A dermatite em gatos é uma doença mais ampla do que muitos pais e mães de pet imaginam. Existem inúmeros problemas de pele em gatos, como a sarna de ouvido, a micose e a acne felina. Uma das doenças que mais afetam os bichanos é, sem dúvidas, a dermatite. Gato com essa condição apresenta inflamações na pele como reação a um determinado alérgeno. A dermatite atópica em gatos é o tipo mais conhecido da doença, mas está longe de ser o único. No geral, a dermatite pode ter diferentes causas e é muito importante investigar bem sua origem para garantir o melhor tratamento. Confira a seguir os tipos de dermatite em gatos mais comuns!
A dermatite atópica em gatos é um problema genético bastante comum
Um dos problemas de pele mais diagnosticados nos bichanos é a dermatite atópica. Gatos com essa condição têm a proteção dos pelos reduzida, o que acaba deixando o pet propício a desenvolver alergias aos mais diferentes alérgenos. Os mais comuns são ácaros, fungos, poluição, produtos químicos e pólen (por isso, é comum que a doença se manifeste com mais intensidade em determinadas épocas do ano, como nas mudanças de estações). Nos casos de dermatite atópica, gatos costumam apresentar coceira intensa, vermelhidão, perda de pelo, descamação, caroços e manchas vermelhas, além de lambedura excessiva da região.
Esses sintomas são comuns a diferentes tipos de dermatite felina e, por isso, o diagnóstico de dermatite atópica em gatos pode demorar a ser estabelecido. Normalmente, a dermatite atópica em gatos é um problema genético, que passa de pai para filho. Por isso, assim como na dermatite atópica canina, a doença não tem cura e costuma ser um problema recorrente. Por outro lado, essa condição pode ser controlada com uso de antialérgico para gatos com dermatite prescrito pelo veterinário, corticoides e imunoterapia, além de uma alimentação adequada.
Dermatite em gatos por alergia alimentar é mais comum do que se imagina
A alimentação do gato deve ser sempre muito bem pensada e calculada para cada bichano. Certas substâncias podem causar reações alérgicas nos animais, levando a quadros de dermatite. Gato com alergia alimentar (ou dermatite trofoalérgica) apresenta sinais como coceira, manchas vermelhas, inchaços e lesões na pele após ingerir alimentos que contenham a substância causadora da alergia em sua composição. Ao perceber que o animal apresenta esses sintomas logo após se alimentar, converse com um veterinário para investigar que componente pode estar levando a esse problema. Ao descobrir a causa da dermatite felina alimentar, será necessário fazer uma mudança na dieta, excluindo da alimentação qualquer substância que cause alergia em gato.
A dermatite felina pode surgir após a picada de pulgas e carrapatos
As pulgas em gatos são sempre um problema, pois elas podem ser vetores de diversas condições, como a doença da arranhadura do gato. Além disso, elas são uns dos principais causadores de dermatite. Gatos podem sofrer uma reação alérgica por conta da saliva da pulga, que leva à vermelhidão e coceira intensa no local. De tanto se coçar, o bichano pode acabar causando feridas, lesões e inflamações na pele. Ao observar fotos de dermatite em gatos, é possível perceber como a pele vai ficando prejudicada por causa da alergia.
Além das pulgas, o carrapato em gato também pode acabar desencadeando um caso de dermatite. Gato sofrendo com esse problema precisa que os parasitas sejam eliminados do seu corpo com rapidez. Além disso, é importante acabar com as pulgas do gato presentes no ambiente, para evitar uma nova infestação. Antialérgico para gato com dermatite também pode ser prescrito para curar as feridas na pele.
A dermatite em gatos é uma consequência do estresse
O gato estressado pode sofrer diversos prejuízos à saúde. Dentre eles, podemos destacar a dermatite felina. Essa é apenas uma das consequências que o estresse pode causar no animal, que também passa a fazer xixi no lugar errado, além de ficar deprimido, isolado, sem apetite e, em alguns casos, agressivo. Ao perceber esses sinais, é importante investigar o que está deixando o animal estressado.
As causas de estresse em gatos mais comuns são alterações na rotina (chegada de alguém novo ou mudança de casa, por exemplo) e troca de ração. Após descobrir o que está levando ao estresse e, consequentemente, à dermatite em gatos, converse com um veterinário para descobrir a melhor maneira de solucionar o problema e deixar o animal calmo e adaptado novamente. Antialérgico para gatos com dermatite pode ser prescrito para tratar lesões.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Luana Lopes