Imagina uma caixa de areia gigante? Provavelmente é assim que um gato na praia deve se sentir! Se deparar com gatinhos na praia tem sido cada vez mais comum em cidades litorâneas. Um exemplo é o Satanás Pantera, o gato que fez sucesso na internet por conta da sua rotina em praias cariocas.
O felino chama muita atenção pelo carisma, inclusive nas redes sociais – onde acumula mais de 160 mil seguidores distribuídos entre Instagram e o TikTok. Para passear com o gato, o tutor do animal comprou uma coleira rosa tão charmosa quanto o bichano! Vem conferir o vídeo e os registros desse gatinho na praia!
Satanás Pantera é o gato frequentador de praia mais famoso do Recreio
Conhecido como o gatinho do posto 9, que fica na praia do Recreio dos Bandeirantes, na zona Oeste do Rio de Janeiro, Satanás Pantera é um felino que consegue frequentar diferentes espaços. O animal está acostumado com o barulho da rua porque foi adotado ainda prematuro e passou a acompanhar o seu tutor nas idas ao trabalho, o que o fez ser mais sociável com todas as pessoas. Confira o vídeo que comprova todo esse carisma!
Agora, com quase 1 ano de vida, o bichano já acumula mais de 45 mil seguidores no Instagram e quase 122 mil fãs no TikTok, onde os vídeos viralizaram. O seu tutor, Brenno de Paula, de 24 anos, é quem administra as contas das redes sociais. Nela, o tatuador aproveita para publicar vários registros do seu gato na praia. Olha só que fofura:
Como passear com gato na praia? Satanás Pantera usa coleiras coloridas que chamam atenção
Para adaptar a sua rotina de trabalho, no estúdio de tatuagem, à rotina do gatinho, Brenno decidiu comprar uma coleira para gatos. Assim, poderia levá-lo para passear e estaria sempre atento aos cuidados do bichinho, respeitando as horas das refeições.
Inicialmente, o animal ia dar uma volta na praia durante à noite, quando havia poucas pessoas no local. Aos poucos, foi se acostumando com a areia, o barulho do ambiente e virou a atração do Recreio! O Satanás Pantera usa várias coleiras coloridas que contrastam com a sua cor, como a rosa que aparece no vídeo a seguir:
Mas afinal, pode levar o gato na praia?
A resposta é sim! No entanto, isso deve ser feito com cuidado para que o bichano não se perca ou fique estressado. Diferente dos cães, os gatos são bem mais caseiros e normalmente não gostam de ser retirados do ambiente em que são criados. Mas gatos filhotes podem ser acostumados aos passeios na rua: com uma boa socialização e associação positiva, é possível ensinar o gato a passear de coleira e visitar lugares inusitados como a praia.
Cuidados com o gato na praia
A coleira para gato é um ponto importante, principalmente se tiver uma identificação junto à ela. Além disso, é importante oferecer bastante água para o gato se manter hidratado durante o passeio. Verifique também se o local escolhido permite a entrada de animais, já que em algumas praias é proibido.
Se o felino estiver habituado à presença de pessoas, melhor ainda! Ainda assim, vale a pena procurar praias mais tranquilas, para evitar o gato estressado. É importante que a tabela de vacinas e vermifugação estejam em dia para que o animal e os frequentadores da praia fiquem protegidos.
O horário dos passeios também precisam ser escolhidos com cuidado: o ideal é que seja de manhã cedinho ou à noite. Jamais leve o gato à praia nos horários mais quentes, pois além de ser extremamente desconfortável e perigoso, a areia quente pode queimar as patinhas do gato.
No caso do Satanás Pantera, o mergulho não faz parte da sua rotina. A praia do Recreio possui um mar agitado e pode acabar provocando acidentes. Para evitar que isso aconteça, mantenha o felino apenas na areia!