É bem provável que você já tenha ouvido que ‘cachorro que late não morde’. Esse é um provérbio muito popular, e que pode deixar muitas pessoas intrigadas com o comportamento canino. Afinal, será que é realmente verdade que cão que late não morde? Ou é um ditado que não tem tanto fundamento? Para entender de onde surgiu essa expressão e se ela é realmente verdadeira, o Patas da Casa foi atrás de algumas informações. Confira!
De onde surgiu a expressão ‘cão que late não morde’?
Essa é uma expressão bem antiga, que surgiu por volta do século I, quando o historiador romano Quintus Curtius Rufus retratou em uma de suas obras Dario III, rei da Pérsia, como “um cão que late, mas não morde”. Ou seja, ele não se inspirou exatamente em um cachorro para falar isso. Apenas usou uma figura de linguagem.
De uma maneira geral, quando falamos que cachorro que late não morde, significado tem a ver com relacionar uma pessoa que ‘fala muito e pouco faz’. No caso da história original, a ideia principal foi comparar o rei da Pérsia com alguém que faz muitas ameaças, mas não necessariamente toma uma atitude em relação a isso. É como se as palavras fossem só da boca para fora.
É verdade que cachorro que late não morde?
Não. Isso não passa de um ditado popular e que não tem tanto fundamento na vida real. As pessoas normalmente pegam como referência cachorros pequenos, que são mais vocais e latem por tudo — mas não significa que eles não vão morder. Mesmo que pareçam inofensivos, o instinto protetor de algumas raças é bastante presente.
É importante ter em mente que o latido de cachorro pode acontecer por diversos motivos, e a melhor maneira de saber o que a vocalização significa é observando o comportamento do pet na hora. Em alguns casos, o cachorro latindo pode partir de uma postura defensiva, o que significa que, se for preciso, o cão poderá atacar e até morder!
A mordida de cachorro costuma acontecer quando o animal se sente ameaçado. Ele pode estar tentando se defender ou proteger o território e os tutores. Mas, de uma maneira ou de outra, os latidos não significam que você está a salvo de um cachorro mordendo — por isso é importante ficar atento à linguagem corporal canina antes de tudo.
Conheça outras expressões populares envolvendo cachorros
Quem não tem cão caça com gato — Significa que é possível se virar com os recursos que se têm.
Cão chupando manga — Significa alguém muito feio ou fazendo careta.
Matar cachorro a grito — Significa desespero, expressão usada quando alguém passa por uma situação de extrema dificuldade.
Vida de cão — Significa uma vida difícil, rotina sofrida.
Bom pra cachorro — Significa que algo é muito bom.
Não se ensina um truque novo a cachorro velho — Significa que pessoas mais velhas têm maior dificuldade de aprender coisas novas.
Chutar cachorro morto — Significa tirar proveito da desgraça alheia; agredir ou incomodar alguém que não tem condições de reagir.
Soltar os cachorros — Significa brigar com alguém com muita raiva.