É comum observar no dia a dia um cachorro ofegante, especialmente nos dias mais quentes do verão. Na maioria das vezes, isso é apenas um comportamento natural que não indica nenhum problema de saúde para o animal, ainda mais se ele tiver acabado de voltar do passeio. No entanto, em determinadas situações, o cachorro com respiração ofegante e com dificuldade de respirar pode ser um sinal de alerta e motivo de preocupação. O Patas da Casa vai te mostrar como interpretar o cachorro ofegante e te explicar porque o cachorro fica com a língua para fora. Vem conferir!
Cachorro com respiração ofegante: situações que não precisa se preocupar
Nem sempre o cachorro com respiração rápida e ofegante é indicativo de algum problema de saúde. Na maior parte dos casos, o cãozinho está apenas regulando a temperatura corporal. Enquanto os humanos controlam sua temperatura corporal pelo suor, os cães fazem isso por meio da respiração. Então um cachorro com a língua para fora é normal em alguns casos, pois é pela língua que eles transpiram e fazem a troca de calor necessária para se adaptar ao ambiente. Confira situações que não indicam risco para a saúde do cachorro:
- Depois do passeio: Após passear com cachorro, é comum que eles fiquem ofegantes. Essa é uma atividade que acelera as funções metabólicas do cão, por isso que após os passeios é natural que eles respirem de forma acelerada para recuperar o fôlego.
- Excitação: quando chegamos em casa após um longo dia de trabalho, muitos cães ficam super alegres e excitados com o encontro. Nesses momentos, a empolgação pode acelerar os batimentos cardíacos do animal e deixar o cachorro respirando rápido. Isso também acontece durante os “zoomies”, que são os ataques de euforia do cão.
- Dias quentes: o cachorro com a língua de fora durante os dias mais quentes é comum, já que eles transpiram pela língua e patas. Então não se desespere se o pet apresentar esse comportamento no verão, pois um é comum em um cachorro com calor. Esse é o mecanismo que eles têm para regular a temperatura normal do cachorro.
Sinais de alerta! Quando um cachorro ofegante representa perigo?
Por outro lado, um cachorro respirando muito rápido e com dificuldade para respirar pode indicar algum problema sério. Dentre as causas mais comuns desse comportamento canino, podemos destacar a pneumonia em cachorro, problemas no coração, anemia, colapso de traqueia em cães e até ansiedade. Veja os tipos de respiração que podem ser preocupantes:
- Cachorro com respiração curta e rápida: quando isso acontece, pode indicar um cachorro hiperventilando. É como se o pet estivesse com falta de ar e tentando puxar o ar para os pulmões. Isso pode acontecer devido a ansiedade, estresse ou problemas respiratórios nos cães.
- Cachorro ofegante com a língua roxa: esse é um sintoma da cianose, um processo que acontece quando há uma má oxigenação no organismo, deixando a língua do pet roxa. Se vier junto de tosse, pode indicar um cachorro engasgado. Nos dois casos é necessário levar o pet ao veterinário imediatamente, mas se ele estiver engasgado, o tutor deve tentar obstruir as vias respiratórias do cão.
- Cachorro respirando muito rápido com coração acelerado: na maioria das vezes indica um problema no coração do cachorro. Quando o coração é afetado, a circulação do sangue e o transporte de oxigênio ficam comprometidos. Isso acaba comprometendo a respiração cutânea e aumentando os batimentos cardíacos do cachorro.
Porque o cachorro fica com a língua para fora quando está ofegante?
Colocar a língua para fora é a maneira que os cães têm de resfriar o corpo diminuindo a temperatura corporal. Como eles transpiram pela língua, eles abrem a boca para aumentar a superfície de contato para a evaporação do suor. Contudo, existe raça de cachorro que fica naturalmente com a língua para fora devido a sua anatomia facial. É o caso das raças de cachorro braquiocefálico, como o Pug, Bulldog Francês , Boxer e o Shih Tzu.
Cachorro muito ofegante, o que fazer?
A primeira coisa a se fazer quando encontrar o cachorro muito ofegante é analisar atentamente o comportamento do cachorro para ver se ele não apresenta nenhum outro sintoma preocupante, como a língua roxa, e também analisar o contexto da situação. Se o cachorro ofegante está assim após a prática de exercício físico, você deve oferecer água fresca e deixá-lo se acalmar sozinho. Se for o caso de um cachorro com muito calor, você pode seguir algumas dicas de como refrescar o seu pet. Porém, se o animal apresentar algum sintoma mais grave, como desmaios, convulsões, fraqueza e perda de equilíbrio, é preciso levá-lo imediatamente ao veterinário, pois pode se tratar de um caso de hipertermia em cães. Essa situação é muito comum em um cachorro com calor excessivo.
Como aliviar o calor do cachorro?
Quando nos deparamos com um cachorro com calor, sintomas como salivação excessiva, respiração ofegante, perda de apetite e apatia são bem comuns. Então como aliviar o calor do cachorro? Você deve oferecer água gelada potável para o pet e refrescá-lo com ventiladores ou ar condicionado. O picolé para cachorro nos dias mais quentes também é uma ótima opção. Evite passeios também, especialmente entre às 10h e 17h.