O rabo do gato não serve apenas para dar equilíbrio e mobilidade para o corpo do bichano. Uma de suas funções mais interessantes é a comunicação. Sim, a linguagem do rabo do gato é capaz de expressar exatamente como o animal sente naquele momento. Dependendo da forma como o gato abana a cauda, ele pode estar indicando felicidade, raiva, animação ou até mesmo relaxamento.
Por isso, reconhecer os movimentos que o bichano faz com essa parte do corpo é uma boa maneira de entender o que o pet está sentindo. Mas como saber o que o gato balançando a cauda está tentando dizer? O Patas da Casa te explica!
O que significa quando o gato balança a cauda devagar?
Você já se deparou com o gato balançando o rabo bem devagarzinho? Existem algumas possíveis interpretações para esse movimento mas, no geral, está relacionado à atenção. Quando a cauda de gato está oscilando de um lado para o outro bem devagar é um sinal de que ele está focado em alguma coisa. Pode ser um brinquedo, uma pessoa desconhecida, uma presa, um movimento brusco… O bichano está atento àquilo que chamou sua atenção - e prestes a dar o bote, no caso de uma presa.
Gato balançando a cauda quando recebe carinho: o que quer dizer?
Você está fazendo carinho no gato e, do nada, ele começa a balançar o rabo. Isso é um sinal de que ele está gostando ou odiando? Pode ficar tranquilo: o gato balançando a cauda quando recebe carinho é um sinal de que ele está amando! O bichano está animado e quer continuar com essa atenção toda.
Ao contrário do que muita gente pensa, o gato também mexe a cauda quando está relaxado. Os felinos estão sempre super atentos ao seu redor, mesmo nos momentos de descanso. Por isso, é normal que até mesmo no colo do tutor ele dê umas mexidinhas. Pode ter certeza que ele está curtindo muito o momento.
O que significa quando o gato balança a cauda com tremor?
Esse é um comportamento que muitas vezes deixa o tutor assustado, mas que, na verdade, é um ótimo sinal. Sabe quando o gato balança só a ponta da cauda? Se esse balançar for uma espécie de tremor, estamos falando do chamado "quivering". Esse comportamento acontece quando o rabo de gato está bem no alto e o animal começa a tremer as pontas. O bichano faz isso apenas quando está extremamente feliz em te ver!
Como saber se o seu gato está feliz?
Para identificar um gato feliz, observe o movimento da cauda. Quando o pet está animado, ele tende a colocar o rabo lá no alto. Se ele começar a tremer a pontinha (o "quivering"), é animação dupla! Por isso, o gato abanando a cauda com tremidinhas é um sinal de que ele está mais do que pronto para uma interação e quer muito que você fale com ele. Entenda mais sobre esse comportamento com o vídeo do veterinário Dan Beata:
O que significa quando o gato abana a cauda rapidamente e em excesso?
Nem sempre a resposta para a pergunta "o que significa quando o gato abana a cauda?" é positiva. Se o bichano estiver mexendo a cauda muito rapidamente e em excesso, é bom ficar alerta. Os felinos fazem esse movimento quando estão se sentindo ameaçados, agitados ou ansiosos. Esse não é o melhor momento para brincar com o bichano, pois ele está mal humorado.
O que significa quando o gato balança a cauda deitado?
Existem algumas possíveis interpretações para essa atitude. Normalmente, o gato balançando a cauda deitado está apenas bem relaxado. Por isso, pode se aproximar à vontade para fazer carinhos. Além disso, é possível ver ainda o gato balançando a cauda deitado quando está dormindo. Isso acontece porque os gatos sonham assim como a gente. Assim, o rabo do gato balançando durante o sono é apenas um indicativo de que ele está sonhando.
Rabo do gato abaixado e "varrendo" o chão
A explicação desse movimento é bem simples. Como explicamos, o motivo do gato balançando o rabo devagar é a atenção extrema para alguma coisa. Se o bichano estiver "varrendo" o chão bem devagar, também é um sinal de que ele está muito focado em algo, seja um brinquedo ou uma presa.
Porém, a cauda de gato "varrendo" em movimentos irregulares e mais agitados pode ser um sinal de ansiedade ou frustração com alguma coisa. É importante ficar atento não só na linguagem do rabo do gato, mas também na da orelha e até em como os gatos piscam os olhos, por exemplo, pois isso também vai te ajudar a identificar o significado por trás dos movimentos corporais.