Encontrar um cachorro abandonado nas ruas pode ser uma experiência angustiante, mas a forma como você reage diante dessa situação pode fazer total diferença para a sobrevivência e o bem-estar do animal. Nas ruas, os cachorros passam frio, fome e ficam suscetíveis a uma série de perigos, como contrair doenças fatais ou se envolver em acidentes.
Por essa razão, é fundamental tentar ajudar esse cãozinho indefeso que está enfrentando tantas dificuldades. Se você está se perguntando como fazer isso, existe um cuidado muito simples, que qualquer pessoa pode oferecer, mas que é importantíssimo para salvar a vida do cachorro. Confira que cuidado é esse:
O que fazer ao encontrar um cachorro abandonado?
Todo mundo tem dúvida de como agir ao encontrar um cachorro abandonado: será que me aproximo, ligo para alguém ou levo ele para casa? O primeiro passo para ajudar os cachorros abandonados é tomar muito cuidado ao se aproximar dele. O desejo de ajudar pode ser maior do que a razão, mas é importante lembrar que um cachorro abandonado pode estar infectado por alguma zoonose perigosa para a saúde humana, como é o caso da raiva. Por isso, você deve tomar muito cuidado para não tomar uma mordida de cachorro, pois além de propagar doenças, também pode causar ferimentos graves.
O recomendado é que, ao encontrar um cachorro abandonado, você se aproxime bem devagar dele enquanto fala de forma afetuosa. Muitos cachorros abandonados carregam traumas e podem se sentir ameaçados com a aproximação de estranhos, então é importante ficar de olho no comportamento canino à medida que você se aproxima. Se o cão começar a rosnar, por exemplo, pare, se afaste e ligue para a polícia para auxiliá-lo no resgate. Agora, se ele começar a balançar o rabinho e se aproximar, você deve abaixar na altura dele e colocar a mão para que ele cheire. Se ele deixar, faça um carinho bem suave no topo da cabeça dele para que ele sinta mais confiança em você.
Depois que você estiver próximo do animal, verifique se ele está usando uma coleira com identificação para cachorro. Se tiver, veja se na coleira possui o número do telefone do tutor para que você possa ligar e avisar que encontrou o animal. Mas, se não tiver, existe um cuidado simples que você deve tomar com o cachorro abandonado que pode salvar a vida dele.
Um cuidado simples pode salvar a vida do cachorro abandonado
Muita gente pergunta para onde levar um cachorro abandonado sem saber que a resposta pode salvar a vida dele. É muito comum cometerem o erro de levar o cachorro abandonado para casa, logo após o resgate, mas isso não é recomendado. Na verdade, eles devem ser levados para uma consulta veterinária para serem examinados por um médico.
Esse cuidado simples é importante por vários motivos. Durante a consulta, o médico veterinário vai examinar o corpo do cachorro para verificar se ele está ferido, doente ou infectado por pulgas e carrapatos. Ele também vai solicitar exames de sangue para verificar como está a saúde do animal e aplicar as vacinas para cachorro mais importantes. Essa consulta permite que o médico veterinário veja se o animal está doente para iniciar o tratamento o mais rápido possível, cuidado que pode salvar a vida do cachorro.
Confira outras maneiras de ajudar um cachorro abandonado
Além de levar o cachorro abandonado para o veterinário, existem outras atitudes que você pode tomar para ajudar esse pet. A primeira delas é que, provavelmente, esse cãozinho está durante muito tempo sozinho pelas ruas, então é bem provável que esteja com sede e fome. Por isso, se possível, ofereça o mais rápido possível água fresca e ração para cachorro.
Mas onde deixar cachorro abandonado? Após a consulta com o médico veterinário, você deve encontrar um lar temporário para o cão até encontrar uma ONG de confiança. Eles ajudam a encontrar um lar para o pet de maneira responsável e segura, e ainda se comprometem a castrar e cuidar do animal até a adoção.