Na dúvida de como falar “cachorrês”, muitos tutores optam por usar a famosa “voz de bebê” para falar com os cachorros. Mas será que isso é benéfico para os animais, ou existem contraindicações? Tem uma maneira “certa” de falar com os cães? Cientistas foram atrás da resposta e desvendaram de uma vez por todas como falar com cachorro, além dos impactos de usar a “voz de bebê” durante a conversação.
É possível falar com cachorro?
Mesmo que não falem a nossa língua, os cães são capazes de se comunicar com os humanos e até é possível dizer que o cachorro entende o que a gente fala. De uma maneira limitada, é claro, mas eles podem, sim, ser condicionados a associar certas palavras a ações, por exemplo. É dessa forma que o adestramento de cães funciona.
Por meio de repetições e de estímulos positivos — como petiscos, carinhos e elogios —, os cães podem aprender a sentar, dar a patinha e deitar. Além disso, é comum que os cachorros “aprendam” o próprio nome, já que o som se torna familiar para eles sempre que os tutores chamam pelo pet. Mas, mesmo sabendo que é possível falar com os doguinhos, muitas pessoas têm dúvidas de como falar com cachorro do jeito certo.
Como falar com cachorro: usar “voz de bebê” faz bem ou mal?
Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisas em Ciências Naturais da Hungria descobriu que os cães têm uma reação positiva quando escutam a famosa “voz de bebê”. Esse tipo de entonação é capaz de prender a atenção dos cachorros, e por isso é uma boa forma de se comunicar com esses animais.
O estudo, intitulado “Dog brains are sensitive to infant- and dog-directed prosody”, usou aparelhos de tomografia computadorizada para avaliar a atividade cerebral dos caninos enquanto se usava a “voz de bebê” e uma voz “normal”. Os resultados mostraram que duas áreas do cérebro do cachorro ficam mais ativas ao escutar a voz infantilizada dos humanos (em especial quando são mulheres que falam): o lobo occipital e o lobo temporal.
O lobo occipital é uma região associada à visão. Já o lobo temporal está relacionado com a cognição e memória dos cães. É assim que os cachorros conseguem “processar” as informações quando falamos com voz de bebê com eles.
Saber como falar a língua dos cachorros vai além do tom de voz usado
Outra pesquisa, desta vez conduzida pela Universidade de York, na Inglaterra, confirmou que os cães prestam mais atenção quando os humanos usam voz infantilizada, também chamada cientificamente de “fala dirigida ao cão”. No entanto, o estudo, intitulado "Who's a good boy? Why 'dog-speak' is important for bonding with your pet", demonstrou que somente o tom de voz às vezes não é suficiente para despertar o interesse do pet.
O experimento foi dividido em duas partes: na primeira, 37 cães foram colocados em salas com seres humanos que usaram voz de bebê para falar coisas interessantes para o cachorro (como “vamos passear?”) alternada com uma voz normal para falar de coisas adultas (como “vou ao cinema”). Os cachorros demonstraram um interesse muito maior no primeiro caso.
Já na segunda parte do experimento, o inverso aconteceu: os humanos usaram a voz infantilizada para falar coisas do universo adulto; e a voz normal para falar coisas que interessavam ao pet. O resultado foi indiferente, mostrando que, além do tom de voz, é importante usar um vocabulário que seja “conhecido” pelo cachorro e que faça sentido para ele (como a palavra “passear”).
Então, de uma maneira geral, se você quer saber “como falar com meu cachorro”, saiba que usar a voz de bebê tem lá suas vantagens — mas você também precisa saber como falar a língua dos cachorros usando um vocabulário específico para isso.
O que eu posso falar para o cachorro?
Para saber como conversar com seu cachorro sobre qualquer coisa, é bom lembrar que os cães não entendem tudo o que a gente diz, e o nível de compreensão deles é bem limitado. Ou seja, eles não vão entender um “desabafo”, mas, a partir da leitura corporal e do tom de voz usado, eles conseguem entender como a gente se sente.
Já durante treinamentos, se você não sabe como é a língua dos cachorros, uma dica é usar uma palavra-chave para determinar um comando. O ideal é que seja uma palavra curta, de até três sílabas, terminada em vogal. Depois, deve-se repetir o treinamento várias vezes até o animal aprender (sempre reforçando positivamente os bons comportamentos).
Como seu cachorro fala com você?
A linguagem canina é muito rica, mesmo que os cães não saibam falar. Os cachorros se expressam por meio do movimento do rabo, das orelhas, dos latidos, do olhar de cachorro e da postura corporal, no geral. Um cachorro feliz, por exemplo, costuma estar relaxado, com rabinho abanando e olhar alegre. Se ele quiser carinho, provavelmente vai chegar pertinho de você e te lamber. Já se ele tiver com fome, deve latir bem na frente do pote de ração.
E como saber se meu cachorro me ama? O apego aos cães sempre é grande e algumas maneiras que os peludos têm de expressar que são completamente apaixonados pelos donos são:
- Receber o dono na porta de casa
- Deitar do seu lado para dormir
- Passar o dia te seguindo pelos lugares
- Chamar para brincar
- Lamber o dono (os “lambeijos”)