Um cão-guia é aquele animal que cumpre a desafiadora missão de guiar deficientes visuais pelas ruas e outros espaços. Mas você já parou para se perguntar como funciona o adestramento de cães-guia ou o que um cachorro precisa saber para exercer tal função? A tarefa exige bastante atenção por parte dos animais, e por isso os doguinhos precisam passar por um treinamento especial antes de se tornar um cão-guia . Para entender melhor como isso acontece, o Patas da Casa preparou um infográfico com todas as informações sobre o assunto. Confira!
Como deve ser a personalidade dos cães-guia?
Para virar um cão-guia, o cachorro não precisa necessariamente pertencer a uma única raça, mas precisa ser disciplinado e ter um comportamento estável. Alguns traços da personalidade do animal costumam ser levados em consideração nessas horas. Por isso, se você quer saber como é o padrão de comportamento de um cachorro que vai se tornar cão-guia, os principais atributos são:
- Inteligência
- Obediência
- Foco
- Amabilidade
- Doçura
Conheça as etapas de treinamento de um cão-guia
O cão-guia para cegos precisa aprender uma série de coisas desde cedo. Para se ter uma ideia, o adestramento de cães que exercem essa função já começa com os filhotes. Eles devem ficar com a mãe e os irmãos durante os dois primeiros meses de vida, mas a partir do terceiro mês já podem ir para um lar de acolhimento que será responsável por fazer o adestramento inicial do pet. Nesse local, o filhotinho vai aprender comandos básicos de obediência, como sentar, deitar, ficar parado; e também passará pela socialização.
Ao completar 1 ano e 6 meses, o cachorro é remanejado para um centro especializado de treinamento para cão-guia. Lá, o animal aprenderá como andar e conduzir o tutor, treinará melhor a noção espacial e aprenderá coisas básicas, como atravessar a rua e o tempo de duração de determinadas atividades. É um processo que dura cerca de 6 meses e conta com quatro aulas ao longo da semana, com duas sessões por dia.
Passado esse período de adestramento de cães, o cão-guia vai estar pronto para escolher seu novo dono. É importante que eles sejam adaptados previamente para ver como será a sintonia da dupla. Caso não estejam devidamente alinhados um com o outro, pode ser necessário ter que fazer uma outra escolha até que todos os envolvidos estejam em harmonia.
Cão-guia: raça pode ser qualquer uma?
A raça de cão-guia não é apenas uma. No entanto, de fato existem alguns cães que acabam sendo mais associados à função por causa do seu temperamento e inteligência. Dessa forma, as raças de cachorro mais inteligentes acabam se destacando, assim como os cães mais dóceis. Algumas raças de cachorro que podem trabalhar como cão-guia são: Labrador, Poodle, Golden Retriever, Pastor Alemão e Boxer.
E quanto custa um cão-guia, afinal? Para responder a essa pergunta, é preciso levar em consideração todo o processo de treinamento e adaptação do animal, que normalmente custa entre R$ 35 mil e pode chegar até R$ 100 mil. O custo é alto, mas o cão-guia certamente é um parceiro que mudará a vida do dono e se tornará um cãopanheiro para todos os momentos.
Redação: Juliana Melo