Você sabe o que é catnip? Conhecida no Brasil como erva do gato, ela é uma plantinha medicinal de origem europeia e asiática que traz muitos benefícios para o bem-estar dos felinos. O catnip é muito indicado por médicos veterinários para acalmar o gato estressado, mas também pode ser usado para estimular a convivência entre gatos e problemas comportamentais. Mas será que você sabe como o catnip pode ser utilizado para acalmar os pets? O Patas da Casa vai te dizer o que é o catnip, como usar e a quantidade a ser oferecida para o seu bichano. Confira!
Catnip: o que é?
Agora que a gente já conhece a erva do gato, para que serve? A erva de gato é uma planta que pertence à família da hortelã e que ajuda o bichano a ficar mais tranquilo graças a nepetalactona, um composto orgânico presente no caule, folhas e semente da planta.
Assim, quando os gatos entram em contato com o catnip, eles podem apresentar comportamentos diferentes do habitual, podendo ficar mais agitados e, em seguida, relaxados. Isso porque o composto envia sinais para parte do cérebro do animal que são responsáveis pelas suas emoções e reações.
Além disso, a erva do gato apresenta em sua composição óleos essenciais responsáveis pelos efeitos sobre os gatinhos e pela fragrância típica da erva, que nos remete ao cheirinho de erva mate.
Como usar o catnip para acalmar o gato?
Agora que você já conhece o catnip, o que é e como ele atua no corpo do gato, como usar essa erva para acalmar o animal? Não tem mistério! A erva de gato pode ser utilizada de diferentes maneiras, então se você quer saber como desestressar um gato, aqui vão algumas dicas:
- Catnip: comprar a erva de gato não é uma tarefa difícil. Ela pode ser encontrada seca na internet e também em alguns petshops em pequenas dosagens, separadas em saquinhos. O ideal é espalhar uma pitada de catnip no chão ou em algum objeto do animal, como a cama do gato.
- Arranhador para gatos: também já é possível encontrar no mercado arranhadores que contenham catnip em sua estrutura, dessa forma você não vai precisar se preocupar com a quantidade oferecida. Se você já tiver um arranhador para gatos em casa, você pode espalhar um pouco da erva seca onde o gato gosta de brincar.
- Brinquedos com catnip: muitas lojas já possuem brinquedos interativos para gatos que contém a erva em sua composição, como bolinhas e pelúcias, mas você também pode aprender como fazer brinquedos com catnip por conta própria.
- Plantar catnip: os tutores que gostam de se aventurar na jardinagem podem comprar vasos pequenos e plantar a erva do gato em casa mesmo. Alguns lugares já vendem o kit completo para o cultivo, mas você pode também investir apenas nas sementes ou na muda da planta. O ideal é plantar no verão devido a luz solar, mas cuidado para que elas não ressequem em dias mais quentes.
Lembre-se que não é recomendado extrapolar os limites e usar a erva de gato em grandes quantidades ou com muita frequência, porque o efeito do catnip pode diminuir ao longo do tempo e provocar hiperatividade no gato.
Quando oferecer a erva de gato para o bichano?
Percebeu o gato estressado, ansioso, com tédio ou tristonho pela casa? Talvez seja hora de testar essa poderosa planta que pode mudar o comportamento do gato, deixando ele mais ativo, feliz e relaxado. Normalmente, o catnip não é oferecido para filhotes de gato, porque nessa fase eles ainda estão se desenvolvendo e não são tão sensíveis aos efeitos da planta. Inclusive, é importante ressaltar que alguns gatos são imunes às reações da erva, mesmo na fase adulta, por conta de questões genéticas.
Ainda assim, vale dizer que não há contraindicações para o uso de catnip e a erva não faz mal para os bichanos - pelo contrário! Agora que você conhece a erva de gato, para que serve e qual quantidade oferecer para o bichano, que tal investir nessa poderosa ervinha para agitar a vida do pet?