Todo gateiro sabe que os gatos têm comportamentos bem peculiares. Muito disso se deve aos instintos selvagens da espécie, que foram preservados mesmo com a domesticação. É por isso que quando falamos da personalidade felina, vários hábitos são comuns a vários bichanos, como arranhar superfícies “fofas” e até amassar pãozinho. Se você é pai ou mãe de pet, veja abaixo 6 comportamentos inusitados que é claro que todo gato tem!
1) Eu sou um gato, e é claro que eu vou usar qualquer caixa de papelão como minha casinha
O fascínio dos felinos por caixas de papelão não é de hoje. Os animais encontram nessas caixas um verdadeiro refúgio. Por isso, é muito comum receber uma encomenda e, em questão de segundos, o seu gatinho se apropriar da caixa que você recebeu.
Mas por que gatos gostam de caixas de papelão? A resposta é muito simples: a textura do material é confortável, então vira um ótimo local para os gatos se deitarem e se esconderem de possíveis “predadores”. Além disso, é um material que dá para o gato arranhar e rasgar, estimulando outros sentidos do pet e até gastando a energia dele.
2) Eu sou um gato, e é claro que eu vou te acordar todo dia de manhã bem cedo
Os gatos são animais noturnos com hábitos crepusculares. Isso significa que eles ficam mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer. Na vida selvagem, esses seriam os melhores horários para a “caça”, o que explica o comportamento. É por esse motivo que o seu gato te acorda muito cedo todo dia: logo de manhãzinha, antes mesmo de o sol raiar, é a hora que ele está mais disposto para interagir e brincar. Para evitar que isso vire rotina, o ideal é não dar muita confiança.
3) Eu sou um gato, e é claro que eu vou afiar minhas unhas no sofá da sala
É muito comum ver o gato arranhando diferentes superfícies em casa, mas principalmente o sofá, colchão e as partes laterais das camas. Esse é outro hábito que parte dos instintos felinos: na natureza, esses animais viviam afiando as garras nas árvores, troncos e pedras que viam pelo caminho.
Agora, eles fazem isso dentro da casa dos tutores, em qualquer lugar que eles julguem servir como um arranhador. Por isso a importância de ter os acessórios certos. Assim, você consegue direcionar o comportamento adequadamente, sem inibir os instintos do pet nem prejudicá-lo.
4) Eu sou um gato, e é claro que você nunca mais vai ao banheiro sozinho
Existem alguns sinais de que um gato te escolheu como dono. Um deles é muito óbvio: quando você é o “escolhido” do bichano, ele simplesmente não vai te largar mais — nem mesmo nos momentos em que você quer uma certa privacidade. O gato seguindo o dono no banheiro (e por toda a casa, na verdade) é muito comum. Além disso, só prova que a ideia de que os felinos são desapegados é bem equivocada — o amor de gato está nos detalhes.
@petterogato Eu sou um GATO e é ÓBVIO que…. #trend #eusouumgatoeéobvio #éobvioque #trendviral #trendviraltiktok #videoviral #viral #alertatrend #essevideotanofy??? #vaiprofycaramba #gatos #animaisnotiktok #gatosnotiktok #fypシ゚viral #audioviral #maedegato #animais_de_estimação #gatostiktok #fypシ #gatosdetiktok #mesegue #eusoueéobvio #trending #trendingvideo #trendviralvideo ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice
5) Eu sou um gato, e é claro que eu vou deitar em cima do seu notebook enquanto você estiver ocupado
Só quem já precisou dividir o espaço com um gato no home office sabe como pode ser difícil trabalhar usando um notebook nessas horas. Um comportamento felino bem curioso é que esses animais gostam de deitar em cima do notebook. Então mesmo que você esteja trabalhando, ele vai fazer o possível e o impossível para se aninhar em cima do seu teclado.
Mas por que isso acontece? Como a temperatura do aparelho fica mais alta quando estamos usando, o gato procura o notebook para deitar porque ali é mais quentinho do que em outros lugares. Ou seja, é o lugar perfeito para tirar uma soneca!
6) Eu sou um gato, e é claro que eu vou me esconder nos lugares mais improváveis da casa
Existem inúmeras histórias engraçadas de gatos "perdidos" dentro de casa. O gato gosta de se esconder por um motivo de proteção. Mesmo que hoje em dia eles não precisem se preocupar mais com isso, o instinto prevalece e, querendo ou não, em algum momento eles vão se enfiar em algum lugar inusitado. Não é à toa que vários relatos de gato escondido no sofá já viralizaram — em um deles, inclusive, uma gata viajou 100 km escondida dentro de sofá vendido por tutor. Por isso, é sempre bom saber quais são os “refúgios” do seu pet por precaução.