A cena de um gato chorando não tem nenhuma semelhança com a de um cachorro chorando. Diferente do clássico choramingo dos cães, os gatos quando estão emitindo uma espécie de choro são mais exagerados e miam bastante para chamar a atenção do tutor. A tutora de uma gatinha chamada Lexie Grey conseguiu registrar exatamente um desses momentos e decidiu compartilhar o vídeo nas redes sociais do pet. Tudo aconteceu quando a gata cinza achou que estava sozinha em casa e fez um "escândalo" para manifestar sua insatisfação pela possível saída da tutora. Veja essa história!
Gata gritando é flagrada pela tutora
A tutora de uma gata cinza estava no segundo andar de casa quando começou a escutar um barulho bem alto vindo do primeiro andar. Ela já suspeitava da origem do barulho e decidiu se aproximar para gravar a cena e postar nas redes sociais. A tutora andou bem devagar até as escadas e encontrou sua gatinha Lexie gritando sentada no sofá. Logo após notar a presença da tutora, contudo, Lexie parou imediatamente de emitir o barulho. Uma curiosidade sobre essa gatinha é que Lexie Grey é um nome para gato cinza inspirado em uma personagem da série médica Grey's Anatomy.
Lexie estava chorando de saudades da tutora?
O miado de gato chorando costuma ser facilmente confundido com um miado de alerta, já que é bem agudo e constante. Porém, esse comportamento felino acompanhado de alguns outros sinais indicam que o gatinho está ansioso e incomodado com alguma situação.
No caso de Lexie, é provável que a gatinha estivesse sentindo saudades da tutora, pois quando avistou a dona no segundo andar, parou imediatamente de miar, como se estivesse aliviada por vê-la. Na legenda do vídeo publicado no perfil do bichano, a tutora comenta: “Quando seu gato pensa que está sozinho em casa, mas é pego em flagrante..” Confira o vídeo:
Gatos sentem saudade do tutor quando ficam muito tempo longe deles
Quem acredita que os felinos são animais frios e insensíveis, vai se surpreender com a afirmação de que os gatos sentem saudades do tutor. A pesquisa “O outro melhor amigo do homem: os gatos domésticos (F. silvestris catus) e sua discriminação dos sinais emocionais humanos”, feita pela Universidade Oakland, nos Estados Unidos, mostrou que os gatos são capazes de criar laços profundos com seus tutores e de sentir falta da convivência com eles. Isso porque os felinos são animais muito apegados à rotina e são capazes de memorizar acontecimentos e sentimentos importantes, como o amor de gato pelo tutor.
Quando ficam sozinhos por muito tempo, sem a presença de quem ama, os gatos podem ficar ansiosos e demonstrarem isso através dos miados agudos e altos, como forma de chamar a atenção. Esse é um dos motivos do porque o gato mia quando seu dono sai, mas os miados agudos e excessivos também podem indicar algum problema na saúde animal, por isso é importante conhecer o próprio pet para perceber quando algo está fora do normal.