Limpar a caixa de areia para gatos é um dos cuidados mais importantes com a rotina do seu pet. Sem a limpeza do acessório, a sujeira e o mau cheiro podem incomodar o bichano e, aos poucos, ele pode até deixar de usar corretamente o banheirinho. Então se você tem sofrido com um gato fazendo xixi e cocô no lugar errado, pode ser que seja isso.
É dever dos tutores saber a frequência correta de higienização da caixa de areia para gato. Se você convive com um felino e preza pelo bem-estar dele, veja abaixo quais são as recomendações de limpeza da caixinha!
A caixa de areia para gatos deve ser limpa superficialmente todos os dias
Não importa se é uma caixa de areia para gatos grande ou pequena, fechada ou aberta: esse é um acessório que precisa de uma limpeza superficial diária. Ou seja, você deve retirar os excrementos (xixi e cocô) pelo menos uma vez por dia. Caso contrário, isso pode acabar incomodando o poderoso olfato felino.
A exceção fica por conta da caixa de areia para gatos autolimpante. Esse tipo de acessório possui sensores que detectam a presença do animal dentro da caixinha. Assim que o gato sai, o aparelho inicia um processo de peneiração que separa a areia dos dejetos. Esses excrementos são transferidos para a base da caixa autolimpante, em um tipo de reservatório. Quando ele enche, o dispositivo indica a necessidade de esvaziar o espaço.
Higiene mais completa da caixa de areia para gato tem que ser feita semanalmente
Além da retirada dos dejetos, a caixa de areia para gatos deve ser higienizada com água e sabão pelo menos uma vez por semana. É uma limpeza mais profunda e que garante o conforto do pet, já que retira qualquer resíduo que possa ter ficado ali. Além disso, ajuda a tirar por completo o cheirinho desagradável do cocô e xixi de gato.
Nesse caso, todo tipo de caixa precisa dessa limpeza. Vale para a caixa de areia para gatos fechada, aberta, com peneira e até mesmo a autolimpante. Portanto, é bom reservar pelo menos um dia da semana para se dedicar a esse cuidado.
A substituição da areia pode ser feita uma vez por mês, conforme necessidade
A durabilidade da areia de gato pode variar bastante de acordo com o material escolhido. É importante levar isso em consideração na hora de definir o intervalo para efetuar a troca do substrato. No entanto, geralmente a recomendação é substituir integralmente a areia pelo menos uma vez por mês (ou até mais do que isso). Vale observar a necessidade, mas não é indicado deixar a mesma areia por um tempo maior do que esse.
Na hora de escolher a melhor areia para gato, faça uma análise dos prós e contras de cada material: durabilidade, sustentabilidade, preço e custo-benefício. A areia de mandioca costuma ser uma das preferidas dos gateiros porque dura bastante tempo, não deixa cheiro e ainda é super confortável para as patinhas do pet.