Quem é pai de pet com certeza já se perguntou ou até mesmo pesquisou na internet se as patas do cachorro queimam no asfalto. A dúvida é comum e pode surgir no verão e em dias mais quentes, que é quando o chão costuma ficar com uma temperatura difícil de pisar. Como a pata de cachorro é uma região sensível, o questionamento é muito válido. Pensando nisso, o Patas da Casa decidiu esclarecer essa dúvida de uma vez por todas e dar algumas dicas importantes para evitar problemas nas patinhas do seu amigo durante os passeios. Veja só!
Afinal, as patas do cachorro queimam no asfalto?
Sim, é possível que as patinhas do cachorro sofram com queimaduras após entrar em contato com um asfalto muito quente. Apesar de ser uma região naturalmente resistente e com um aspecto áspero e grosso, a parte das almofadinhas e coxins podem ficar bastantes incomodadas - e até queimadas - por causa das altas temperaturas do asfalto em dias de muito calor. O resultado é um cachorro com dor.
Por esse motivo, é fundamental ter muito cuidado com os passeios durante o dia. Seja no verão ou em outras estações, o ideal é sempre optar por horários em que o sol não está tão forte para passear com cachorro sem prejudicar as patas dele.
Como que fica a pata do cachorro queimada no asfalto?
Quando as patas do cachorro queimam no asfalto quente, os sinais são bastante claros. A primeira mudança é em relação ao próprio comportamento do pet, que não consegue colocar as patas no chão sem sentir dor ou incômodo. Dessa forma, é possível ver o cachorro mancando e com certa dificuldade para se locomover, já que ele evita colocar as patas diretamente no chão. Além disso, a pata pode apresentar bolhas, cortes e descolamento da pele dos coxins. Outros sintomas que devem ser observados são sangramento local e o cachorro lambendo a pata sem parar.
Tudo isso, além de deixar a região vulnerável e dolorida, também facilita infecções locais. Por esse motivo, é fundamental procurar a ajuda de um veterinário, que indicará a melhor solução para o caso. Normalmente, recomenda-se uma limpeza profunda e uso de pomadas específicas para tratar a queimadura. O uso de bandagem, bem como o de um colar elizabetano, também podem ser necessários para garantir a recuperação do paciente e evitar que ele arranque o curativo.
Saiba como proteger as patas do cachorro no asfalto quente
Para evitar queimaduras e calor nas patas do cachorro, asfalto quente deve ser evitado a todo custo. Por isso, uma das principais dicas é não sair para passear com os dogs entre 10h e 17h, que são horas do dia em que o sol está mais intenso e o asfalto acaba ficando com uma temperatura insustentável para os animais. Além disso, são horários que facilitam o desenvolvimento de outros problemas, como insolação e hipertermia em cães.
Se você é o tipo de tutor que gosta de tomar medidas preventivas, outra maneira de proteger as patinhas do seu amigo é com sapatos para cachorro. Há calçados que são desenvolvidos especificamente para proteger as almofadinhas e coxins das altas temperaturas dos pisos. Além disso, passar hidratante na pata do cachorro é outro cuidado que pode ser adotado para evitar o ressecamento dos coxins, mesmo que a região não esteja queimada.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes