Conviver com qualquer animal de estimação, seja gatos ou cachorros, requer adaptações e ajustes na rotina. Afinal, cada espécie precisa de cuidados específicos para se manter bem e saudável. É por essa razão que especialistas em comportamento felino sempre estão dando dicas para melhorar o convívio entre gato e tutor, tudo para que o felino se sinta plenamente feliz. Eles avisam: uma rotina harmoniosa e com os estímulos corretos é capaz de mudar a vida de um bichano. A seguir, veja 6 dicas de especialistas para melhorar a convivência com gatos em casa.
1) Criar um espaço só para o gato é fundamental
Devido ao instinto de proteção, o gato é um animal naturalmente desconfiado. Quando não se sentem à vontade em um ambiente, podem se mostrar ansiosos e arredios. Então para deixar o gato feliz e confortável em casa, eles precisam de um cantinho que seja só dele. Esse ambiente deve funcionar como uma "rota de fuga", por isso é interessante ter locais para o gato relaxar e se esconder se for preciso, como nichos na parede, caixas e caminhas. Deixar alguns brinquedos legais e potinhos de água e comida para se alimentar também pode funcionar bem.
Só é preciso um pouco de cuidado quanto ao local onde deixar a caixa de areia para gatos. Como os bichanos são animais muito higiênicos e de olfato apurado, as caixas precisam estar distantes dos locais de descanso e de alimentação, pois é bem provável que ele rejeite esse espaço por conta disso. Escolha um local arejado, sem barulhos e que dê privacidade ao felino.
2) O enriquecimento ambiental permite que os gatos manifestem seus instintos
O enriquecimento ambiental para gatos é um cuidado fundamental para melhorar a convivência com os bichanos. A técnica envolve deixar o ambiente mais atrativo e estimulante para o felino. Tudo isso contribui para que os gatos fiquem mais relaxados e felizes. O arranhador para gatos, as redes, nichos, prateleiras e brinquedos interativos são alguns dos exemplos de itens que podem enriquecer sua casa. Além de melhorar as funções cognitivas do felino, o enriquecimento ambiental também deixa os tutores mais felizes, já que evita comportamentos destrutivos, como arranhar o sofá.
3) Saiba exatamente onde fazer carinho no gato
Onde os gatos mais gostam de carinho é uma dúvida que sempre ronda a cabeça dos tutores. Isso porque acariciar o lugar ‘errado’ pode deixar o gato estressado e nada feliz com a invasão de privacidade do tutor. Mas para aprender como fazer carinho em gatos, o tutor precisa analisar como o bichano se comporta na medida que o acaricia. De maneira geral, os gatos adoram ser tocados na cabeça - perto dos olhos, no queixo e atrás das orelhas - e na região do pescoço, mas detestam carinho na barriga e nas patas. Mas é claro que isso não é uma regra, afinal, cada gatinho tem suas preferências e pode gostar de um carinho que outro não goste.
4) Mantenha o espaço dos gatos sempre limpo
Como dito anteriormente, os gatos são super higiênicos e detestam ambientes sujos. É por isso que todo tutor precisa aprender como limpar o lugar que seu pet vive. No caso dos gatinhos, a limpeza das caixas de areia é o mais fundamental. Se a caixa estiver suja, os gatos se sentem estressados e podem fazer suas necessidades em locais inadequados. Então para evitar esse comportamento que deixa tanto o gato quanto o tutor chateado, nunca se esqueça de limpar a caixa de areia. O indicado é que ela seja higienizada superficialmente no mínimo uma vez ao dia para retirada dos dejetos. Pelo menos 1 vez por semana, lave a caixa com água e sabão neutro e troque a areia.
5) Respeite o espaço do gato
Assim como os humanos precisam de um tempo sozinho, os gatos não dispensam um momento de intimidade com eles mesmos. É por essa razão que respeitar o espaço e privacidade do gato é uma das várias maneiras de dizer eu te amo para o gato. Por isso, nada de ficar pegando o gato no colo se ele não quiser, ou encostando demais nele durante os cochilos, pois isso pode deixar o gato bravo e ainda diminuir a confiança que ele sente em você.
6) Escovar os gatos é uma oportunidade dele relaxar com o tutor
Se você quer acabar de uma vez por todas com os pelos espalhados pela roupa, casa e móveis, escove o pelo do gato todos os dias. Além de prevenir a formação de bolas de belos, esse é um momento de interação entre o tutor e o pet que pode estreitar o relacionamento. A escovação ainda vai deixar os pelos dos gatos mais saudáveis e brilhosos, pois o ato de escovar o pelo estimula a produção de óleos naturais na pele que trazem o aspecto de pelagem bonita.