O teste de gravidez para cachorro permite ao tutor descobrir se a pet será mamãe ou se os sintomas que levantaram a desconfiança são, na verdade, fruto de algum problema com a saúde física ou comportamental. Afinal, as fêmeas também sofrem de gravidez psicológica e os os sintomas gestacionais são parecidos com outros males, como o câncer de útero. Realizar o teste de gravidez canina ajuda a fechar o diagnóstico, além agilizar o tratamento de diversas doenças. Se desconfia que a cadela está grávida, leia a matéria e descubra como funciona esse exame de cachorro.
Teste de gravidez para cadela é feito no veterinário
A gestação canina não é muito diferente da gravidez humana. A cadela também sofre mudanças físicas e comportamentais que a preparam para a chegada de uma ninhada. No entanto, a gestação da cadela é mais curta - 60 dias, em média - e as transformações muitas vezes confundem tanto a pet quanto o tutor, como nos casos de cachorra com gravidez psicológica, por exemplo. Para sanar a dúvida, o melhor caminho é pedir que um médico veterinário de confiança realize o teste de gravidez para cachorro.
Mas como funciona? Para saber se a cadela está prenha, o teste de gravidez é feito através de um exame de sangue que vai testar os níveis de um hormônio chamado relaxina, que dispara no começo da gestação. Ou seja, muita relaxina no sangue vai indicar cadela gestante. Mas como a gravidez canina dura em média dois meses, as mudanças são radicais e, para garantir mais eficácia, a partir de 25 dias do início dos sintomas o tutor já pode recorrer ao teste. Também é comum o veterinário fazer a palpação do abdômen da doguinha antes do exame de sangue.
Assim como o Beta HCG, o resultado do teste de gravidez para cachorro sai na hora. Caso o resultado seja positivo, o médico veterinário realiza em seguida o ultrassom para checar o desenvolvimento dos filhotes e prepara um cronograma de exames e cuidados para uma gestação canina tranquila e saudável.
Enjoo é um dos sintomas que pode ser investigado a partir do teste de gravidez canina
O cio da cadela é precoce e com seis meses de vida ela já pode procriar. Em média, o cio dura três semanas e ocorre a cada oito meses. Nesse momento, se a cadela não for castrada e tiver acesso a machos não castrados, uma gravidez pode começar.
Porém, o período fértil também é estressante para a fêmea e toda essa perturbação hormonal pode provocar uma gravidez psicológica. Ou seja, se a cadela não cruzou e está com sintomas de gravidez, busque imediatamente um veterinário para iniciar o tratamento. A pseudogestação em cães é dolorosa e impacta na saúde física. São vários os sintomas de uma gestação canina e, a partir do primeiro mês, as alterações vão desde o apetite da cadela ao seu comportamento:
- Crescimento, inchaço e mudança de cor das mamas;
- Enjoo e vômitos matinais;
- Menor produção de muco;
- Ganho de peso e inchaço na barriga;
- Perda ou ganho de apetite.
Teste de gravidez para cachorro deu positivo? Alimentação e outros cuidados com cachorra grávida
Após o resultado positivo no teste de gravidez de cachorro é fundamental o tutor seguir as recomendações veterinárias para manter a saúde da gestante e formar uma ninhada saudável. Geralmente, o veterinário prepara um cronograma de check-ups para acompanhar a gestação e pode recomendar vitaminas e suplementos para suprir a demanda de nutrientes da cadela e seus filhotes. Você também pode dar banho em cachorra grávida para manter a higiene dela, algo que vai ser mais difícil logo que ela parir. Outro detalhe importante é preparar um canto confortável para ela conceber e cuidar dos filhotinhos.
Algumas raças pequenas, como o Pinscher e Poodle Toy costumam ter gravidez de risco e precisam de mais atenção. Para evitar uma ninhada, recorra a castração canina, pois o anticoncepcional para cachorro é extremamente prejudicial para a saúde do pet. E quando é o contrário, cachorro sente gravidez da dona e ele vai se tornar ainda mais dócil e protetor.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes