Se você pensa que apenas os cães de porte grande podem ser caçadores, está muito enganado! Algumas raças de cachorro de porte pequeno estão aí para provar que tamanho não é documento. O instinto caçador está presente em todos os cães, o que muda é a intensidade e a forma como os cachorros sentem o ambiente ao redor deles. Isso não tem nada a ver com o porte do animal, mas sim com outros fatores, como predisposição da própria raça. Muitos cães pequenos foram criados exatamente para serem caçadores, por conta do olfato de cachorro apurado, personalidade corajosa, energia e até mesmo por seu tamanho capaz de acessar os locais mais difíceis. Confira aqui algumas das raças de cachorro de porte pequeno que nasceram para caçar!
1) O Beagle possui um olfato de cachorro extremamente desenvolvido
O Beagle é, sem dúvidas, um dos pets com o olfato de cachorro mais apurado. Apesar do tamanho pequeno para médio, a raça era usada para caçar animais, principalmente coelhos, há mais de 500 anos. Na verdade, ser um cachorro de porte pequeno era uma grande vantagem durante a caçada. Hoje, o Beagle se tornou um cão doméstico que traz muita alegria aos tutores com seu jeito dócil e aventureiro, sempre em busca de algo para farejar. Mas você ainda pode encontrá-lo trabalhando como cão farejador em aeroportos, buscando armas e drogas. Afinal, seu faro de cachorro aguçado consegue reconhecer mais de 50 cheiros diferentes!
2) Fox Terrier: seu faro de cachorro o tornou um exímio caçador de raposas
O Fox Terrier é um cachorro de porte pequeno que também é um grande caçador. Sua especialidade é caçar raposas - daí vem o seu nome Fox, que significa raposa em inglês. O faro do cachorro, junto com sua agilidade, o ajudava a ser um exímio caçador desses animais, tornando-o perfeito para o trabalho. A grande energia é uma das características mais marcantes de um Fox Terrier, o que dá a ele um temperamento atlético e de personalidade forte.
3) Jack Russell Terrier é um cachorro de porte pequeno que não deixa a desejar no instinto caçador
O Jack Russell Terrier veio da mistura entre o White Terrier Inglês - raça que não existe mais - e o Fox Terrier. Assim como o Fox Terrier, era um grande caçador de raposas e outros animais. Além de seu olfato de cachorro apurado, ele é corajoso e muito inteligente, além de possuir uma personalidade forte e sempre alerta. O Jack Russell Terrier ama correr e é muito brincalhão, pois energia é o que não falta nesse cachorro que não cresce.
4) Poodle: uma mistura de fofura e instinto caçador bem apurado
Não se deixe enganar pelo tamanho e fofura de um Poodle! Essa raça de lindos pelos encaracolados são excelentes nadadores, o que, aliado ao seu faro de cachado bem desenvolvido, fez com que se tornassem caçadores de aves aquáticas. O Poodle hoje é extremamente popular dentro das casas de humanos, principalmente por serem muito agitados e brincalhões. Por conta de seu instinto caçador, brincar de esconde-esconde e outras brincadeiras em que ele possa usar esse instinto os deixam extremamente animados.
5) Dachshund: o faro do famoso cão salsicha é uma vantagem do animal desbravador
Você provavelmente conhece o cão da raça Dachshund como “Salsicha”. Esse cachorro de porte pequeno com o famoso corpo alongado e é uma das raças mais populares e queridas pelos humanos. Mas muitos não sabem que por trás de sua aparência esguia, possui um grande instinto caçador. O Salsicha costumava ser usado para caçar texugos dentro de suas tocas. O faro do cachorro da raça, atrelado ao seu temperamento desbravador e agitado, os deixam prontos para caçar sempre que preciso.
6) Yorkshire é a prova de que não é preciso ter o porte grande pra ser corajoso
Outra raça de cachorro que não cresce e pode te causar espanto ao dizer que nasceu para caçar é o Yorkshire. Esse cachorro de porte pequeno tão fofo e delicado foi, na verdade, criado para caçar ratos. Ele possui um grande instinto caçador e muita inteligência. Esse cãozinho determinado é extremamente valente e possui altos níveis de energia, se tornando perfeito para a caçada. O instinto de proteção também é enorme e está sempre prestando atenção ao seu redor. O Yorkshire é tão independente, carinhoso e esperto que se tornou uma das dez raças mais populares entre os humanos.
7) Por ser um cachorro de porte pequeno, o Maltês era um excelente caçador de roedores
O Maltês é mais uma das raças de cachorro de porte pequeno que não parece, mas possui um grande instinto caçador. Hoje, é o típico animal de companhia para humanos, mas antigamente era muito usado para caçar roedores. O tamanho pequeno desse cachorro que não cresce era uma grande vantagem, pois conseguia entrar nas tocas com facilidade. Mesmo fazendo parte dos lares de humanos na atualidade, o Maltês, uma das raças de cachorro mais antigas do mundo, continua com sua habilidade de caçador e agilidade presentes. Por isso, são muito ativos e possuem energia para gastar.
Redação: Maria Luísa Pimenta