Você já se perguntou se pode dar dipirona para cachorro com febre? A temperatura do cachorro muito elevada é sinal de que há algo de errado no organismo do animal. É fundamental abaixar a febre para tratar os outros sintomas e entender o que está acontecendo com o cãozinho. Quando nós temos febre, normalmente tomamos dipirona, por ser um remédio de fácil acesso e com ação antitérmica. Mas e nos cães? Será que cachorro pode tomar dipirona também? O Patas da Casa te explica tudo sobre o uso da dipirona para cachorro a seguir.
Novalgina para cachorro: entenda o que é o medicamento
A dipirona, também chamada de novalgina ou metamizol, é um medicamento anti-inflamatório que tem função analgésica e antitérmica. Por conta disso, atua no combate à febres e dores dos mais diversos tipos. A dipirona é um remédio popular e de fácil acesso por não precisar de prescrição médica para comprar. Porém, vale ressaltar que, mesmo sem a necessidade de receita, nunca é indicado se automedicar.
Cachorro pode tomar dipirona?
Como a dipirona é um medicamento que a maioria das pessoas sempre tem dentro de casa, é comum que os pais e mães de pet se perguntem se podem recorrer a ela para tratar seus cães também. Afinal, posso dar dipirona para cachorro? A resposta é sim! A dipirona para cachorro é um medicamento que o animal consegue digerir sem desenvolver problemas de saúde. O mesmo não acontece com outros remédios como paracetamol e ibuprofeno, pois eles não são bem absorvidos e fazem mal ao cão.
A dipirona para cachorro é capaz de abaixar a febre do animal
O cachorro pode tomar dipirona em casos de febre porque, assim como acontece com os humanos, o medicamento tem ação anti-térmica e reduz a temperatura do cachorro com febre. O medicamento também funciona como analgésico em cães e ajuda a aliviar dores. Mas vale ressaltar que a dipirona para cachorro é recomendada em casos de sintomas leves ou moderados. Febre muito alta e dores intensas precisam de medicamentos mais fortes.
Você pode dar dipirona para cachorro apenas com uma prescrição médica
Mesmo sabendo que você pode dar dipirona para cachorro, é importante ter cuidado. A febre em cachorro é sempre sintoma de alguma doença que está afetando a saúde do animal. Lembre-se sempre que não é indicado oferecer qualquer tipo de medicamento sem saber qual a causa da febre em cachorro. Automedicar o animal de estimação nunca é a melhor opção porque podemos achar que se trata de uma doença, mas na verdade é outra que precisa de um tratamento diferente. Oferecer o medicamento sem uma recomendação médica pode acabar piorando o estado do pet, ainda mais se ocasionar uma superdosagem. Por isso, mesmo sabendo que o cachorro pode tomar dipirona, o ideal é dar o remédio a ele apenas com uma prescrição médica para evitar possíveis consequências à saúde.
A dipirona para cachorro pode ser administrada na versão comprimido ou gotas
Existem duas formas de oferecer o medicamento ao animal: a dipirona em gotas ou a dipirona comprimido para cachorro. A versão em gotas é mais prática, sendo a mais indicada para cachorros filhotes. Uma dica é pingar as gotinhas na ração. Assim, ele vai ingerir a novalgina para cachorro quando se alimentar sem problemas. Na hora de dar dipirona para cachorro, dosagem das gotas deve ser calculada de acordo com o peso do animal. A cada 1Kg, uma gota.
A dipirona comprimido para cachorro tem o mesmo efeito da versão em gotas, mas é mais indicada para pets mais velhos. Além disso, é a melhor opção para cachorros grandes, já que seriam necessárias muitas gotas por conta de seu peso. Nesse tipo de dipirona para cachorro, dosagem é mais difícil de ser calculada, sendo sempre necessário conversar com um veterinário para saber a quantidade ideal para cada caso. Você pode colocar a dipirona comprimido para cachorro diretamente na garganta dele ou então misturá-la na ração úmida. Mas lembre-se que só posso dar novalgina para cachorro se seguir as instruções do veterinário, pois é ele quem saberá indicar a quantidade ideal para o seu pet.
Redação: Maria Luísa Pimenta