Muitos gatos com deficiência motora possuem a mobilidade afetada, o que pode impedir que eles realizem atividades instintivas da espécie, como pular de lugares altos e se equilibrar em pequenos espaços. Mas esse não é o caso de Penny, uma gatinha diagnosticada com doença rara que afeta principalmente o equilíbrio felino. Mesmo com limitações físicas, a gata aventureira decidiu se arriscar e escalar uma montanha. O resultado da escalada e a determinação de Penny, contudo, impressionou os tutores do gato e os internautas. Vem conferir mais sobre essa história.
Penny vive viajando com família pelos Estados Unidos
Penny é um gato preto que vive nos Estados Unidos com um casal chamado Morley e Eden. Segundo os tutores, a gatinha foi diagnosticada com uma condição rara chamada hipoplasia cerebelar, uma doença grave que atinge o sistema nervoso central dos felinos, afetando o equilíbrio do gato. Por essa razão, Penny possui um pouco de dificuldade para se locomover e anda arrastando um pouco a perninha.
Porém, a doença não é nenhum impeditivo para as aventuras de Penny. Ela e a família vivem viajando os Estados Unidos em uma espécie de van motorhome construída pelo próprio casal. Além de Penny, Morley e Eden viajam com um cachorro, a Abby, uma vira-lata apelidada carinhosamente de “cão da van”. Quando o casal decidiu parar a van em um local montanhoso, foram surpreendidos por uma atitude inesperada da gatinha e decidiram gravar a cena.
Gato com deficiência é flagrado escalando cânion
Em uma das paradas que o casal realizou para descansar e esticar as pernas, eles flagraram uma cena impressionante de Penny. Eles estavam dormindo e quando acordaram perceberam que a gatinha não estava com eles. Morley então foi procurá-la fora da van, mas não esperava encontrar Penny escalando um cânion, um extenso paredão montanhoso. O pai de pet começou então a gravar a cena impressionante para publicar em seu perfil no Instagram onde compartilha detalhes da viagem.
Logo no início do registro, a reação da tutora de Penny deixa claro que ela está impressionada com a coragem e capacidade da gatinha de escalar o cânion. Ao dar zoom no vídeo, Morley mostra o local em que Penny foi parar, bem no alto do paredão montanhoso, a vários metros de distância e de altura do casal.
Na legenda do vídeo, o tutor de Penny escreveu:” “Penny tem hipoplasia cerebelar, o que a deixa um pouco instável e desequilibrada. Mas isso não a impede de explorar todos os lugares que puder”. Vem conferir o vídeo dessa gatinha corajosa e aventureira:
Entenda o que é hipoplasia cerebelar em gatos
A hipoplasia cerebelar em gatos é uma doença que afeta o sistema nervoso dos felinos, mais especificamente o cerebelo, estrutura responsável pelo equilíbrio e coordenação motora do animal. O distúrbio é causado enquanto o filhote de gato ainda está na barriga da mãe ou durante os primeiros 15 dias de vida do animal, afetando o desenvolvimento do cerebelo. A principal causa da doença é o vírus da panleucopenia felina, e os sintomas que o felino pode apresentar envolvem tremores, falta de coordenação motora e perda de equilíbrio.