O miado de gato é o principal meio de comunicação da espécie. Eles podem ter diferentes tons, alcances e variações, mas o que poucas pessoas sabem é que praticamente todo tipo de miado de gato tem um significado. Na tentativa de se comunicar, porém, o gato pode aparecer com um som totalmente diferente do habitual. Foi o que aconteceu com uma tutora que flagrou sua gata emitindo um barulho parecido com um passarinho e correu para gravá-la. Confira esta história!
Tutora grava sua gata miando igual um passarinho
Imagina ter um gato, mas, em vez de ouvir um miado, escutar o som de um pássaro? Isso aconteceu com a tutora Êmile Alves. Dona da gatinha Bruni, ela foi surpreendida com seu gato miando diferente. Em um vídeo publicado no Instagram, Êmile brinca que sua pet ainda não decidiu se é felino ou passarinho. Na filmagem, é possível ver Bruni miando, mas emitindo um som de pássaro no lugar do tradicional miado. Quem não vê a bichana ali na frente pode facilmente imaginar que se trata de um passarinho cantando.
Gatos miando com som de pássaro: por que isso acontece?
O vídeo da gatinha miando com som de pássaro é divertido, mas também desperta curiosidade. Afinal, por que isso acontece? O miado de gato é uma forma de comunicação muito interessante e que pode variar dependendo de alguns fatores. Um dos possíveis barulhos que o bichinho pode emitir é o chilrear, um som de “kekeke”. Trata-se de um som que o gato reproduz para atrair uma presa durante a caça.
Antigamente, os gatos precisavam caçar seu próprio alimento. O chilrear se mostrou uma ótima habilidade evolutiva, já que imita com extrema semelhança o barulho de outros animais, como esquilos e pássaros. Esse som de gato miando atrai a presa, que vai em direção ao bichano. Assim, fica muito mais fácil dar o bote.
A gata do vídeo fez um chilrear?
O chilrear é uma habilidade muito útil para gatos que caçam suas presas. Com a domesticação, não é mais tão necessário, mas alguns bichanos continuam emitindo esse som peculiar. O instinto caçador é algo que segue presente nos gatos até os dias de hoje, com mais intensidade em algumas raças que outras. Por isso, determinados felinos podem chilrear quando veem uma possível presa (como o pássaro).
Isso significa que a gata do vídeo estava praticando este instinto? Não exatamente! O chilrear pode sim ser uma possibilidade, já que o som lembra muito o de um pássaro. Além disso, em alguns casos o bichano pode imitar o barulho da presa mesmo que esteja longe. Porém, isso é mais difícil de acontecer em gatos domésticos. Como não vemos nenhum pássaro no vídeo e o não parece haver nenhum por perto, já que o pet está dentro de casa, provavelmente não é um caso de chilrear, apesar de ser uma possibilidade válida. Veja o vídeo da gata:
Barulhos de gatos: entenda o que podem significar
Se a gata do vídeo não estiver fazendo o chilrear, qual pode ser a razão do som de ave? A verdade é que o miado de gato pode variar dependendo da espécie e de algumas situações específicas. Certos bichanos emitem um som naturalmente mais grave ou mais agudo. Nesse último caso, pode acabar lembrando o barulho de um passarinho em determinadas situações. Afinal, o tom do miado de gato muda bastante dependendo do que ele está sentindo. Veja como o som dos gatos miando pode variar em diferentes momentos:
- Gato com fome - O som do gato miando com fome costuma ser mais alto e agudo, pois mostra o desespero do pet em se alimentar.
- Gato no cio - O miado de gato no cio é muito específico. O barulho é extremamente alto, estridente e com um tom mais melancólico.
- Gato com dor - Nesse caso, o miado de gato costuma ser mais demorado e repetitivo, indicando que há um incômodo persistente.
- Ronronar - Gatos fazendo barulhos estranhos podem despertar curiosidade mas, às vezes, é apenas um instinto extremamente natural para eles. Assim como o 'kekeke', o ronrom é outro som curioso que os felinos podem fazer. O ronronar dos gatos é o barulho que o pet faz quando puxa o ar para dentro com mais força. Trata-se de um som um pouco mais grave que o gato emite quando se sente confortável na presença de quem ele gosta.
- Grunhido - Gatos fazendo barulhos estranhos com um tom mais agressivo, longo e agudo podem estar com raiva. Esse som é o famoso grunhido.
Portanto, o miado de gato pode ter diferentes interpretações, dependendo do que está acontecendo ao seu redor. No caso do vídeo da gata miando com som de pássaro, é provável que o tom do felino já seja naturalmente mais agudo e, em situações específicas, acaba ficando ainda mais elevado. Um bom exemplo é quando a tutora pergunta se a gatinha quer comida. Em resposta, ela emite um barulho mais alto e agudo, que acaba lembrando muito o som de um pássaro.