Cachorro

As 10 raças de cachorro mais silenciosas que existem: quase não se ouve os latidos desses cãezinhos em casa

Publicado - 24 Setembro 2024 - 13h42

Atualizado - 24 Setembro 2024 - 13h42

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Todas as raças de cachorro usam os latidos como uma das suas principais formas de comunicação. Afinal, esse é um comportamento que faz parte da natureza da espécie, então eles nunca vão deixar de estar presente no dia a dia com um pet. Apesar disso, existem algumas raças de cachorro que costumam ser menos barulhentas, e por isso são perfeitas para quem busca um cãopanheiro mais silencioso.

Geralmente, são cães que têm um temperamento mais tranquilo, são mais independentes ou simplesmente preferem se expressar de outras formas. Se você está procurando por um aumigo, venha conferir 10 raças de cachorros que não latem tanto no dia a dia.

1) Basenji

Basenji sentado em sofá
O Basenji é um cachorro que não late devido a uma questão anatômica da raça

É impossível falar de cachorro que não late sem citar o Basenji. Essa raça de cachorro possui o formato da laringe diferenciado, o que o impede de latir do jeito que estamos acostumados, mas isso não significa dizer que eles são mudos. O Basenji, na verdade, se expressa emitindo outros sons, como uivos, grunhidos e rosnados. Por isso, não se espante caso você se depare com esse cachorro uivando por aí, porque isso é super possível.

Imagem Quiz:Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Seu cachorro precisa de um adestrador? Faça o teste!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

2) Bulldog Inglês

Bulldog Inglês dormindo de barriga para cima em sofá
O Bulldog Inglês é uma das raças de cachorro mais preguiçosas

Com o focinho achatado e o corpo cheio de ruguinhas, o Bulldog Inglês é uma fofura que só. São cães tranquilos, dóceis e simpáticos, porém, eles são conhecidos mesmo por serem uma das raças de cachorro mais preguiçosas que existem. E é exatamente por terem esse temperamento mais calmo que a raça não tem o costume de latir muito, sendo um parceiro ideal para quem busca um cachorro que não late tanto.

3) Shiba Inu

Shiba Inu deitado na cama
O Shiba Inu é independente e só late quando necessário

O Shiba Inu é um cãozinho de porte médio super fofo que é muito confundido com o Akita. Ele é um cachorro protetor e companheiro, mas também super independente e até um pouco reservado. Por essa razão, é um pet que não costuma latir muito no intuito de chamar a atenção do tutor. Mas quando sentem que alguma ameaça se aproxima, ele vai pode vocalizar para alertar a família sobre o perigo.

4) Galgo Inglês

Galgo Inglês deitado em caminha
O Galgo Inglês é um cachorro que não late tanto

O Galgo Inglês, considerado uma das raças de cachorro mais rápido do mundo, também é um cãozinho que não tem o hábito de latir. Por incrível que pareça, esses atletas caninos são bem preguiçosos, e quando não estão correndo, estão tirando um bom cochilo. Por essa razão, ele tende a ser um cachorro que não late tanto no dia a dia, e é a companhia perfeita para quem está em busca de silêncio e tranquilidade.

5) Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel deitado na cama
O Cavalier King Charles Spaniel é aquele cãozinho que prefere chorar do que latir

Quem resiste ao charme e beleza de um Cavalier King Charles Spaniel, né?! Esses pequenos peludos são sociáveis, obedientes, amorosos e leais a família. Por serem muito apegados ao tutor, gostam de estar próximo das pessoas que amam e são quietinhos. A questão é que quando eles sentem uma certa carência, os cães da raça Cavalier King preferem chorar para expressar esse sentimento do que latir.

6) Pug

Pug de coberta sentado em sofá
O Pug pode ser considerado um cachorro que não late tanto

Uma das principais características do cachorro Pug é o focinho achatado e os olhos grandes, redondos e expressivos. Esses pequenos adoram estar na companhia do tutor, sendo cães leais, muito carinhosos e apegados. No entanto, o Pug também apresenta um temperamento bem calmo e tranquilo, por isso adora passar algumas horas do dia relaxando. Como são meio preguiçosos, eles não fazem muito barulho, então também podem ser considerados um tipo de cachorro que não late tanto.

7) Borzoi

Borzoi de coleira na rua
O Borzoi é mais reservado e não tem o costume de latir

O Borzoi é uma das raças de cachorro mais elegantes e sofisticadas que existem. Eles têm o corpo atlético, ligeiramente alongado e apresentam uma pelagem longa e sedosa que chama a atenção de qualquer um, podendo ser lisa ou ondulada. São cães de temperamento equilibrado que apresentam um comportamento mais silencioso e quase não latem.

8) Akita

Akita dormindo no chão
O Akita faz parte das raças de cachorro que são calmas e silenciosas

O Akita é uma raça de cachorro conhecida mundialmente pela participação emocionante no filme “Sempre ao Seu Lado”. Ele é considerado um cachorro protetor com a família e pessoas que ama, mas, ao mesmo tempo, apresenta uma natureza mais calma e independente.  É por isso que o Akita é um cachorro mais silencioso. Ele só tem o costume de latir para alertar os tutores quando necessário.

9)  Whippet

Whippet deitado no sofá
O Whippet é um cachorro que não late tanto, pois é bem tranquilo

Considerado um excelente corredor, o Whippet também é um cachorro que não late quase nunca. Com as pernas compridas, corpo atlético e alongado, esses cães dão um show de velocidade. Mas, assim como o Galgo Inglês, a raça Whippet tende a ser bem silenciosa e adora tirar um cochilo quando não está correndo. São animais de temperamento tranquilo, sensíveis e dóceis.

10) São Bernardo

São Bernardo dormindo no sofá
O São Bernardo é uma das raças de cachorro mais pacientes que existem

Apesar de ser um cachorro gigante e de presença marcante, o São Bernardo não dá nenhum trabalho quando o assunto é barulho. Na verdade, esses peludos são calmos, pacientes e dóceis. Ou seja, são cachorros que não latem tanto no dia a dia, porque apresentam um temperamento mais pacífico. Eles só vão perder essa postura de cão calmo e latir quando sentirem que é necessário. 

Comportamento

Gato com medo de tudo: 5 acontecimentos no primeiro ano de vida que podem deixar o gato medroso na fase adulta

Nenhum tutor quer ter um gato com medo em casa, né?! Afinal, essa é uma situação que pode afetar a qualidade de vida do animal e faz...

Cachorro

8 raças de cachorro que não gostam muito de carinho: eles são mais independentes e não curtem tanto chamego

Enquanto existem raças de cachorro mais carinhosas, como o Golden Retriever, Bulldog e Pug, também existem aquelas raças de cachorro...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais silenciosas que existem: quase não se ouve os latidos desses cãezinhos em casa

Todas as raças de cachorro usam os latidos como uma das suas principais formas de comunicação. Afinal, esse é um comportamento que f...

Adote um animal

Esse é o motivo que faltava para você decidir adotar um cachorro

A vida com um pet é muito mais feliz por vários motivos. Os cães são companheiros fiéis e não se importam com o que você tem, e sim ...

Comportamento

Gato com medo de tudo: 5 acontecimentos no primeiro ano de vida que podem deixar o gato medroso na fase adulta

Nenhum tutor quer ter um gato com medo em casa, né?! Afinal, essa é uma situação que pode afetar a qualidade de vida do animal e faz...

Cachorro

8 raças de cachorro que não gostam muito de carinho: eles são mais independentes e não curtem tanto chamego

Enquanto existem raças de cachorro mais carinhosas, como o Golden Retriever, Bulldog e Pug, também existem aquelas raças de cachorro...

Alimentação

Tem problema trocar a ração de gato de forma repentina? Entenda o jeito certo de fazer a transição

A ração de gato é o alimento mais importante na dieta do seu pet. Ela contém todos nutrientes que os bichanos precisam para terem um...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais silenciosas que existem: quase não se ouve os latidos desses cãezinhos em casa

Todas as raças de cachorro usam os latidos como uma das suas principais formas de comunicação. Afinal, esse é um comportamento que f...

Ver todas