Como chamar cachorro fêmea: cachorra ou cadela? Esses dois termos são bastante utilizados, mas também são alvo de dúvidas. Muitas pessoas não sabem qual é o jeito certo de denominar a fêmea de cão. Enquanto algumas pessoas optam por um deles, outras usam os dois termos sem problemas. Além disso, há ainda quem não goste de utilizar nenhum dos dois nomes, já que eles podem ser considerados ofensivos para algumas pessoas. Para acabar com todas as dúvidas, o Patas da Casa te explica de uma vez por todas qual é o feminino de cachorro. Confira!
Qual o feminino de cachorro? Entenda se o correto é cachorra ou cadela
A dúvida se o correto é cadela ou cachorra é comum a muita gente mas a verdade é que nenhum dos termos está errado. É isso mesmo: tanto cadela quanto cachorra são termos corretos para definir o cachorro fêmea. A diferença é que “cadela” é o feminino de “cão”, enquanto “cachorra” é o feminino de “cachorro”. Como tanto “cão” quanto “cachorro” são termos corretos, o mesmo vale para “cadela” e “cachorra”. Portanto, não precisa ter dúvidas na hora de se referir à fêmea de cão. Ao falar cachorra ou cadela, pode ficar tranquilo que não está errado.
Cadela e cachorra são sinônimos?
O feminino de cachorro ou cão pode ser cachorra ou cadela. Mas você sabia que teoricamente esses dois termos não são sinônimos? A explicação é simples: cachorro e cão não são a mesma coisa! Na teoria, cachorro é o termo designado para os filhotes da espécie, enquanto cão é o animal adulto. Isso está presente nas definições de alguns dicionários e livros mais antigos. Seguindo essa lógica, cachorra e cadela também não significam a mesma coisa. Porém, com o passar do tempo, essa ideia foi se extinguindo. Hoje, tanto cachorro quanto cão são aceitáveis para definir o animal independentemente da idade. Assim, não tem mais com o que se preocupar e você pode usar cachorra ou cadela para qualquer cachorro feminino.
Cadela ou cachorra: termos sofrem preconceito na sociedade
Apesar de os termos “cachorra” ou “cadela” gerarem muitas dúvidas quanto ao seu uso correto, isso não ocorre com os termos “cachorro” ou “cão”. Isso acontece porque, com o tempo, as palavras cadela ou cachorra passaram a ser utilizadas como xingamentos machistas para definir mulheres. Até existem pessoas que usam “cachorro” para xingar homens, mas a palavra não carrega o mesmo tom pejorativo que “cadela” ou “cachorra” têm. É justamente pelo fato de as pessoas estarem acostumadas a ouvir o feminino de cachorro como algo negativo que há esse medo na hora de se referir a uma cachorrinha.
Muitas pessoas têm medo de parecerem indelicadas ao vocalizar esses termos. Por isso, optam por falar “cachorro fêmea” ou “cachorro feminino”. Porém, isso é apenas uma consequência do machismo que levou a essa ideia. Cadela ou cachorra são duas palavras corretas e podem ser utilizadas sem medo para se referir ao cachorro fêmea.
Cachorra ou cadela: como me referir ao cachorro fêmea de alguém que você não tem intimidade?
Por conta desse senso comum de que cachorro ou cadela são termos pejorativos, muitas pessoas têm medo de serem indelicadas na hora de se referir a uma cachorrinha. Mesmo que você saiba que os dois termos estão corretos e que não há problema algum em utilizá-los, é comum ter receio de que o tutor não goste de alguma dessas palavras. Então como me referir pela primeira vez a uma fêmea de cão de alguém que não tenho tanta intimidade? A melhor forma de tirar essa dúvida é perguntando ao tutor se ele tem alguma preferência. Caso você não queira perguntar, observe como ele mesmo se refere à sua pet. Por fim, saiba que a melhor saída é sempre chamar a cadela pelo seu próprio nome. Assim, não tem erro!
Confira dicas de nomes para cachorra ou cadela!
Não interessa se você chama seu pet de cachorra ou cadela. Os cães não sabem o que é feminino e masculino, então isso não faz a menor diferença para eles. O que importa para os pets é o nome de cachorro que você escolheu. A linguagem canina é surpreendente e, de certa forma, o cachorro entende o que a gente fala. Fatores como repetição de palavras e uso de entonação permitem que o animal compreenda algumas coisas que queremos dizer. É por isso que os cães respondem ao seu próprio nome: eles estão acostumados a ouvir o tutor utilizar essa palavra para chamá-los.
Viu como escolher um nome para o seu pet faz toda a diferença? Se você está em busca de opções, o Patas da Casa te dá algumas dicas de nomes para cadela ou cachorra para que você possa chamar sua peludinha. Confira!
- Atena
- Amora
- Biruta
- Bombom
- Cookie
- Elsa
- Gigi
- Jujuba
- Madonna
- Mafalda
- Preguiça
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes