma comida, qual ele seria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?