Mesmo minúscula, a pulga de cachorro pode causar um grande problema na vida do tutor e do próprio pet. A coceira excessiva com certeza é o sintoma mais desconfortável, mas a pulga também pode provocar manchas vermelhas pelo corpo do animal e queda de pelos em locais específicos.
E pra piorar o que já estava ruim, a pulga de cachorro ainda tem a capacidade de se multiplicar rapidamente, se espalhando pelo ambiente e criando uma infestação que não é tão fácil de ser controlada. Por sorte, existem algumas técnicas eficientes para acabar de vez com a pulga de cachorro, tanto do ambiente quanto do animal.
Como seu cachorro pega pulgas?
A pulga de cachorro é um problema muito mais comum do que a gente imagina. O inseto consegue facilmente se esconder em locais de difícil acesso e pode agarrar no pelo do seu cachorro durante passeios na rua, visitas em pet shop ou veterinário e até mesmo no sapato sujo que você entra dentro de casa. Ao entrar em contato com a pele, a pulga de cachorro se alimenta do sangue dele, causando muita coceira e outros sintomas incômodos. Se você não faz ideia de como acabar com pulgas de cachorro, saiba que existem algumas técnicas super eficientes para te ajudar nessa missão.
Dicas de como acabar com pulga de cachorro
- O remédio para pulga de cachorro é uma excelente forma de acabar com a infestação desse parasita. Eles podem ser encontrados de diferentes formas, como comprimidos, coleiras e sprays, e agem matando as pulgas do corpo do cachorro e evitando uma nova infestação;
- Dê um banho em cachorro com produtos específicos para matar pulgas. Seja na versão de shampoo ou sabonete, essa é uma excelente forma de complementar o tratamento e ajudar a eliminar as pulgas do corpo do animal;
- Usar um pente para pulga em cachorro é a forma mais natural de retirar esse parasita do corpo do animal e os ovos depositados na pelagem, mas é importante que o acessório seja próprio pra este fim.
Dicas para matar pulga de cachorro do ambiente
- Dê uma boa faxina em casa: não adianta nada tirar todas as pulgas do corpo do animal e não eliminá-las do ambiente. As pulgas se multiplicam rapidamente, então é fundamental aspirar a casa, os móveis, os tapetes e até embaixo dos móveis. Não se esqueça de lavar as roupas de camas, almofadas e todos os acessórios do pet, como a caminha para cachorro, brinquedos e potes de refeição. É importante que a limpeza seja feita com água quente para matar os insetos;
- Receita caseira com bicarbonato: o bicarbonato de sódio é uma solução prática e eficiente para eliminar a pulga de cachorro de casa. Basta polvilhar ele nos locais onde o pet costuma ficar, como o chão e tapetes. Deixe agir por algumas horas e depois retire o produto com um aspirador de pó;
- Use spray repelente para pulga de cachorro: essa é uma ótima opção para acabar com esse parasita da casa. Ele combate as pulgas, os ovos, larvas e casulos, prevenindo uma nova infestação. Porém, é importante ter muito cuidado na hora de usar esse produto, pois ele pode ser tóxico para o pet. Por isso, quando for aplicar o produto, certifique-se de que o animal não vá ter contato com o ambiente por algumas horas.
Quanto tempo a pulga sobrevive no ambiente?
O grande problema da pulga de cachorro é que ela é extremamente resistente. Para se ter uma ideia, uma pulga pode passar 200 dias sem se alimentar e escondida em frestas e locais mais escuros, como atrás de móveis. Se a dúvida é quanto tempo a pulga sobrevive no ambiente, a resposta é de até 1 ano. Por isso é tão importante matar a pulga de cachorro do ambiente o quanto antes.
Onde as pulgas ficam no ambiente?
Além de ser resistente, a pulga de cachorro é bem pequenininha, quase imperceptível. Por isso, nem sempre é fácil visualizá-las em casa. Quando não estão no corpo do cachorro, elas gostam de se esconder nos locais onde o animal fica, como na caminha deles, nos brinquedos, tapetes e sofás. Mas eles também podem estar bem escondidos nos cantinhos que ninguém vê, como nas frestas de janelas e rodapés. Por essa razão, é fundamental que a limpeza do ambiente seja feita com muita atenção e cuidado.
Onde fica o ninho de pulgas?
Por incrível que pareça, uma pulga é capaz de colocar 50 ovos em único dia. Elas se desenvolvem em um período de duas semanas e podem viver no mesmo ambiente por até 1 ano. Não é à toa que os especialistas recomendam levar a limpeza da casa bem a sério quando o descobre que o animal está infestado por pulgas. Além de eliminar os parasitas do corpo, os tutores também precisam ir até a raíz do problema e eliminá-la de uma vez por todas.
O ninho de pulga pode ser encontrados em lugares como tapetes, carpetes, vegetação e nos cantinhos que ninguém imagina. Por isso, quando falam em pulga de cachorro, todo cuidado é pouco!