Existem várias maneiras de aumentar a expectativa de vida do cachorro, como visitas regulares ao veterinário, vacinação em dia e uma boa alimentação. Mas existe um outro truque para prolongar a vida canina que é bem descomplicado e poucos tutores sabem da importância. Esse hábito deixa o cachorro longe de doenças cardiovasculares, por exemplo, e ainda por cima estreita a relação entre cachorro e tutor.
Hábito recomendado por especialistas pode aumentar expectativa de vida do cachorro
É comprovado cientificamente que a prática de exercícios promove a saúde dos cães. É por essa razão que passear com cachorro é tão indicado por especialistas. Este hábito simples e gratuito não apenas melhora a qualidade de vida do amigo peludo, mas também pode prolongar significativamente a expectativa de vida. A recomendação é que os passeios durem pelo menos 30 minutos e sejam realizados todos os dias, mas o tempo pode variar de acordo com o porte. Raças como o Golden Retriever, por exemplo, exigem passeios mais longos, mas para cães como o Pug, 30 minutos já é o suficiente para proporcionar bem-estar e ajudar na saúde do pet.
Quais são os benefícios de passear com cachorro?
Incluir uma rotina de exercícios físicos no dia a dia do pet é repleto de benefícios para a saúde do cachorro. Os passeios ajudam a manter o funcionamento adequado dos órgãos, reduzindo as chances de desenvolvimento de doenças relacionadas à idade, como artrose e osteoporose. Afastando a possibilidade de algumas doenças, consequentemente é possível aumentar a expectativa de vida do animal. Confira os principais benefícios de passear com cachorro:
- Fortalecimento de ossos e músculos: as atividades físicas ajudam no fortalecimento dos músculos e dos ossos, melhorando a flexibilidade, mantendo as articulações saudáveis e lubrificação das cartilagens.
- Controle de peso: passear diariamente queima calorias e previne a obesidade canina. O sobrepeso pode levar a uma série de problemas na saúde que diminuem a expectativa de vida, como diabetes, aumento da pressão cardíaca, do colesterol e problemas locomotores.
- Mantém a saúde do coração: as caminhadas são importantes para melhorar a circulação sanguínea do animal e reduzir as chances de problemas no coração, como a cardiomiopatia dilatada em cães.
- Saúde mental: os passeios proporcionam bem-estar no pet, reduzindo os níveis de estresse canino e ansiedade. Isso porque as atividades físicas promovem um estímulo mental para o cão, que é fundamental para mantê-los ativos e saudáveis.
Qual o jeito certo de passear com cachorro?
Agora que você já conhece todos os benefícios dessa atividade simples e totalmente gratuita, é hora de descobrir qual o jeito certo de passear com cachorro. Esse cuidado é muito importante para um passeio seguro e longe de perigos. O primeiro passo para garantir a segurança do pet, é investir em uma coleira para cachorro adequada para o corpo do peludo. Ou seja, não muito apertada e nem muito larga, e de preferência com uma plaquinha de identificação contendo os dados do tutor (como nome e telefone).
Além disso, não esqueça de sempre ter em mãos um saquinho para recolher as necessidades fisiológicas do animal, além de um bebedouro portátil nos dias mais quentes ou em passeios mais longos. Lembre-se que o horário recomendado para passear com cachorro é antes das 10 da manhã ou depois das 16 da tarde. Nesse período, o sol já não está tão forte, e não corre risco do peludo queimar as patinhas no asfalto quente ou ter um colapso por conta do calor. Durante as caminhadas, é importante também deixar o cão manifestar seus instintos de exploração, especialmente com o faro.