Cachorro

Flores são venenosas? 6 plantas tóxicas para cachorro que você deve evitar ter em casa nesta Primavera

Publicado - 19 Setembro 2024 - 11h00

Atualizado - 19 Setembro 2024 - 13h23

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Ninguém quer passar pela situação desesperadora que é lidar com um cachorro intoxicado, né?! Várias situações podem intoxicar o pet, como ingerir alimentos proibidos, ter contato com produtos de limpeza e até algumas plantas e flores podem causar esse efeito. 

Além dos sintomas serem extremamente desconfortáveis para o animal, a intoxicação é muito perigosa para a saúde do cão - em alguns casos pode até ser fatal. É por isso que, com a chegada da primavera e o desabrochar das flores, os tutores devem redobrar os cuidados com cãezinhos para evitar a todo custo que ele coma alguma plantinha que possa fazer mal a ele. Confira quais flores devem ficar longe do seu cachorro nesta época!

1) Copo-de-leite pode deixar o cachorro intoxicado

O copo de leite é uma flor muito conhecida e popular nos lares brasileiros, mesmo sendo uma espécie de planta originária da África. Não existe uma época do ano certo para o plantio do copo-de-leite, mas recomenda-se que isso seja feito durante a primavera. 

Imagem Quiz:Responda a pesquisa sobre a alimentação do seu cachorro!

Responda a pesquisa sobre a alimentação do seu cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Essas belas flores carregam o significado de pureza e paz, mas são consideradas plantas venenosas para cachorros, gato e até humanos. Isso porque elas contêm oxalato de cálcio, uma substância nociva que pode deixar o cachorro intoxicado. Quando é ingerida pelo animal, essa florzinha (que parece inofensiva) pode causar vômitos, dificuldade para respirar, salivação e espuma pela boca.

2) Tulipas são flores perigosas que também podem deixar o cachorro intoxicado

Bastante comuns em locais mais frios, as tulipas dão um show de beleza. Elas podem ser encontradas em diversas cores e geralmente florescem durante a primavera. Apesar da beleza, a tulipa é uma florzinha que pode deixar o cachorro intoxicado, graças a presença de toxinas que podem ser encontradas em todas as partes da flor.

A parte maia tóxica da tulipa é o bulbo, que tem uma parte correspondente ao caule. Para se ter uma ideia, a cebola, um dos alimentos proibidos para cachorro, é um bulbo. A tulipa pode causar no animal problemas gastrointestinais, depressão do sistema nervoso central e quadros ainda mais graves, como convulsões e morte.

3) Narciso é uma planta tóxica para cachorro

O narciso é uma florzinha relativamente pequena que pode ser encontrada em tons de amarelo e branco. Elas são encontradas geralmente em beiras de lagos e costumam florescer no início da primavera. Se você tem o costume de passear com pet nesses lugares ou possui uma florzinha dessas em casa, precisa ter um pouco de atenção, pois ela é considerada uma planta tóxica para cachorro.  

Isso porque elas são compostas por alcaloides, uma substância tóxica que pode causar desconforto intestinal, queda da pressão arterial, salivação, tremores, vômitos, diarreia e até arritmia cardíaca. Vale dizer que não é apenas a ingestão do narciso que pode causar esses efeitos: até a água que contém essa flor pode deixar o cachorro intoxicado.

cachorro cheirando planta
A azaleia é uma flor que pode deixar o cachorro intoxicado 

4) Azaleia é uma planta que deixa o cachorro intoxicado

A azaleia é uma florzinha encontrada em arbustos com cores que variam entre vermelho, amarelo e rosa. Contudo, apesar da beleza, a ingestão dessa planta pode deixar o cachorro intoxicado. Ela contém uma substância super tóxica para o cachorro, chamada de grayanotoxina, que pode causar problemas gastrointestinais, fraqueza, descoordenação e frequência cardíaca fraca. Se for ingerida em muita quantidade, ela pode ser fatal para o pet.

5) Crisântemo é uma das plantas venenosas para cachorro

O crisântemo é um tipo de florzinha que floresce o ano inteiro, que é bem semelhante a um pequeno buquê. Ela significa felicidade, verdade e simplicidade, mas por incrível que pareça, podem deixar o cachorro intoxicado, causando sintomas bem chatos e incômodos para o animal. 

Isso tudo porque elas possuem o oxalato de cálcio em sua composição, uma substância que tem propriedades tóxicas para o animal. São flores que podem deixar o cachorro vomitando, com diarreia e com erupções cutâneas. Elas também podem induzir sintomas como inchaço da boca, salivação excessiva e dificuldade de respirar.

6) Oleandro é uma planta perigosa que deixa o cachorro intoxicado

O oleandro é uma florzinha que surge na pontinha de ramos de arbustos, em tons que podem variar entre rosa, branco, amarelo e vermelho. Elas florescem entre setembro e março, e podem chegar a medir incríveis 2 metros de altura. O grande problema é que a ingestão de qualquer pedacinho dessa planta, das flores às folhas, pode deixar o cachorro intoxicado. 

Isso porque ela contém em todas as suas partes glicosídeos cardioativos, substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração. Isso acaba afetando o coração do cachorro, causando sintomas como batimentos cardíacos irregulares, tremores e convulsões.

O que dar para cachorro que comeu planta tóxica?

Quando o pet ingere uma florzinha com alto teor de toxicidade, é natural que os tutores fiquem desesperados querendo saber o que dar para cachorro que comeu planta tóxica. No entanto, é preciso ter muito cuidado com o que você vai oferecer para o animal para não piorar ainda mais o caso. 

A intoxicação é muito perigosa para os pets, e em alguns casos, o cachorro intoxicado pode morrer devido a ingestão de uma simples plantinha. O melhor a fazer para evitar que isso aconteça é manter os pets longe dessas flores e plantas tóxicas para cachorro. Se, acidentalmente, o animal entrar em contato com alguma dessas flores, o tutor deve levá-lo imediatamente para uma consulta com o médico veterinário.

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Cachorro

O que passa na cabeça do seu cachorro quando ele te dá lambeijos?

O cachorro lambendo o dono é uma cena muito comum na vida de quem tem um pet desses em casa. Mas você já se perguntou o que sig...

Cachorro

Por que os cachorros se sacodem quando estão molhados? Parece que a Ciência descobriu o motivo real desse comportamento

É bem provável que você já tenha visto um cãozinho sacudindo todo o corpo logo depois de se molhar. Esse é um comportamento comum en...

Comportamento

9 dicas de especialistas para fortalecer o vínculo com seu gato

Conquistar o amor de gato nem sempre é uma tarefa fácil. Os bichanos têm um jeitinho mais reservado, prezam muito pelo próprio espaç...

Cachorro

Cães aprendem observando outros animais e pessoas, revela estudo da USP

Apesar de terem um cérebro bem menos desenvolvido que os humanos, os cães continuam surpreendendo pela forte inteligência e capacida...

Adote um animal

Como é a convivência com um Bulldog Francês? Dicas para você que sonha em ter um cachorro da raça

O Bulldog Francês é uma das raças de cachorro mais conhecidas do mundo todo, e no Brasil não poderia ser diferente. Para se ter uma ...

Ver todas