O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos no dia 4 de outubro. A data foi instituída em 1931, na cidade de Florença, na Itália, a partir de uma convenção de ecologistas que participavam do Congresso Internacional de Proteção Animal.
Mas você já parou para pensar no que esse dia representa na vida do seu amigo de quatro patas? Cachorros e gatos são grandes companheiros dos humanos e, assim como outros animais, precisam ser protegidos - não apenas nesta data, mas todos os dias. Para entender melhor do que se trata o Dia Mundial dos Animais e sua importância, é só continuar lendo!
O que é o Dia Mundial dos Animais?
O Dia Mundial dos Animais é uma data que foi idealizada pelo ativista alemão Heinrich Zimmermann. O dia 4 de outubro foi escolhido porque, na religião cristã, esse é o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais.
O principal objetivo do Dia Mundial dos Animais é justamente chamar a atenção para a preservação de todas as espécies, além de lembrar e promover a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Ou seja, é uma data muito importante para cachorros, gatos e todos os bichinhos - inclusive os selvagens.
E quais são os direitos dos animais?
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi proclamada pela Unesco na cidade de Bruxelas, na Bélgica, em 1978. Ela assegura que todos os animais têm direito à vida e devem ser respeitados, e foi transformada até em um projeto de lei.
De acordo com o Estatuto dos Animais instituído pelo Congresso Nacional:
Art. 5º. Todo animal tem o direito de ter a sua existência respeitada.
Art. 6º. Todo animal deve receber tratamento digno e essencial à sadia qualidade de vida.
Art.7º. Todo animal tem direito a um abrigo capaz de protegê-lo da chuva, do frio e do sol.
Art. 8º. Todo animal tem direito a receber cuidados veterinários em caso de doença ou ferimento.
Art. 9º. Todo o animal de trabalho tem direito a um limite razoável de tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.
Art. 10. A posse responsável implica em respeitar as necessidades essenciais para a sobrevivência digna do animal.
Ou seja, basicamente se você convive com um cãozinho ou gato, é seu dever garantir que o animal receba todos os cuidados indispensáveis para ter uma boa qualidade de vida. Isso inclui oferecer uma boa alimentação, ter cuidados básicos com a higiene canina ou felina, estimular o animal fisicamente e mentalmente, levá-lo para consultas regulares de check-up com veterinário de confiança e, claro, dar muito amor e carinho para o pet. Só assim você vai ter um cachorro feliz ou gato feliz!
Maus-tratos a animais é crime, denuncie!
Além de garantir que a vida do cachorro e gato, assim como a de outros animais, sejam preservadas, o Estatuto também prevê que atos de maus-tratos aos pets são considerados um crime ambiental. Mas será que você sabe o que se enquadra como maus-tratos? De acordo com a lei, pode-se dizer que configura maus-tratos:
- Abandono;
- Espancamento;
- Uso indevido ou excessivo de força;
- Mutilar órgãos ou membros;
- Machucar ou causar lesões;
- Golpear involuntariamente;
- Açoitar ou castigar;
- Envenenar;
- Deixar o animal sem água e/ou comida por mais de dia;
- Deixar o animal preso em espaço que lhes obstem a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz;
- Deixar o animal em local insalubre ou perigoso;
- Obrigar animais a trabalhos excessivos;
- Privar de assistência veterinária o cão doente, ferido, atropelado, impossibilitado de andar e/ou comer;
- Sujeitar o animal a confinamento e isolamento contínuos;
- Deixar o animal preso, sem condições de se proteger do sol e da chuva.
Além disso, a pena prevista para tal crime é de dois a oito anos de reclusão, com risco de multa e proibição de guarda do animal. Portanto, o Dia Mundial dos Animais é também uma data para se refletir sobre situações de maus-tratos e como denunciá-las.
Caso queira fazer uma denúncia, você deve procurar delegacias especializadas para fazer o registro, ou então realizar um boletim de ocorrência em delegacias comuns. Outras possibilidades são acionar o Ministério Público ou o próprio Ibama gratuitamente por telefone (0800 61 8080) ou e-mail (linhaverde.sede@ibama.gov.br).
Além do Dia Mundial dos Animais, veja outras datas importantes do mundo pet
Existem várias datas que são destinadas à comemorar a vida dos animais, estimulando a adoção animal e cuidados com o bem-estar dos cachorros e gatos. Outras datas que você deve anotar na agenda são:
- Dia Internacional do Gato (8 de agosto)
- Dia Mundial do Cachorro (26 de agosto)
- Dia Mundial dos Animais de Rua (4 de abril)
- Dia Nacional dos Animais (14 de março)
Ah, e se você se familiariza com a causa animal, existem várias maneiras de ajudar os bichinhos. Você pode se voluntariar em abrigos, apadrinhar um pet (ou seja, ajudar a custear os gastos de um cachorro ou gato que vive em abrigo), compartilhar campanhas de adoção e até mesmo adotar um cachorro ou gato! Mas lembre-se: a adoção de animais deve ser feita de forma responsável, e você precisa de um certo planejamento para garantir que seu novo amigo vai ter tudo que ele necessita.