Gatos são animais super limpinhos. A maioria deles se adapta bem à caixa de areia para fazerem suas necessidades e gostam desse ritual. Porém, por causa de questões relacionadas à saúde, como incontinência urinária, gatos acabam precisando usar fralda. Imagine o tamanho do incômodo para o gato: urina solta e uma peça de “vestuário” limitando seus movimentos… A boa notícia é que, sabendo colocar a fralda corretamente, é possível minimizar o desconforto.
Fralda para gato com incontinência: como usar sem incomodar o bichano
O gato com incontinência urinária não tem controle dos músculos da uretra, o que faz com que o xixi escape quando ele menos espera. É uma situação tão incômoda para o gato quanto para quem divide a casa com ele e tem que limpar o chão frequentemente. Por outro lado, a fralda para gato pode irritar o bichinho, principalmente se ele não estiver acostumado a usar roupinha, se a fralda não for bem ajustada ou não for trocada na frequência certa.
Gato pingando urina pode usar fralda de pano ou descartável
Nos pet shops já é bem fácil encontrar fraldas descartáveis para gatos, que foram desenvolvidas especialmente para a anatomia dos felinos. A fralda pet é até bem semelhante a uma fralda comum, de bebê, com adesivos nas laterais para ajustar bem no abdômen do animal, perto das coxas. O detalhe que faz toda a diferença é um buraco por onde o rabo do gato passa.
Em casa, você também pode providenciar uma fraldinha com os mesmos materiais que usaria em uma criança: fita crepe e tecido de fralda ou algum outro tecido fino, porém absorvente. Tenha cuidado para não prender os pêlos do bichano na fita e nem apertar demais a barriguinha dele!
Escolha a opção que for mais prática, pois a fralda deve ser trocada de 3 a 4 vezes por dia. A cada troca, você pode higienizar a região íntima do gato com um pano limpo e úmido. Não deixe de secá-lo bem antes de colocar a nova fralda. Aliás, a tosa higiênica pode ser uma boa ideia!
Para não causar estresse ao bichano, experimente colocá-lo dentro de uma caixa na hora da troca e associe a troca de fraldas com algo que o agrade bastante, como petiscos ou brincadeiras. Aproveite o momento para estreitar os laços com seu pet!
Fralda para gato: mais 3 situações em que ela é necessária
Não é somente nos casos de incontinência urinária em gatos que a fralda tem seu valor. Essa condição aparece com mais frequência em gatos idosos, mas existem algumas situações que ocorrem antes disso onde a fralda pode ajudar:
Fralda para gato filhote
Gatinhos filhotes podem demorar um pouco a aprender a usar a caixa de areia. O ideal é que ele fique livre para aprender, mas se você precisar deixá-lo algumas horas sem supervisão e quiser encontrar a casa em ordem quando chegar, pode utilizar a fralda sem problemas!
Fralda para gatos no cio
A fralda é uma forma de proteger a gata no cio das investidas de machos não castrados que convivem no mesmo ambiente e de controlar o instinto de marcação de território que surge nesse período e espalha xixi por toda a casa.
Fralda para gatos paraplégicos
Gatos com limitações nos movimentos também são muito beneficiados com o uso das fraldas. Mas não pense que um gato paraplégico vai ficar passivo enquanto você coloca a fralda: ele também vai tentar fugir! O truque é colocar o bichano de costas para você, suspender as patas traseiras, posicionar a fralda aberta abaixo do gato, ajustar o rabo e, aí sim, prender na cintura. Com a prática, o processo se tornará cada vez mais simples.
Incontinência urinária em gatos: conheça as possíveis causas do problema
A incontinência urinária não é uma doença, mas um sintoma que pode surgir quando algo não vai bem na saúde do gato. Condições como leucemia felina, diabetes, infecção ou tumor no trato urinário, obesidade, deformações congênitas ou problemas neurológicos podem ser a raiz do quadro. Também pode acontecer incontinência urinária em gatos recém castrados ou estressados por alguma mudança em seu ambiente. Em todo caso, ao perceber o gato com incontinência urinária, procure logo um veterinário.