Já se perguntou se cachorro pode comer chocolate? Essa é uma dúvida frequente entre os tutores, principalmente em datas comemorativas, como é o caso da Páscoa. A troca de chocolates entre as pessoas faz com que muita gente queira incluir os bichinhos de estimação nesta celebração, mas é importante ter muita atenção. Nem tudo que é digerido pelo organismo humano faz bem para os nossos amigos de quatro patas.
Então se você quer saber se pode dar chocolate para cachorro, a resposta é não! A seguir, te explicamos exatamente por que esse alimento é considerado proibido na dieta canina, e te damos algumas dicas de como aproveitar essa data especial sem colocar a saúde do seu pet em risco.
Por que o chocolate faz mal para cachorro?
O chocolate é um dos alimentos proibidos para cachorro porque contém duas substâncias tóxicas perigosíssimas para esses animais, que é a teobromina e a cafeína. O organismo canino tem muita dificuldade em metabolizar esses componentes, o que acaba sobrecarregando os órgãos e desencadeando uma série de sintomas, que vão desde vômitos e tremores até convulsões e óbito.
É importante ter muito cuidado com qualquer quantidade de chocolate para cachorro, pois sempre há um risco de intoxicação. Mesmo pequenas porções podem deixar o animal intoxicado, principalmente raças pequenas. Além disso, vale dizer que quanto maior for a porcentagem de cacau, mais perigoso o chocolate é para os cães.
Meu cachorro comeu chocolate: o que fazer?
Se o seu cachorro comeu chocolate, o ideal é buscar ajuda veterinária o quanto antes. Na tentativa de ajudar o cão sem orientação profissional, muitos tutores acabam piorando a situação e agravando o quadro do animal. Por esse motivo, a principal recomendação é procurar um especialista imediatamente para avaliar o estado de saúde do cãozinho e indicar o melhor procedimento a ser adotado, que pode incluir desde uma indução de vômito até uma lavagem gástrica.
Mesmo que o pet pareça bem em um primeiro momento, os efeitos podem demorar a aparecer. Em casos de emergência, como quando o animal ingeriu uma quantidade muito grande de chocolate, é recomendado administrar carvão ativado para cachorro. Embora não substitua a consulta veterinária, o produto serve para interromper a absorção das toxinas, protegendo o organismo de maiores problemas enquanto o animal não é atendido.

Sem chocolate para cachorro: veja como incluir seu pet na Páscoa
Seu melhor amigo de quatro patas pode (e deve!) fazer parte das comemorações, mas com alternativas que não comprometam a sua saúde. Para fazer isso, algumas sugestões são:
- Oferecer petiscos: não é porque o cachorro não pode comer chocolate que ele não pode ser mimado nessa época do ano, né?! Por isso, apostar em snacks comerciais é uma ótima solução para garantir que o cãozinho fique feliz e faça parte da Páscoa.
- Preparar uma receita caseira: existem algumas opções caseiras e seguras para cães, como é o caso do ovo de Páscoa para cachorro com alfarroba (ingrediente que substitui o chocolate e é seguro para os pets). Outras ideias são apostar em biscoitos feitos com aveia, cenoura, abóbora ou batata-doce.
- Fazer uma caça ao tesouro: você pode esconder petiscos, grãos de ração e outros mimos pela casa para estimular os instintos do animal e incluí-lo na brincadeira. É como se fosse uma versão canina da caça aos ovos!
Receita: como fazer ovo de Páscoa para cachorro com alfarroba
Quer surpreender seu pet com um agrado especial? A alfarroba é uma excelente alternativa ao chocolate para cachorro. Naturalmente doce, rica em fibras e livre de teobromina, ela é totalmente segura para os cães e pode ser usada para preparar um ovo de Páscoa saudável!
Ingredientes:
- 100g de alfarroba
- ½ xícara de coco ralado
- ½ xícara de água
Modo de preparo:
- Derreta a alfarroba com água em fogo baixo até formar um creme;
- A consistência deve ser mais mole que um brigadeiro. Quando atingir o ponto, desligue o fogo;
- Misture com o coco ralado e despeje metade em uma forma de ovo de Páscoa pequena;
- Leve à geladeira por cerca de 5 horas;
- Desenforme e sirva para o seu cãozinho.
Com essa receita de ovo de Páscoa, você vai deixar seu cachorro feliz e livre de qualquer problema!