Apesar de ser muito criticada, a focinheira para cachorro costuma ser utilizada em cães reativos ou agressivos durante passeios para prevenir mordidas e proteger outras pessoas e animais. No entanto, é comum que alguns tutores confundam a focinheira com a mordaça para cachorro, um acessório que também é colocado no focinho do animal, mas com uma finalidade diferente. Para te ajudar a entender quando se deve usar a focinheira e a mordaça, o Patas da Casa vai te explicar qual a diferença entre esses dois acessórios de cachorro. Vem conferir!
Entenda a diferença entre a focinheira para cachorro e a mordaça
Quando falamos em focinheira de cachorro, é fundamental saber diferenciá-la da mordaça canina. Enquanto a primeira é projetada para garantir a segurança de outras pessoas e animais, impedindo mordidas e um ataque de cachorro, a segunda é utilizada para limitar a abertura da boca do animal. Como a mordaça impede o animal de beber água e se alimentar, ela deve ser usada por períodos breves, durante um procedimento veterinário, por exemplo. Já a focinheira de cachorro é um equipamento de segurança que pode ser usado no dia a dia em pets que apresentam um comportamento canino mais agressivo. Ela não impede o animal de respirar normalmente, se alimentar e se hidratar.
Quanto tempo o cão pode ficar com focinheira?
Definir quanto tempo o cão pode ficar com focinheira vai depender de alguns fatores, como o costume do animal e o modelo do acessório. No geral, não é recomendado deixar a focinheira durante longos períodos de tempo, como uma tarde toda, pois o animal pode se sentir desconfortável. O ideal é que o pet seja supervisionado e use o acessório durante um período de tempo razoável. Focinheiras de plástico ou aço podem acabar machucando o rosto do cão, por isso não são recomendadas para serem usadas durante muito tempo.
Se o pet não estiver acostumado a usar focinheira, o indicado é deixar o apetrecho no cão por curtos períodos de tempo para que ele se acostume e não fique traumatizado. Você pode oferecer petiscos para cachorro logo após colocar a focinheira no animal, assim ele vai fazer uma associação positiva do acessório. Se o cão já for acostumado a usar a focinheira, ele pode usá-la por períodos de tempo mais longos, como durante um passeio, mas o ideal é não deixar o acessório o dia inteiro no pet.
Quando um cachorro deve usar focinheira?
A focinheira para cachorro é um acessório indispensável para algumas situações. Se você tem um cachorro agressivo durante o passeio, a focinheira é obrigatória. O acessório vai impedir que o cachorro ataque outros cães sem atrapalhar suas necessidades fisiológicas, como respirar, beber água, comer e cheirar. É comum que alguns pets não gostem de consultas veterinárias, então a focinheira deve ser usada como forma de garantir a segurança do veterinário. Além disso, o banho em cachorro é outra situação que não agrada a todos os animais, então a focinheira pode ser utilizada para proteger o profissional de possíveis mordidas.
A mordaça para cachorro nunca deve ser utilizada para passear com cachorro, pois ela impede que o cão consiga regular a temperatura corporal, o que pode provocar uma hipertermia em cães. Contudo, para procedimentos rápidos, como a aplicação de vacina e consultas médicas, não há problema em usar a mordaça.
Quais são as raças que precisam usar focinheira?
Quando falamos em focinheira para cachorro, logo pensamos nos cães que carregam a fama de serem bravos, como o Pitbull e o Rottweiler. Em alguns estados, esses cães são obrigados por lei a usarem focinheira para cachorro grande toda vez que saem de casa. Contudo, quando o assunto é reatividade, os cachorros pequenos se destacam. O Pinscher é o exemplo perfeito de cão que pode precisar usar uma focinheira para cachorro pequeno caso ele seja muito nervosinho. Por isso, independente da raça do animal, é importante ter em mente que o uso da focinheira vai depender do temperamento do cão.
Qual a focinheira mais confortável para cachorro?
Existem alguns modelos de focinheira disponíveis no mercado, como as de nylon, couro e plástico. Na hora de escolher qual comprar, é preciso levar alguns fatores em consideração, como o tamanho do acessório e o formato do focinho de cachorro. As focinheiras de cesta ou grade são as mais confortáveis, porque permitem que o cachorro respire melhor e se alimente com mais facilidade. Lembre-se que é fundamental saber como usar focinheira de cachorro para que o pet se sinta bem e confortável com o acessório.