Cachorro

Essas são as 7 raças de cachorro que mais sofrem com o calor: veja o que experts recomendam para refrescar os pets

Publicado - 22 Janeiro 2025 - 11h02

Atualizado - 22 Janeiro 2025 - 11h37

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Todas as raças de cachorro possuem suas próprias particularidades, inclusive para lidar com o calor. Alguns cães, especialmente os de pelagem densa e de focinho curto, apresentam características físicas que comprometem a forma como eles regulam a térmica corporal. Por isso, é natural que algumas raças sofram mais com o calor do que outras.

Mas atenção! É importante não subestimar o impacto do calor nos pets. Por isso, é fundamental entender as necessidades específicas de cada raça para evitar que o calor comprometa a saúde e a vida dele. Veja como identificar um cachorro com calor, sintomas principais e quais são as raças que mais sofrem no verão!

Cachorro com calor: sintomas servem de alerta para os tutores

Assim como os humanos, o cachorro sente calor e também pode sofrer com as altas temperaturas. No entanto, o que muitos tutores não sabem é que o calor excessivo pode causar sérios problemas à saúde deles, inclusive a morte. Isso ocorre porque os cães possuem mecanismos limitados para regular a temperatura corporal. Para entender melhor o impacto do calor no organismo canino, é importante saber como eles regulam a temperatura.

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A temperatura do cachorro considerada normal varia entre 38°C e 39,2°C, mas diferente dos humanos, os cães não transpiram pelo corpo para aliviar o calor: eles fazem isso por meio da respiração. Quando o dia está muito quente, porém, essa estratégia pode não funcionar muito bem e levar o corpo a um estágio de superaquecimento, condição conhecida como hipertermia em cães

As situações mais extremas ocorrem principalmente com a alta exposição solar, por isso, recomenda-se manter os cães em ambientes internos e frescos durante dias muito quentes. A regra é clara: independente da raça, passeios na rua apenas cedinho ou à noite e sempre tomando cuidado com a hidratação!

Para evitar que a situação chegue a esse ponto, é importante que os tutores saibam identificar o cachorro com calor. Confira alguns sintomas:

  • Respiração ofegante
  • Salivação excessiva
  • Apatia
  • Fraqueza
  • Perda de apetite
  • Andar cambaleando 
  • Vômitos ou diarreia
  • Coração do cachorro acelerado

Em algumas raças de cachorro específicas, esses sintomas podem ser observados ainda mais rápido, já que eles apresentam uma dificuldade maior em regular a própria temperatura. São eles:

1) Bulldog Francês

Bulldog Francês em pé ao ar livre
O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro braquicefálico 

Uma das raças de cachorro mais populares do mundo, o Bulldog Francês é queridinho em todos os lugares. No entanto, por ser um cachorro braquicefálico, ou seja, que apresenta o focinho curto e achatado, essa raça sofre bastante durante os dias mais quentes. Isso acontece porque esses cães apresentam alterações na anatomia facial que dificultam a entrada de ar pelas narinas. Como eles não conseguem respirar direito, isso acaba comprometendo sua regulação temperatura corporal.

2) Bulldog Inglês

Bulldog Inglês deitado nas folhas
O Bulldog Inglês é uma das raças de cachorro com tendência a sofrer com a obesidade

Assim como o Bulldog Francês, o Bulldog Inglês é um cachorro braquicefálico. Ou seja, essas duas raças de cachorro sofrem exatamente do mesmo problema. A diferença é que o Bulldog Inglês possui o corpo mais robusto e pesado, o que também dificulta a dissipação do calor por meio da respiração. Por isso, em dias mais quentes e abafados, é fundamental tomar alguns cuidados com esse cãozinho, como mantê-lo em um ambiente arejado, oferecer bastante água e evitar exercícios físicos pesados.

3) Boxer

Boxer correndo ao ar livre
O Boxer é uma das raças de cachorro mais energéticas

Conhecido por ser uma das raças de cachorro mais animadas e divertidas, o Boxer também precisa de cuidados especiais durante os dias mais quentes. Embora não apresentem o focinho tão curto quanto os Buldogues, o Boxer também é um cachorro braquicefálico, o que significa que eles também têm dificuldade respiratória. Essa dificuldade aliada a alta energia do cachorro Boxer pode ser um grande problema nos dias mais quentes, pois o excesso de esforço físico pode contribuir para a elevação da temperatura corporal do animal.

4) Pug

Pug sentado na grama
O Pug apresenta o focinho curto e achatado

Outro cãozinho que faz parte das raças de cachorro braquicefálico é o Pug. Por ter o focinho curto e o orifício nasal apertado, eles também não conseguem respirar direito no dia a dia. Mas essa dificuldade se agrava nos dias ainda mais quentes. Esse cachorro com calor sente dificuldade para respirar, sendo até possível escutar uma espécie de ronco quando ele puxa o ar. Por isso, assim como os demais cachorros braquicefálicos, o Pug precisa ficar em um ambiente fresco nos dias mais quentes.

5) Pequinês

Pequinês em pé ao ar livre
O Pequinês é uma das raças de cachorro mais independentes 

O Pequinês é uma das raças de cachorro mais tranquilas que você vai conhecer. Assim como os cães citados acima, ele também apresenta o focinho de cachorro achatado. Nos dias mais quentes, esse problema se intensifica ainda mais. Além disso, o Pequinês ainda apresenta uma pelagem bem densa, o que consequentemente dificulta a dissipação de calor.

6) Chow Chow

Chow Chow deitado na grama
O Chow Chow é uma raça peluda que pode sofrer mais com o calor

O Chow Chow é uma das raças de cachorro mais peludas que você vai conhecer. A pelagem dupla, densa e exuberante é até comparada com a juba de um leão. É justamente essa característica que faz com que eles sofram tanto nos dias mais quentes. Isso porque a pelagem dupla do Chow Chow dificulta muito a dissipação do calor.

Mas será que pode tosar o Chow Chow no verão? O Chow Chow pode ser tosado, mas com moderação. Cortar demais os pelos desse cão pode comprometer a regulação térmica e ter o efeito contrário do previsto. O recomendado é que eles sejam apenas aparados com uma tesoura e que o corte seja feito por profissionais especializados na raça.

7) Husky Siberiano

Husky Siberiano em pé ao ar livre
O Husky Siberiano é uma das raças de cachorro que apresenta pelagem dupla

O Husky Siberiano é uma raça de cachorro parecida com lobo. Mas assim como o Chow Chow, esses cachorros sentem calor demais quando as temperaturas estão elevadas. Isso acontece porque eles também apresentam uma pelagem dupla, o que faz com que eles sofram ainda mais nos dias mais quentes. Além disso, esse cãozinho ainda é cheio de energia, então a agitação nos dias mais quentes pode aumentar a temperatura corporal do cão e piorar a situação. Por isso, quando está muito calor, eles precisam ficar em ambientes bem refrigerados. 

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Adote um animal

10 cachorros que não crescem e sempre terão cara de filhote: conheça as raças pequenas mais adoráveis

Um critério que muitos tutores levam em consideração antes de adotar um cãozinho é o porte dele. Para quem procura uma raça pequena,...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais propensas a ficar doentes, segundo especialistas em saúde canina

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FCI), há cerca de 344 raças de cachorro reconhecidas no mundo. Cada uma delas ap...

Gato

Essas 10 raças de gato são perfeitas para crianças – e algumas vão te surpreender!

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Cuidados

Veterinária revela se realmente vale a pena investir na areia de mandioca para gatos

Nos últimos tempos, a procura pela areia de mandioca para gatos aumentou significativamente. Com esse movimento dos consumidores, mu...

Cachorro

6 formas de oferecer petiscos ao seu cachorro sem comprometer a dieta – veterinário recomenda uma tática infalível!

Oferecer um petisco para cachorro é uma excelente forma de agradar o seu amigo de quatro patas e reforçar comportamentos positivos. ...

Alimentação

É assim que você deve oferecer petiscos para o seu gato: veterinário explica o jeito certo!

Os petiscos para gatos são aliados poderosos do bem-estar felino, deixando qualquer pet mais feliz. No entanto, para que sejam benéf...

Ver todas
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?