O cercado para cachorro é um acessório que funciona como um aliado de muitos tutores durante o treinamento do pet. Ele proporciona maior segurança, além de impor certos limites ao animal, que está em fase de aprendizado. Seja para cachorros filhotes ou adultos, de porte pequeno ou grande, a cerca para cachorro ajuda a criar uma rotina saudável e evitar comportamentos destrutivos. A seguir, veja 6 passos recomendados adestradores para usar o cercadinho no adestramento de cães!
1) Escolha o cercado para cachorro mais adequado
Antes de iniciar o treinamento, é fundamental escolher um cercado adequado para o tamanho e necessidades do seu amigo de quatro patas. Existem várias opções no mercado, incluindo cercados para cachorro grande, ideais para raças maiores, e modelos compactos, ideais para cachorros pequenos. Outro ponto importante é verificar se o material é resistente para evitar fugas e acidentes.
2) Escolha o local certo para pôr a cerca para cachorro
Os cercados para cachorro devem ser posicionados em um lugar tranquilo da casa, onde o animal possa se sentir seguro e acolhido. É importante evitar locais com excesso de barulho e movimentação excessiva, mas também espaços muito isolados, que possam fazer o cachorro se sentir sozinho. O ideal é manter o cercado para cachorro próximo de onde os tutores passam mais tempo, como na sala de estar.
3) Introduza o cercado para cachorro de forma positiva
A cerca para cachorro deve ser uma boa experiência para o animal. Por isso, ao introduzi-la na rotina, é importante associar o acessório a algo positivo, utilizando petiscos, brinquedos e elogios para incentivar o cãozinho a entrar e permanecer no cercado por vontade própria. Dessa forma, ele entenderá que esse espaço é seguro e confortável, e que ele não tem motivo para fugir dali.

4) Cercados para cachorro precisam de uma rotina bem estabelecida
Para treinar e acostumar o cachorro a ficar sozinho no cercado é importante ter uma rotina bem definida. Ou seja, o tutor deve estabelecer a hora certa para o animal dormir, comer e brincar dentro do cercado, e fora dele. Assim, o cãozinho consegue se adaptar ao espaço com mais facilidade, e também sofrerá com menos problemas como estresse e ansiedade.
5) Evite usar o cercado para cachorro como punição
A cerca para cachorro jamais deve servir como uma forma de castigo ou punição para comportamentos inadequados. Isso pode gerar associações negativas e até traumatizar o animal, além de dificultar bastante o treinamento. Afinal, o cãozinho vai achar que o cercado para cachorro é algo ruim, sendo que o verdadeiro objetivo desse tipo de treinamento é transformar o cercadinho em um espaço seguro e confortável para o animal.
6) Expanda o espaço do cercado, se necessário
O tamanho do cercado deve acompanhar o tamanho do cachorro. Um cercado para cachorro filhote, por exemplo, também pode ser indicado para raças pequenas e que não crescem, como o Chihuahua e o Pinscher.
Já no caso de um cão maior, o ideal é apostar em um cercado para cachorro grande, com até 70 cm de altura e cerca de 80 cm de largura. Isso garante mais conforto para o pet, mesmo depois que ele atingir a fase adulta. Outra possibilidade é aprender como fazer um cercado para cachorro e ir aumentando o espaço do cercadinho conforme o necessário.