Cuidar da saúde física do gatinho é fundamental para garantir o bem estar do animal, mas não se pode esquecer que a saúde mental também exige atenção especial dos tutores. Afinal, um gato estressado pode sofrer como se estivesse doente. É essencial reconhecer os sinais de estresse felino para reverter essa situação. No entanto, alguns sinais de estresse felino são tão sutis que passam despercebidos até pelos tutores mais atentos. Quer saber quais são esses sinais? O Patas da Casa reuniu 6 comportamentos que indicam que seu amigo de quatro patas está precisando de um cuidado a mais com a saúde mental. Vem conferir!
1) Gato se lambendo muito indica compulsão provocada por estresse
A autolimpeza felina - também conhecida como “banho de gato” - é um comportamento natural e saudável dos gatinhos. Eles se lambem para retirar as impurezas que ficam nos pelos, ação que ainda estimula a produção de óleos naturais da pele e deixa a pelagem com aspecto brilhoso e saudável. No entanto, se as lambeduras forem compulsivas a ponto de provocar feridas na pele ou perda de pelo, é hora de ligar o alerta vermelho. Esse é um sinal clássico de que o seu gatinho está estressado ou muito incomodado com algo.
2) O gato fazendo xixi no lugar errado não é um bom sinal
Super higiênicos, os gatos prezam muito por um banheiro limpinho e fazer as necessidades no local correto. Por isso, o gato fazendo xixi errado e fora da caixa de areia é um sinal de que ele esteja estressado. Geralmente esse comportamento acontece após alterações na rotina do felino, seja por mudança de residência ou até da posição da caixinha.
3) Um gato estressado demonstra maior agressividade
A agressividade é outro sinal clássico do gato estressado. Eles tendem a exibir um comportamento mais agressivo, como morder ou arranhar pessoas e outros animais da casa. Esse comportamento pode ser uma resposta defensiva ao sentimento de ameaça ou desconforto que deixou o pet estressado. É uma forma do bichano se “proteger” e se sentir mais seguro.
4) Gato se coçando mais que o normal pode estar estressado
Geralmente, a coceira em gatos acontece quando há presença de pulgas, carrapatos, alergias ou algum corpo estranho na pele. O gato que se coça muito e não apresenta nenhuma dessas condições provavelmente está estressado. Esse sinal ocorre pelo mesmo motivo das lambeduras, indicando que o felino está incomodado com alguma situação.
5) Miados longos e altos são indicativos de estresse no gato
Esse talvez seja o sinal mais difícil de ser identificado pelos tutores, especialmente se ele tiver um gato “falante”. Isso porque alguns bichanos adoram conversar e miam bastante, como é o caso da maioria dos gatos laranjas. Contudo, é preciso um pouco de atenção nesse comportamento, pois miados excessivos podem indicar o gato estressado. O miado de gato alto e longo é uma maneira do felino chamar atenção do tutor e demonstrar desconforto. Então fique atento, pois a vocalização pode ser uma forma do bichano pedir ajuda.
6) Se o gato não quer comer ou está comendo demais, pode ser estresse
Assim como nos humanos, o estresse pode afetar o apetite dos gatos. Quando estão estressados, o corpo do gato libera um hormônio chamado cortisol, que pode provocar o aumento ou diminuição da fome. Isso pode acontecer por duas razões: a primeira é que o estresse causa desconfortos gastrointestinais que reduzem a sensação de fome no animal; já a segunda é o contrário, os gatinhos podem comer mais por sentirem que a comida é a fonte de conforto para o estresse.
O que deixa um gato estressado?
Existem várias situações que podem deixar o gato estressado, e identificar a origem do problema é fundamental para a saúde e bem-estar animal. As principais causas para o estresse nos gatos são as mudanças na rotina, a presença de estranhos no ambiente, deslocamentos e doenças. Contudo, outras situações também podem provocar o surgimento desse sentimento, como ambientes barulhentos, a chegada de um novo animal, falta de estímulos e solidão. Fornecer um ambiente organizado, estável, seguro e enriquecido pode afastar esse sentimento, deixando os gatos felizes e relaxados.