De vez em quando os tutores se deparam com uma cena bem divertida e fofinha, que é a do cachorro dormindo com a cabeça encostada no travesseiro dos donos. Mas você já se perguntou por que isso acontece? Será que é uma simples tentativa de reproduzir um comportamento humano, ou existem outros motivos por trás desse curioso comportamento canino? A seguir, confira algumas possíveis explicações para isso!
O cachorro deita com a cabeça no travesseiro geralmente por causa do dono
Decifrar o amor de cachorro não é uma das tarefas mais difíceis - os cães costumam demonstrar afeto de várias formas. Alguns cães seguem o dono pela casa, outros dão lambeijos inesperados e tem aqueles que são tão apegados com os humanos que acabam dormindo com a cabeça apoiada no travesseiro porque é ali que fica o cheirinho do dono.
O olfato canino é extremamente sensível. Eles têm aproximadamente 200 milhões de células sensoriais no focinho, enquanto os humanos têm apenas cerca de 5 milhões dessas mesmas células no nariz. Na prática, isso significa que o cachorro é capaz de sentir muito mais cheiros do que a gente!
Um desses cheiros - e que é um dos cheiros que os cachorros mais gostam - é o cheiro dos donos. Como nós dormimos com a cabeça apoiada no travesseiro, a fronha acaba ficando com o nosso aroma. Na hora de deitar, os cães escolhem esse lugarzinho da cama para se apoiar porque é como se eles se sentissem ainda mais próximos da gente - principalmente quando o tutor passa muito tempo fora de casa.
Busca por conforto é outra possível explicação para esse comportamento canino
Todo mundo gosta de dormir confortavelmente, e com a maioria dos nossos amigos de quatro patas também é assim! É claro que tem aqueles cachorros que não se importam de se deitar no chão ou em qualquer superfície mais rígida, mas não dá para negar que dormir em uma cama fofinha e aconchegante é tudo de bom, né?!
Por isso, quando um cachorro deita na cama e bota a cabeça no travesseiro pela primeira vez, o aspecto do conforto pode chamar a atenção dele. Sendo assim, ele pode acabar repetindo o comportamento mais vezes por pura vontade de dormir bem!
Cachorro dormindo no travesseiro também pode significar marcação de território
A maioria das pessoas está acostumada a ver o cachorro marcando território apenas com o xixi, mas acredite: essa não é a única maneira que os pets têm de marcar presença. Na verdade, o cachorro se esfregando na parede, pessoas e outros objetos - como o próprio travesseiro - também é um tipo de marcação territorial.
Então, às vezes, quando o cachorro deita com a cabeça no travesseiro pode ser que ele só esteja tentando deixar o cheirinho dele ali também, misturado com o seu. É um comportamento que pode ser comum em cachorros de personalidade dominante, principalmente se tiverem outros animais em casa. Esse tipo de atitude manda um ‘recado’ para os outros pets de que aquele lugar - e aquele humano - já têm ‘dono’.