Todas as raças de cachorro usam os latidos como uma das suas principais formas de comunicação. Afinal, esse é um comportamento que faz parte da natureza da espécie, então eles nunca vão deixar de estar presente no dia a dia com um pet. Apesar disso, existem algumas raças de cachorro que costumam ser menos barulhentas, e por isso são perfeitas para quem busca um cãopanheiro mais silencioso.
Geralmente, são cães que têm um temperamento mais tranquilo, são mais independentes ou simplesmente preferem se expressar de outras formas. Se você está procurando por um aumigo, venha conferir 10 raças de cachorros que não latem tanto no dia a dia.
1) Basenji
É impossível falar de cachorro que não late sem citar o Basenji. Essa raça de cachorro possui o formato da laringe diferenciado, o que o impede de latir do jeito que estamos acostumados, mas isso não significa dizer que eles são mudos. O Basenji, na verdade, se expressa emitindo outros sons, como uivos, grunhidos e rosnados. Por isso, não se espante caso você se depare com esse cachorro uivando por aí, porque isso é super possível.
2) Bulldog Inglês
Com o focinho achatado e o corpo cheio de ruguinhas, o Bulldog Inglês é uma fofura que só. São cães tranquilos, dóceis e simpáticos, porém, eles são conhecidos mesmo por serem uma das raças de cachorro mais preguiçosas que existem. E é exatamente por terem esse temperamento mais calmo que a raça não tem o costume de latir muito, sendo um parceiro ideal para quem busca um cachorro que não late tanto.
3) Shiba Inu
O Shiba Inu é um cãozinho de porte médio super fofo que é muito confundido com o Akita. Ele é um cachorro protetor e companheiro, mas também super independente e até um pouco reservado. Por essa razão, é um pet que não costuma latir muito no intuito de chamar a atenção do tutor. Mas quando sentem que alguma ameaça se aproxima, ele vai pode vocalizar para alertar a família sobre o perigo.
4) Galgo Inglês
O Galgo Inglês, considerado uma das raças de cachorro mais rápido do mundo, também é um cãozinho que não tem o hábito de latir. Por incrível que pareça, esses atletas caninos são bem preguiçosos, e quando não estão correndo, estão tirando um bom cochilo. Por essa razão, ele tende a ser um cachorro que não late tanto no dia a dia, e é a companhia perfeita para quem está em busca de silêncio e tranquilidade.
5) Cavalier King Charles Spaniel
Quem resiste ao charme e beleza de um Cavalier King Charles Spaniel, né?! Esses pequenos peludos são sociáveis, obedientes, amorosos e leais a família. Por serem muito apegados ao tutor, gostam de estar próximo das pessoas que amam e são quietinhos. A questão é que quando eles sentem uma certa carência, os cães da raça Cavalier King preferem chorar para expressar esse sentimento do que latir.
6) Pug
Uma das principais características do cachorro Pug é o focinho achatado e os olhos grandes, redondos e expressivos. Esses pequenos adoram estar na companhia do tutor, sendo cães leais, muito carinhosos e apegados. No entanto, o Pug também apresenta um temperamento bem calmo e tranquilo, por isso adora passar algumas horas do dia relaxando. Como são meio preguiçosos, eles não fazem muito barulho, então também podem ser considerados um tipo de cachorro que não late tanto.
7) Borzoi
O Borzoi é uma das raças de cachorro mais elegantes e sofisticadas que existem. Eles têm o corpo atlético, ligeiramente alongado e apresentam uma pelagem longa e sedosa que chama a atenção de qualquer um, podendo ser lisa ou ondulada. São cães de temperamento equilibrado que apresentam um comportamento mais silencioso e quase não latem.
8) Akita
O Akita é uma raça de cachorro conhecida mundialmente pela participação emocionante no filme “Sempre ao Seu Lado”. Ele é considerado um cachorro protetor com a família e pessoas que ama, mas, ao mesmo tempo, apresenta uma natureza mais calma e independente. É por isso que o Akita é um cachorro mais silencioso. Ele só tem o costume de latir para alertar os tutores quando necessário.
9) Whippet
Considerado um excelente corredor, o Whippet também é um cachorro que não late quase nunca. Com as pernas compridas, corpo atlético e alongado, esses cães dão um show de velocidade. Mas, assim como o Galgo Inglês, a raça Whippet tende a ser bem silenciosa e adora tirar um cochilo quando não está correndo. São animais de temperamento tranquilo, sensíveis e dóceis.
10) São Bernardo
Apesar de ser um cachorro gigante e de presença marcante, o São Bernardo não dá nenhum trabalho quando o assunto é barulho. Na verdade, esses peludos são calmos, pacientes e dóceis. Ou seja, são cachorros que não latem tanto no dia a dia, porque apresentam um temperamento mais pacífico. Eles só vão perder essa postura de cão calmo e latir quando sentirem que é necessário.