O comportamento de gato sempre nos surpreende, principalmente quando o assunto é comunicação. Tem vezes que os bichanos parecem até entender o que a gente fala e acabam tendo reações realmente icônicas — quando eles não decidem simplesmente ignorar, claro. Foi assim que um vídeo viralizou recentemente na internet: uma gatinha super dengosa recebeu uma série de elogios da tutora, e teve uma reação inesperada. Veja os detalhes da história a seguir!
Gatinha manhosa ganha elogios e tem a melhor reação
Sabe aquelas pessoas que recebem um elogio, e simplesmente não sabem como reagir? Foi um pouco disso que aconteceu com a Jade, uma gata bicolor cheia de manha! Ela fez um charme danado enquanto a tutora não parava de enumerar as qualidades da bichana. A pet ficou toda boba, se jogou no chão, se esfregou na parede e só faltou virar uma figurinha de desenho animado que aos poucos vai se desmanchando.
Sem saber fingir costume, a gata se derrete toda e cativa a internet
Logo no início do vídeo, a gata Jade está passando de um cômodo para outro quando a tutora Carol Bombonati começa a série de elogios. “Ah, que coisa mais bonita, meu Deus do céu. Olha que gatinha mais linda!”, diz com uma voz mansa enquanto a gatinha aos poucos vai caindo no chão e virando de um lado para o outro.
“Ah, que fofura essa coisa mais bonita de mamãe! Dá mais uma viradinha, dá”, continuou Carol. Nesse momento, Jade começa a esfregar a cabeça na quina da parede, como se estivesse “envergonhada” e tímida com tanta exaltação. Pouco tempo depois, a pet dá uma cambalhota de novo e desmorona — e é uma das cenas de gatos mais fofas que a internet já viu. Assista ao vídeo completo abaixo:
Com mais de 239 mil curtidas, os internautas foram à loucura com tanta fofura. “Como você resiste? Cadê a sua mão na barriga dela? Kkkkk que fofa”, comentou uma usuária. Já outra pessoa disse: “Me derreti igual ela nesse vídeo, que coisinha mais amadinha”.
Afinal, gato entende o que a gente fala?
Nesse vídeo até dá para deduzir que os gatos entendem o que a gente fala, já que a Jade parece estar reagindo, de fato, aos elogios. No entanto, não é bem assim. Os felinos até podem aprender algumas palavras e comandos, mas eles reagem principalmente ao tom de voz e a entonação das nossas falas. Como a tutora fala de um jeito bem sutil, usando a famosa “voz de bebê”, a gatinha acaba reagindo a isso, e não exatamente aos elogios.
Essa também é uma das maneiras como o gato reconhece o seu dono: através da voz e do tom. Isso foi descoberto por um estudo realizado em 2013 por pesquisadores japoneses, em que todos os gatos do experimento tiveram uma reação de maior interesse ao ouvir o som da voz do seu respectivo tutor, comparado com as vozes de outras pessoas.
Esse reconhecimento associado com a habilidade de gatos reconhecerem determinadas palavras — principalmente as que são direcionadas a eles — faz com que seja possível os gatos atenderem pelo nome. Mas, é claro, eles só vão fazer isso quando tiverem vontade.