Adoção animal

Filhote de Galgo Italiano: 10 fatos para conhecer esse cãozinho adorável

Publicado - 30 Setembro 2024 - 18h09

Atualizado - 30 Setembro 2024 - 18h10

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O Galgo Italiano, conhecido carinhosamente como galguinho, é uma raça perfeita para quem está em busca de um companheiro leal, amoroso e cheio de disposição. Ele é divertido, engraçado, energético, mas também é extremamente carinhoso e amigável com a família. Diferente de outros tipos de Galgo, ele tem um tamanho bem mais compacto, mas sem deixar de lado as características mais ilustres desse grupo de cães: o corpo esguio, pescoço longo e as pernas longas.

Agora imagina todas essas características em um filhote de cachorro da raça? É um combo de fofura! Para te contar um pouco mais sobre essa raça de cachorro, reunimos 10 fatos sobre o Galgo Italiano filhote.

1) Ironicamente, o Galgo Italiano é originário do Egito

O Galgo Italiano, conhecido também como Pequeno Lebrel Italiano, é uma raça de cachorro bem antiga. Acredita-se que eles surgiram no Antigo Egito séculos atrás, por volta de 2.900 anos a.C. Essa teoria é muito reforçada por estudiosos, pois nos túmulos dos Faraós do Egito foram encontrados cachorros mumificados que eram muito parecidos com a raça. Mas por que eles são chamados de Galgo Italiano?

Imagem Quiz:Qual raça de cachorro você é?

Qual raça de cachorro você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Acontece que, no início do século V,  essa raça chegou na Itália e se desenvolveu até se tornar o Galgo Italiano que conhecemos hoje. Além disso, eles só se popularizaram país europeu, por isso são chamados hoje em dia de Galgo Italiano. Apesar de serem antigos, só foram reconhecidos pelo American Kennel Club (AKC) em 1886.

2) O Galgo Italiano é extremamente veloz

Uma das principais características do Galgo Italiano com certeza é a sua velocidade. Essa é uma das raças mais velozes que existem, perdendo apenas para o ‘primo’ Galgo Inglês, o cachorro mais rápido do mundo. Eles podem chegar a atingir 40 km/h durante as corridas, e por isso já foram muito utilizados para perseguir presas como lebres e veados. Ou seja, uma das brincadeiras prediletas do filhote Galgo Italiano com certeza são as brincadeiras elétricas. A explicação está na própria anatomia: as pernas mais finas e compridas contribuem para que a habilidade dos esportes seja mais precisa ainda.  Quem sabe ele não pode se tornar seu companheiro de corrida no futuro?

3) O corpo do Galgo Italiano é esguio e elegante

O corpo do cachorro Galgo Italiano é outro ponto que chama muita atenção na raça. A estrutura dele é atlética, forte e esguia, o que dá um charme e elegância para esses peludos. Pequenos, medem entre 32 e 38 centímetros e podem pesar no máximo 5 quilos. É exatamente por isso que ele é conhecido como galguinho italiano, já que ele é uma das menores raças do grupo de cães Galgos. Apesar de um filhote de galgo ainda não ter se desenvolvido completamente, essas características físicas ficam bem evidentes logo nas primeiras semanas de vida.

3) Os pelos do Galgo Italiano são curtinhos e finos

O pelo de cachorro Galgo é bem curto, fino e sedoso. Inclusive, se você olhar rapidamente para um filhote galgo, pode até pensar que ele é totalmente pelado. Mas se você chegar bem pertinho, vai perceber que os pelos são bem rentes a pele, e por isso são quase imperceptíveis. Vale dizer que essa característica contribui bastante para a velocidade do animal durante as corridas, pois os pelos apresentam uma característica aerodinâmica.

4) O Galgo Italiano apresenta variedade de cores

Outro ponto que chama bastante atenção no galguinho italiano é a variedade de cores que eles podem ter. As cores de cachorro da raça são bem variadas, então pode ter certeza que você vai se apaixonar por alguma delas. É possível encontrar um Galgo filhote todo preto, cinza, amarelo, fulvo e vermelho. Se você sempre quis um cachorro branco, no entanto, não vai encontrar essa característica em um galguinho. Essa raça pode apresentar apenas algumas manchas branquinhas espalhadas pelo corpo.

5) Devido à pelagem, o Galgo Italiano é pouco resistente ao frio

Outra característica que merece muita atenção dos tutores é em relação a temperatura. A pelagem do Galgo Italiano é bem baixinha e fina, por isso não é nada incomum encontrar esse pet encolhido no inverno. Para evitar um cachorro com frio, é fundamental manter cobertas pela casa ou colocar roupinhas no animal. Esse cuidado deve ser redobrado com o filhote de Galgo, especialmente porque ele tende a ser mais sensível e apresentar uma imunidade mais baixa que os adultos. Então para evitar um cachorro resfriado, é melhor mantê-lo aquecido nos dias mais frios.

Galgo Italiano brincando Galgo Italiano nadando rosto de Galgo Italiano Galgo Italiano ao ar livre Galgo Italiano no colo de mulher Galgo italiano filhote em uma caixa Galgo Italiano dormindo em cama Galgo Italiano com brinquedo na boca Galgo Italiano deitado encolhido Galgo Italiano correndo

6) O Galgo Italiano tem uma personalidade gentil

Se você já está apaixonado no Galgo Italiano, espere para conhecer um pouco mais sobre a personalidade desses ‘peludos’. O galguinho é extremamente companheiro da família, e essa é uma das características que mais encantam na raça. Ele é amoroso, leal, gentil e adoram passar o tempo ao lado dos tutores. São sociáveis com humanos e outros pets, mas é sempre bom acostumar o filhote com diferentes situações no primeiro ano de vida para que não cresça medroso ou reativo.

7) O Galgo Italiano pode ser meio preguiçoso

Apesar de ser um dos cachorros mais rápidos do mundo, o Galgo Italiano pode ser bem preguiçoso. Quando não está correndo e gastando energia por ai, pode ter certeza que ele vai estar aninhado em algum cantinho descansando. Ou seja, ele é definitivamente um cachorro preguiçoso. Isso é ainda mais evidente no Galgo Italiano filhote, pois é natural que os filhotes durmam mais do que cães adultos.

8) O Galgo Italiano é muito apegado à família

Se você está em busca de um companheiro leal e completamente apaixonado por você, o Galgo Italiano é, sem dúvidas, uma das melhores opções. Isso porque eles são muito apegados à família e não gostam de ficar muito tempo sozinhos. Eles estão sempre bem pertinho dos tutores em busca de receber atenção e carinho. Por essa razão, podem sofrer com a ansiedade de separação em cachorro. Portanto, mesmo com essa característica, é importante incentivar a independência do pet para que ele não sofra na sua ausência. Adestramento, brinquedos interativos e passeios antes de sair de casa são alguns métodos recomendados por especialistas.

9) O Galgo Italiano é uma das raças que menos latem

Você sabia que o Galgo Italiano é uma das raças de cachorro mais silenciosas que existem? Inclusive, essa é uma característica comum a todos os cães do grupo Galgo. Eles não costumam ter o hábito de latir em casa, apenas para avisar sobre a chegada de pessoas estranhas.

10) A saúde do Galgo Italiano é delicada

Apesar de serem cães ativos e que gostam de praticar exercícios físicos diariamente, a saúde do cachorro Galgo Italiano costuma ser bastante delicada. Isso porque eles apresentam uma série de problemas de origem genética que podem afetar a qualidade de vida do animal. Dentre elas, podemos destacar o hipotireoidismo em cães, alergias de pele, alopecia e doenças oculares. Além disso, como eles tem uma perna bem fininha, são mais suscetíveis a fraturas na pata. Os checkups veterinários são cuidados essenciais na rotina do Galguinho filhote ou adulto.

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Cachorro

É por esse motivo que seu cachorro fica lambendo sua mão de forma lenta e gentil

O cachorro lambendo o tutor é um comportamento super comum da espécie e pode representar uma série de emoções que talvez você nem im...

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Ver todas