O olho de gato é um órgão muito sensível e por isso é válido os tutores se preocuparem ao perceberem que o felino está com algum desconforto na vista ou que há alguma mancha no olho do gato. Infelizmente, doença no olho do gato pode ser um problema muito comum que, em quadros mais avançados, pode até mesmo diminuir a visão do felino. Aí, entram em cena os cuidados para melhorar a vida do gato que não enxerga. Para te ajudar a não descuidar da saúde oftalmológica do seu pet, separamos algumas dicas de cuidados com a visão do gato, listamos as principais doenças que afetam o olho felino e reunimos dicas para que os tutores podem ajudar o peludinho a viver bem mesmo sem enxergar. Continue lendo!
Gato cego: quais são as doenças que afetam o olho de gato
O olho felino possui uma incrível capacidade de enxergar no escuro, além de enxergar um panorama mais amplo com sua visão periférica. Isso acontece pois seus olhos enxergam em um ângulo de até 200° e possuem muitas células que captam a luz, chamadas bastonetes. Além disso, o olho de gato tem uma membrana chamada tapetum lucidum, que age como um refletor de luz. Mesmo com toda essa aptidão, a visão dos felinos não escapa de algumas doenças que também atacam os olhos humanos. As doenças mais comuns no olho do gato são:
- Glaucoma felino
- Catarata felina
- Conjuntivite felina
- Uveíte felina
- Terçol
- Úlcera de córnea
Como o olho do gato também é muito delicado, os tutores precisam de alguns cuidados diários que são importantes para manter o felino com a visão plena e saudável, evitando que o gato fique cego.
Situações que prejudicam o olho: gato precisa de atenção e cuidados com a visão
Há vários motivos e situações que podem deixar o gato cego e todo o carinho deve ser redobrado quando se trata da incrível visão do bichano. Se o olho de gato não for devidamente limpo, o pet pode sim desenvolver alguma doença na vista. Mas isso acontece somente em casos extremos: geralmente poeira e outros agentes externos saem naturalmente dos olhos durante o dia. Mas ao perceber a persistência de algum tipo de secreção, o quadro deve ser investigado. E pode não parecer, mas uma leve brincadeira pode prejudicar a visão do felino: interagir com outros felinos sem que as garras estejam aparadas, pode resultar em acidentes na vista - e essa situação pode deixar o gato cego de um olho, por exemplo.
Ou seja, todo cuidado é pouco e é muito bom estar sempre limpando os olhos dos peludinhos com soro e gaze, além de manter as unhas do gato aparadas e toda a saúde em dia, pois outras situações, como diabetes, hipertireoidismo e as próprias doenças na visão felina, podem deixar o gato cego.
Gato ficando cego: o que fazer para ajudar o felino?
Os cuidados com gato cego - essenciais para garantir a segurança e bem estar do animal - não vão muito além dos cuidados com um felino que enxerga: lar telado e criação indoor são imprescindíveis para todos os bichanos. No caso do gato que não enxerga, vão ser necessárias algumas adaptações. O ideal é impedir que o gato cego acesse lugares muito altos, como escadas ou móveis, para evitar acidentes. Caixa de areia, potes de água e de ração jamais devem ser trocados de lugar, para não confundir o peludo. Também é preferível que os móveis da casa também não sejam trocados de lugar com frequência. Qualquer mudança no ambiente vai exigir uma adaptação do gatinho cego.
Como saber se o gato é cego?
O caso mais óbvio de cegueira em gatos é quando, por causa de um acidente ou por anomalias congênitas, trata-se de um gato sem olho. Porém, muitas pessoas se perguntam como saber se o gato é cego, já que nem sempre os sinais são tão claros. Se você adotou um gato de rua ou de abrigo, observe se o bichano tem pequenas alterações nas córneas e pupilas. Película branca na vista, manchas e pupilas dilatadas, bem como olhos sem pupila de coloração branca, cinza ou azul, são sinais de um bichano cego.
Alguns sinais podem ser alerta de gato ficando cego: o pet anda de forma desajeitada por lugares que já conhece, caminha mais agachado ou vocaliza muito e sem motivo aparente. Se notar essas mudanças no comportamento do gato, procure um veterinário o quanto antes. E lembre-se: as principais causas da cegueira em gatos saudáveis podem ser evitadas. Cuide bem do seu gatinho!
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes