A relação entre criança e gato muitas vezes é vista com cautela por pais preocupados com possíveis problemas de saúde e acidentes durante as interações. Porém, a verdade é que a amizade entre essa dupla é cheia de benefícios para ambos se for incentivada do jeito certo e monitorada. A relação ensina a criança sobre senso de responsabilidade, respeito e empatia, além de impactar positivamente na saúde e desenvolvimento.
Nas redes sociais, o que não faltam são histórias sobre a amizade de crianças e pets. Uma em especial mostrou aos internautas como os gatos podem ser animais flexíveis e muito amorosos com os pequenos.
Mulher adota gatinho para filha de dois anos
A influenciadora digital Helena Coelho é mãe da Íris e tutora de três gatos. Em seu perfil nas redes sociais, ela mostra como a pequena se afeiçoou a um dos gatinhos da casa e criaram uma relação de amizade.
Um vídeo fofíssimo postado por Helena está derretendo o coração dos gateiros de plantão. Com a legenda "E o meu gato que deixa a minha filha fazer tudo que ela quiser...", ela mostra situações engraçadas da dupla, revelando o cuidado de Íris e a paciência do gatinho. No primeiro registro, a menina aparece empurrando um carrinho de bebê infantil com o animal dentro. O gato aproveita o passeio com muita curiosidade, observando tudo ao redor.
Já no segundo vídeo, é possível ver o gato com a barriga pra cima super relaxado, enquanto a menina brinca suavemente com alguns brinquedos em cima dele. O fato do felino ter permitido essa brincadeira em cima de sua barriga, região considerada a mais sensível e vulnerável do animal, é um sinal claro de confiança e amor de gato.
Conexão entre criança e gato encanta internautas
O melhor amigo felino de Íris é um gato laranja super comunicativo e carinhoso. Eles convivem juntos desde o nascimento da menina, e com o passar do tempo, a relação entre eles só evoluiu, tornando-se cada vez mais profunda e verdadeira. Na publicação, os internautas comentaram que a criança é a humana favorita do gatinho, o que é impossível negar após assistir o vídeo.
Nos registros feitos pela mãe da criança, fica bem claro o carinho e amor que o bebê sente pelo animal. A bebê aparece no vídeo beijando e fazendo carinho no gato, que parece amar o chamego. Ele acompanha Íris no berço, nas refeições, nas brincadeiras e até nos cochilos da criança. Vem conferir o vídeo dessas duas fofuras:
@us_helenacoelhooo Ela é muito meiguinha para todos os nossos gatos (são 3), mas com este tem uma relação especial amo vê-los juntos! #cat #catsoftiktok #kids #daughterlove #maternity
♬ original sound - Helena Coelho
É bom criança ter gato?
Ter um gato é cheio de benefícios na vida de qualquer pessoa, seja ela adulta ou uma criança. Isso porque o contato dos bichanos com as crianças podem ensinar sobre responsabilidade, respeito e empatia. Além disso, acredita-se que o contato entre bebês e gatinhos pode ser benéfico para a saúde infantil. Um estudo publicado na revista Plos One comprova que crianças que vivem com cães e gatos têm menos risco de ter asma e problemas respiratórios. Os animais de estimação ainda ajudam a reduzir o estresse e ansiedade nas crianças, proporcionando maior concentração e desenvolvimento no aprendizado.
Pode deixar criança brincar com gato?
Depende! Permitir que a criança brinque com um gato pode ser uma ótima experiência, mas requer atenção. Se a criança já estiver acostumada a interagir com pets, estão liberadas as brincadeiras para gatos. Por outro lado, se a criança não tem o costume de se relacionar com animais de estimação, ela precisa de orientação de um adulto para aprender como se comportar com o bichano. É importante ensinar a criança a tratar os animais com carinho, cuidado e respeito, para evitar deixar o gato estressado e desconfortável. Por outro lado, também é importante entender como é a personalidade do animal. Alguns gatos preferem ser deixados em seus cantos e não curtem muito ser tocados. Nesse caso, é importante não forçar a relação para não estressar o bichano.
Como acostumar criança com gato?
Não tem nenhum mistério acostumar uma criança com gato. Como qualquer nova experiência, esse processo deve ser feito com bastante cuidado e paciência para não traumatizar a criança, nem o animal. Confira algumas dicas para acostumar criança e gato juntos:
- Introdução gradual: Coloque o gato e a criança juntos em um ambiente calmo. Permita que o felino se aproxime da criança naturalmente antes de deixá-la tocar no animal.
- Supervisione sempre: Sempre fique de olho na interação entre o felino e a criança, especialmente um bebê. Isso é importante para mantê-los seguros e livres de acidentes.
- Respeite o espaço do gato: Não force interação com o animal se ele não quiser contato. Não permita que a criança puxe o rabo do gatinho ou faça carinho em regiões que ele não gosta.
Pode deixar gato perto de bebê?
Não há nenhum problema em deixar os gatos perto de bebês, desde que essa interação seja supervisionada por um adulto. Inclusive, essa proximidade é até recomendada! Segundo o artigo “Doenças respiratórias durante o primeiro ano de vida: efeito do contato com cães e gatos”, publicado na revista Pediatrics, o contato de bebês com animais de estimação, no primeiro ano de vida , aumenta a resistência da criança a doenças respiratórias. Porém, é preciso estar sempre atento ao comportamento do gato durante esse processo.