As histórias de gatos “perdidos” dentro de casa sempre rendem boas risadas depois que os bichanos são encontrados nos lugares mais inusitados possíveis. Um relato que chamou a atenção da internet na última semana foi a de um gato escondido dentro do sofá que foi parar acidentalmente na casa do vizinho! A tutora Giovanna Lima, com um tom engraçado, compartilhou prints do ocorrido nas redes sociais e contou: “antes de doar seus móveis verifiquem se estão livres de animais em seu interior. Malu foi parar lá no bloco 5”.
O Patas da Casa entrevistou a tutora de Malu - a gatinha “escondida - para saber como tudo aconteceu. Confira!
Gato se escondendo: como a Malu foi parar no bloco 5?
Tudo começou com uma simples doação de sofá. Giovanna, a dona de Malu, anunciou no grupo do condomínio que estava se desfazendo do seu sofá antigo e sua vizinha, interessada no móvel, topou fazer a retirada no mesmo dia. “Quando ela chegou, percebi que apenas a Luma (outra gata que tenho) fugiu pra se esconder, mas não vi a Malu. E esse sofá que eu doei tinha uma abertura no meio que elas amavam passar a tarde dormindo dentro, ou então se esconder quando estavam assustadas.”
Enquanto retiravam o móvel de uma casa para outra, o sofá foi virado de lado e remexido para passar pela porta. Nenhum sinal de gato escondido até então. Mas, por saber que as gatinhas gostavam de passar um tempo dentro dali, Giovanna quis se certificar: “quando o sofá já estava saindo da minha casa eu pedi pra conferir dentro dele se ela estava lá, mas não a vi. Ela foi dentro do sofá, bem quietinha e não tentou fugir. Imagino o desespero dela, porque o sofá desceu dois lances de escada e subiu duas rampas, além de mais dois lances de escada pra chegar no apartamento da nova dona. Minha sorte foi ter doado aqui pro condomínio mesmo.”
Gato escondido no sofá deu um susto na tutora
Como os gatos gostam de se esconder, nem sempre é fácil perceber quando um gatinho some de repente. Por isso, Giovanna levou algum tempinho para notar o sumiço da Malu: “Horas após o sofá ter sido levado, eu comecei a chamar por ela e nada. Mexi no pote de ração, peguei o pacote de petiscos e nada. Nisso comecei a revirar a casa, virei o sofá novo sozinha, olhei em gavetas, armários, estantes, todos os lugares possíveis e nada. Fiquei bem nervosa, pois achei que ela pudesse ter fugido enquanto tentávamos mover o sofá, pois a porta da sala ficou aberta por um tempo. Fiquei desolada quando me dei conta de que talvez ela tivesse, de fato, perdida. Foi então que decidi postar no grupo do condomínio sobre o sumiço dela”.
Sumiço da gatinha Malu mobilizou a vizinhança
Depois do sumiço, houve uma mobilização para tentar encontrar Malu. O gato escondido no sofá não deu indícios de onde estava, então foi necessário que sua tutora retornasse até a casa da vizinha para verificar o móvel novamente. “Eu pedi pra moça me avisar caso ela aparecesse por lá, mas eu estava inquieta e com medo da Malu estar no sofá, sair dele, ver que não estava em casa e tentar fugir de vez. Também não tinha certeza se tinha tela de proteção lá e ela poderia se machucar”, desabafa.
Apesar do desespero, a tutora não desistiu e pediu para conferir mais uma vez se a gatinha não estaria dentro do móvel e o que encontrou foi um gato assustado. “Quando cheguei lá, foi só colocar a mão dentro do sofá pra sentir o pelo dela. Ela estava lá dentro, aterrorizada! Ela veio no meu colo, pois na correria nem pensei em pegar a bolsa de transporte. Veio suspirando e claramente amedrontada, mas parecia aliviada.”
Gato se escondendo: entenda o que esperar do comportamento dos felinos
Ao ser questionada se Malu se aventuraria em algo assim novamente, a tutora responde: “Acho muito difícil. Eu estranhei muito quando ela sumiu, pois ela é muito dócil e medrosa, não é como a Luma que é mais arisca e curiosa. A Malu gosta apenas de ficar na janela vigiando a vida dos outros, mas se chega alguém ela sai do ambiente e leva horas até voltar. Já a Luma é mais sociável.”
Apesar de não ter mais o esconderijo do sofá antigo, ele rendeu boas histórias com a Malu. Além de ir parar na casa do vizinho, Giovanna relembra: “Teve uma vez que uma amiga veio me visitar e eu não achava mais a Malu. Como essa amiga sempre brincava que ia roubar a Malu, nesse dia fiquei preocupada que ela tinha de fato feito", contou aos risos. "Foi um desespero até descobrir que ela estava dentro do sofá, dormindo feito um anjo.”
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes