Cuidados dos animais

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

Publicado - 22 Julho 2024 - 15h11

Atualizado - 22 Julho 2024 - 15h11

Foto Erica Baffa - Especialista em Medicina Felina

Erica Baffa / Especialista em Medicina Felina

CRMV CRMV-ES: 1124

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Vila Velha (UVV) em 2007. Pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos pelo Instituto Qualittas (2017). Membra da Academia Brasileira de Clínicos de Felinos (ABFEL), responsável pelo setor de medicina felina do hospital SOS Veterinário.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores, muitas empresas têm apostado na produção desse tipo de areia para gato para atender a demanda. Mas o que será que elas têm de tão excepcional? Os veterinários e comportamentalistas felinos recomendam o uso ou se trata mais de uma estratégia de marketing? Feitas com uma combinação especial de grãos de milho e mandioca, o material promete uma série de benefícios para os gatinhos, para os tutores e até para o meio ambiente. Para entender melhor o que está por trás da areia de mandioca para gatos, o Patas da Casa conversou com a veterinária especialista em felinos Erica Baffa, que explicou tudo que você precisa saber sobre o produto!

A areia de mandioca para gatos é mais ecológica

Um dos diferenciais da areia de mandioca para gatos é que ela é muito mais ecológica do que outras areias do mercado. A composição dela é 100% natural, feita a partir de milho ou mandioca, ingredientes  biodegradáveis. Isso significa que, no meio ambiente, a areia para gatos de mandioca se decompõe mais rápido, poluindo menos a natureza. Além disso, por terem uma ótima capacidade de dissolução em água, ela pode ser descartada no vaso sanitário, no lixo comum ou em vasos e jardins.

A areia de mandioca para gatos é mais confortável para as patinhas

Mas não pense que só o meio ambiente agradece pelo uso da areia de mandioca. Os gatinhos geralmente adoram esse tipo de areia. Segundo a veterinária Erica Baffa, a textura dessas areias é confortável para as almofadinhas da pata do gato. Ela também explicou outro benefício da areia de mandioca para gatos: “A areia de mandioca pode ter grãos mais finos ou grossos, e não é preciso se  preocupar com os gatinhos lambendo as patas depois que fazem as necessidades, pois ela não é tóxica.” A veterinária ainda ressaltou que, quanto mais semelhante a areia natural, mais os gatinhos gostam do produto, pois se assemelha ao comportamento instintivo deles. Por ser atóxica, a areia de mandioca para gatos não possui riscos, a menos que seja ingerida em grande quantidade acidentalmente.

Imagem Quiz:Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Você é exigente na hora de escolher um veterinário para gato?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A areia de mandioca para gatos não provoca mau cheiro no ambiente

Outro benefício associado a areia de mandioca, segundo a especialista, é que esse produto ameniza o odor do cocô e xixi de gato, deixando o ambiente mais agradável para o tutor e para o animal. A veterinária Erica lembra sobre a importância de escolher produtos que mantenham a caixa de areia para gatos higienizada e livres de mau cheiro: “A areia de mandioca para gatos possui boa capacidade de absorção, neutralizando odores de forma mais eficaz e permanente. Isso é muito importante, uma vez que o olfato do gato é muito sensível e o mau cheiro na caixinha pode ser um fator limitante para ele urinar.”

Se a caixa de areia estiver com mau cheiro, duas situações podem acontecer. A primeira envolve o gatinho prender ao máximo a urina, prática que pode levar ao desenvolvimento de problemas no sistema urinário. Já a segunda, é que a caixa mau cheirosa e suja é um dos grandes motivos para o gato fazer xixi no lugar errado.

A areia de mandioca para gatos forma torrões mais firmes

Uma outra característica da areia de gato de mandioca é que esse produto forma torrões mais firmes e resistentes, que não se desfazem com facilidade. Isso ajuda - e muito - na hora de limpar a caixa de areia. Quando entra em contato com o xixi do gato, a areia de mandioca se aglutina e vira uma espécie de esponjinha. Então além de facilitar na limpeza, ela é mais econômica, porque evita que o xixi aglutinado se esfarele e se espalhe pelo restante da areia limpa. 

areia de gato e uma pázinha
A limpeza da areia de mandioca para gatos é mais simples que as demais

Posso preparar a areia de mandioca para gatos em casa com a farinha comprada no supermercado?

Muitos tutores já se depararam com  dicas de areias ‘caseiras' na internet e pensaram em reproduzir. Uma das mais famosas envolve usar a farinha de mandioca na areia do gato - aquelas compradas em supermercado que são usadas para fazer farofa. Mas será que esse tipo de farinha substitui a areia de mandioca para gatos? A resposta é não, e a doutora Erica Baffa vai explicar exatamente o motivo:

“As areias de mandioca industrializadas passam por um processo de purificação e são formuladas para que os torrões formados sejam firmes, facilitando o manejo. Já a areia caseira feita com farinha de mandioca é um meio predisposto para proliferação de fungos e bactérias, colocando o gato em risco de desenvolver dermatites, especialmente das patas”.

Além disso, o uso da farinha de mandioca na areia do gato pode ser prejudicial para a saúde do pet. Ela pode desencadear quadros de asma e bronquite em gatos. Por essa razão, não vale a pena expor o felino ao risco das areias de farinhas caseiras.

Qual a melhor areia para gatos em apartamento?

Se você é tutor de primeira viagem, com certeza já se perguntou qual a melhor areia para gatos em apartamento. Com tantas opções nos pet shops, pode ser difícil encontrar de cara aquela ideal para você e o seu gatinho de estimação. Geralmente, a areia sílica e o granulado de madeira para gatos são as opções mais comuns, mas hoje em dia as duas opções não são tão recomendadas por especialistas porque podem machucar as patinhas, além de não formar torrões.

Então qual é a melhor areia para gatos em apartamento? independente do tipo escolhido, seja a areia de mandioca para gatos ou o granulado comum, o ideal é que a areia seja fina, não levante poeira, forme torrões firmes e absorva bem o xixi para não deixar cheiro. Vale testar algumas marcas que atendam a esses critérios e observar como será a resposta do gato ao material escolhido. O bem-estar e preferência do gatinho vão determinar qual a melhor areia!

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Comportamento

Gato mordendo objetos pode revelar distúrbios de comportamento; entenda o que significa e como resolver

É comum ver um gato mordendo alguém durante brincadeiras ou em momentos de estresse. Mas você já se perguntou o que significa quando...

Cuidados

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Comportamento

6 princípios para brincar com gatos: organização internacional lista as melhores brincadeiras

Os bichanos precisam ser estimulados fisicamente e mentalmente todos os dias. Por isso, brincadeiras e brinquedos acabam tendo uma i...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas