Você já se perguntou se a sua casa é segura para o seu cachorro? Apesar de extremamente inteligentes, os cães não têm discernimento de alguns perigos. São curiosos e normalmente utilizam a boca, focinho e patas para explorar o mundo - principalmente se estamos falando de um filhote de cachorro, que ainda não passou por todas as experiências. E é aí que surgem alguns riscos: como prevenir um acidente com cachorro dentro de casa? Com tornar o lar mais seguro para eles mesmo com coisas estruturais da residência que não podem ser mudadas? Ter esse cuidado é fundamental e separamos algumas dicas para evitar um cachorro machucado em casa.
A cozinha é um ambiente propício para queimaduras em cães. Tenha cuidado!
Os cachorros amam ficar por perto quando alguém está cozinhando, seja pelo cheiro atrativo da comida ou pela possibilidade de ganhar um agrado. O problema é que a cozinha é um ambiente extremamente perigoso para pets e nem precisamos explicar muito o motivo: fogão, forno, alimentos super quentes, facas, utensílios em geral são objetos que só podem ser usados por adultos (e mesmo assim com bastante cuidado). Não deixe que o animal fique por perto quando você estiver cortando alimentos, manipulando água quente ou mesmo cozinhando alguma coisa que possa espirrar nele e causar queimaduras. Evite também que o cachorro deite perto do fogão ou coloque as patinhas na pia.
Cachorro intoxicado: cuidado com o que o animal coloca na boca
Um bichinho de estimação pode ficar intoxicado por diversos motivos, desde a ingestão de uma comida estragada até o contato com uma planta tóxica para cachorros. Em todos os casos, vale a premissa de “melhor prevenir do que remediar”. Mesmo que você tenha o cachorro mais educado do mundo, é importante privar o acesso dele a algumas coisas dentro de casa, como a lata de lixo da cozinha. Além disso, tenha cuidado com os alimentos proibidos para cachorros, que podem causar desde desconfortos leves no trato gastrointestinal até problemas bem graves.
Se você também é “mãe ou pai de planta”, fique atento com as espécies que coloca dentro de casa ou mantenha os vasos sempre no alto. Também é importante não deixar materiais de limpeza, inseticidas e outros produtos ao alcance do cachorro. Alguns treinos podem ajudar a ensinar o cachorro a não comer tudo que vê no chão.
Adapte a sua casa para a chegada de um cachorro filhote
Um cachorrinho no auge da juventude é capaz de fazer coisas improváveis e destruir os objetos mais inusitados. Muito curiosos, eles se interessam por fios expostos, almofadas, superfícies de madeira e muitas outras coisas. Além do risco de causar acidentes na residência, as travessuras podem gerar consequências na saúde do animal também. Por isso, antes de adotar ou comprar um filhote de cachorro, adapte a sua casa para recebê-lo. Mude objetos de lugar, coloque proteções nas tomadas e fios e considere treinar o cãozinho desde cedo para direcionar os instintos dele para os objetos corretos, como mordedores e brinquedos.
E mesmo cachorros adultos que sejam mais agitados precisam de uma casa adaptada para o nível de energia deles. Além de investir seu tempo em passeios e brincadeiras, considere afastar móveis e objetos de vidro em que o animal possa esbarrar e se machucar, por exemplo.
Cachorro machucado: alguns lugares da casa podem ser muito perigosos para a integridade física do seu pet
Escadas e piscinas estão no topo de lugares perigosos para cães. Se você tem um desses itens em casa, não deixe de limitar o acesso dos pets. O portão para cachorro, por exemplo, é uma opção bem viável para evitar quedas e machucados na escada. Já as piscinas precisam de uma atenção maior ainda para evitar um cachorro afogado: mesmo que seu bichinho saiba nadar, é imprescindível que ele seja sempre supervisionado (como crianças mesmo) durante a brincadeira. Além disso, mantenha a piscina coberta com uma lona própria para isso quando não estiver sendo usada e faça um cercado seguro em volta dela.
Janelas e portões também são potenciais riscos. No caso de apartamentos ou casas com andares, instale telas de proteção em todas as janelas e varandas para evitar uma queda de cachorro, que pode resultar em fraturas e até mesmo o falecimento do animal. Não deixe que o seu cãozinho tenha acesso a lajes ou terraços sem a devida proteção.
Cachorros precisam de supervisão!
Sua casa se tornará muito mais segura para o seu pet com esses cuidados, mas mesmo assim, acidentes podem acontecer. Nunca deixe o seu cachorro sem supervisão em locais que possam oferecer riscos, por menores que sejam. Tenha sempre o contato de um veterinário de confiança para recorrer e aprenda como prestar os primeiros socorros a um cachorro machucado.
Redação: Luana Lopes