Nada parte mais o coração de um tutor do que ter que viajar e não poder levar o seu filho de quatro patas junto. Afinal, os cães fazem parte da nossa família e uma das melhores coisas é poder compartilhar esses momentos com eles. Mas sabia que com o planejamento certo é super possível viajar com cachorro? Existem várias opções viáveis e uma delas é a viagem de ônibus. Com regras mais flexíveis do que as companhias aéreas, viajar com cachorro de ónibus é uma alternativa, principalmente para destinos mais próximos. Listamos abaixo as principais dúvidas sobre como viajar com cachorro: cuidados, regras e como se programar!
Como levar cachorro no ônibus de viagem?
"Como levar cachorro no ônibus de viagem?" é uma das principais dúvidas entre os tutores que planejam uma viagem com o pet. O primeiro passo para não haver erros é pesquisar muito bem quais são as empresas que aceitam o transporte de animais de estimação. Como isso não é obrigatório para os ônibus de viagem, fica a critério de cada companhia permitir ou não a presença dos doguinhos nos veículos, e normalmente é cobrada uma taxa - afinal, é basicamente como se fosse um outro passageiro.
Além disso, também existem algumas regras a serem seguidas para viajar de ônibus com cachorro. O tamanho do animal, por exemplo, é algo que faz muita diferença nessas horas, já que a maioria das empresas não aceita cachorros grandes, apenas os de porte pequeno ou médio.
O que precisa para viajar com cachorro de ônibus?
Agora que você já sabe o básico de como levar cachorro para viajar de ônibus, chegou a hora de entender um pouco mais sobre as principais regras. Para começar, a apresentação da carteirinha de vacinação do cachorro é obrigatória e precisa estar em dia. Outro documento que também é necessário é um atestado de saúde emitido por um médico veterinário do animal até 15 dias antes da viagem. Essa é uma forma de garantir que o cãozinho está saudável e não vai oferecer riscos aos passageiros.
Por último, mas não menos importante, todos os cachorros precisam estar devidamente acomodados em uma caixa de transporte por questões de segurança e conforto. Também é bom verificar se a empresa em questão possui outras regras mais específicas e avisar com antecedência sobre a presença do cachorro, pois existe um limite de animais por viagem.
Quer viajar com cachorro? Ônibus não é a única opção
Viajar de ônibus com cachorro é uma das maneiras mais fáceis de sair da rotina e conhecer novos lugares com o seu amigo de quatro patas, mas existem outros meios de transporte que também são bastante recomendados nessas ocasiões. Viajar com cachorro de carro, por exemplo, é uma ótima alternativa para passar um fim de semana em um lugar não muito longe, e é algo que não exige documentação nenhuma (embora seja sempre bom andar com um atestado de saúde do cachorro em qualquer viagem). Só não se esqueça do cinto de segurança para o cachorro.
Já para destinos mais distantes, viajar com o cachorro de avião. é a melhor opção Contudo, é importante ficar atento aos critérios de cada companhia de aviação para o transporte de animais, como peso e documentos. Essa é a melhor forma de garantir que não vai haver nenhum problema.
Redação: Juliana Melo