Ninguém quer passar pela situação desesperadora que é lidar com um cachorro intoxicado, né?! Várias situações podem intoxicar o pet, como ingerir alimentos proibidos, ter contato com produtos de limpeza e até algumas plantas e flores podem causar esse efeito.
Além dos sintomas serem extremamente desconfortáveis para o animal, a intoxicação é muito perigosa para a saúde do cão - em alguns casos pode até ser fatal. É por isso que, com a chegada da primavera e o desabrochar das flores, os tutores devem redobrar os cuidados com cãezinhos para evitar a todo custo que ele coma alguma plantinha que possa fazer mal a ele. Confira quais flores devem ficar longe do seu cachorro nesta época!
1) Copo-de-leite pode deixar o cachorro intoxicado
O copo de leite é uma flor muito conhecida e popular nos lares brasileiros, mesmo sendo uma espécie de planta originária da África. Não existe uma época do ano certo para o plantio do copo-de-leite, mas recomenda-se que isso seja feito durante a primavera.
Essas belas flores carregam o significado de pureza e paz, mas são consideradas plantas venenosas para cachorros, gato e até humanos. Isso porque elas contêm oxalato de cálcio, uma substância nociva que pode deixar o cachorro intoxicado. Quando é ingerida pelo animal, essa florzinha (que parece inofensiva) pode causar vômitos, dificuldade para respirar, salivação e espuma pela boca.
2) Tulipas são flores perigosas que também podem deixar o cachorro intoxicado
Bastante comuns em locais mais frios, as tulipas dão um show de beleza. Elas podem ser encontradas em diversas cores e geralmente florescem durante a primavera. Apesar da beleza, a tulipa é uma florzinha que pode deixar o cachorro intoxicado, graças a presença de toxinas que podem ser encontradas em todas as partes da flor.
A parte maia tóxica da tulipa é o bulbo, que tem uma parte correspondente ao caule. Para se ter uma ideia, a cebola, um dos alimentos proibidos para cachorro, é um bulbo. A tulipa pode causar no animal problemas gastrointestinais, depressão do sistema nervoso central e quadros ainda mais graves, como convulsões e morte.
3) Narciso é uma planta tóxica para cachorro
O narciso é uma florzinha relativamente pequena que pode ser encontrada em tons de amarelo e branco. Elas são encontradas geralmente em beiras de lagos e costumam florescer no início da primavera. Se você tem o costume de passear com pet nesses lugares ou possui uma florzinha dessas em casa, precisa ter um pouco de atenção, pois ela é considerada uma planta tóxica para cachorro.
Isso porque elas são compostas por alcaloides, uma substância tóxica que pode causar desconforto intestinal, queda da pressão arterial, salivação, tremores, vômitos, diarreia e até arritmia cardíaca. Vale dizer que não é apenas a ingestão do narciso que pode causar esses efeitos: até a água que contém essa flor pode deixar o cachorro intoxicado.
4) Azaleia é uma planta que deixa o cachorro intoxicado
A azaleia é uma florzinha encontrada em arbustos com cores que variam entre vermelho, amarelo e rosa. Contudo, apesar da beleza, a ingestão dessa planta pode deixar o cachorro intoxicado. Ela contém uma substância super tóxica para o cachorro, chamada de grayanotoxina, que pode causar problemas gastrointestinais, fraqueza, descoordenação e frequência cardíaca fraca. Se for ingerida em muita quantidade, ela pode ser fatal para o pet.
5) Crisântemo é uma das plantas venenosas para cachorro
O crisântemo é um tipo de florzinha que floresce o ano inteiro, que é bem semelhante a um pequeno buquê. Ela significa felicidade, verdade e simplicidade, mas por incrível que pareça, podem deixar o cachorro intoxicado, causando sintomas bem chatos e incômodos para o animal.
Isso tudo porque elas possuem o oxalato de cálcio em sua composição, uma substância que tem propriedades tóxicas para o animal. São flores que podem deixar o cachorro vomitando, com diarreia e com erupções cutâneas. Elas também podem induzir sintomas como inchaço da boca, salivação excessiva e dificuldade de respirar.
6) Oleandro é uma planta perigosa que deixa o cachorro intoxicado
O oleandro é uma florzinha que surge na pontinha de ramos de arbustos, em tons que podem variar entre rosa, branco, amarelo e vermelho. Elas florescem entre setembro e março, e podem chegar a medir incríveis 2 metros de altura. O grande problema é que a ingestão de qualquer pedacinho dessa planta, das flores às folhas, pode deixar o cachorro intoxicado.
Isso porque ela contém em todas as suas partes glicosídeos cardioativos, substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração. Isso acaba afetando o coração do cachorro, causando sintomas como batimentos cardíacos irregulares, tremores e convulsões.
O que dar para cachorro que comeu planta tóxica?
Quando o pet ingere uma florzinha com alto teor de toxicidade, é natural que os tutores fiquem desesperados querendo saber o que dar para cachorro que comeu planta tóxica. No entanto, é preciso ter muito cuidado com o que você vai oferecer para o animal para não piorar ainda mais o caso.
A intoxicação é muito perigosa para os pets, e em alguns casos, o cachorro intoxicado pode morrer devido a ingestão de uma simples plantinha. O melhor a fazer para evitar que isso aconteça é manter os pets longe dessas flores e plantas tóxicas para cachorro. Se, acidentalmente, o animal entrar em contato com alguma dessas flores, o tutor deve levá-lo imediatamente para uma consulta com o médico veterinário.