Todo cuidado é pouco quando se trata de fungo em cachorro. Com uma transmissão simples, eles são responsáveis por uma série de doenças que vão desde as micoses de pele até infecções mais sérias, que podem prejudicar a saúde do seu amigo. Com alguns cuidados simples e regulares é possível evitar a proliferação desses microorganismos e garantir o bem-estar do seu cãozinho. Quer saber como? A gente te conta! Veja abaixo 5 atitudes que podem evitar os fungos em cachorro.
1) Fungo: cachorro deve receber uma alimentação equilibrada
Uma das melhores formas de evitar um quadro de cachorro com fungo é investindo em uma dieta saudável e rica em nutrientes. Como nutrição é sinônimo de saúde, é importante ficar sempre de olho na quantidade e qualidade dos alimentos para aumentar a imunidade do cão e evitar uma série de doenças, inclusive as fúngicas. Para isso, o ideal é investir em uma ração de qualidade superior, como as rações super premium. Além de altamente nutritivas, elas possuem a concentração adequada dos suplementos que ajudam a manter o organismo do seu bichinho funcionando perfeitamente.
2) Redobre a atenção com a limpeza do ambiente para evitar os fungos em cachorro
Para evitar a disseminação dos fungos em cachorro, assim como de outros microorganismos, é fundamental manter o ambiente em que o seu amigo vive sempre bem limpo e seco. As fezes, por exemplo, devem ser recolhidas e descartadas imediatamente. Além disso, é importante limpar o local onde o seu pet costuma dormir e se alimentar. Vale lembrar que o uso de produtos de limpeza muito fortes podem causar alergia em cães e, por isso, devem ser evitados. Em alguns pet shops, você pode encontrar produtos específicos para ajudar na higienização da casa sem agredir a saúde do animal.
3) Cachorro com fungo: fique atento às orelhas do animal
Se você tem um cãozinho em casa, certamente deve saber que o ouvido é uma parte importante do corpo do animal. Quando não higienizado com frequência, ele pode ser a porta de entrada para fungos em cachorro e ocasionar diversas doenças que vão incomodar o seu amigo, como a otite canina. Para prevenir esse e outros incômodos, o tutor deve certificar-se de que o ouvido do seu cachorro esteja sempre limpo e seco. Você pode estabelecer uma rotina de limpeza, incluindo o uso de produtos específicos para remover o cerúmen, pelo menos uma vez por semana. A melhor forma de limpar a região é começando pela parte externa com o auxílio de uma gaze e, aos poucos, pingar algumas gotas dentro do canal para garantir a remoção completa da cera.
4) Se possível, sempre seque o seu cachorro após o contato com água
Uma boa maneira de evitar a proliferação dos fungos em cachorro é secando o animal após o banho, brincadeiras na água e até mesmo aqueles pingos de chuva inesperados no passeio. Isso porque a umidade facilita a multiplicação desses microrganismos e, consequentemente, o surgimento de doenças. Portanto, é importante que o tutor sempre seque o seu bichinho com uma toalha. Se o seu cãozinho for muito peludo, o indicado é usar um secador em temperatura baixa.
5) Mantenha uma rotina de escovação para prevenir fungo no pelo do cachorro
Só quem tem um bichinho em casa sabe como a escovação pode evitar os pelos espalhados pela casa. Mas, o que poucos tutores sabem é que escovar o seu amigo regularmente também pode ajudar a prevenir o acúmulo de fungos que são prejudiciais à saúde do animal. Além disso, o hábito facilita a identificação de possíveis sinais de infecção por fungo no pelo do cachorro, que se tratados em estágio inicial são mais fáceis de administrar. Para realizar a tarefa, você pode utilizar uma escova ou uma luva de tirar pelos.
Redação: Úrsula Gomes