Nas redes sociais, o vídeo de um gato cinza se comunicando de uma maneira bem peculiar com os tutores viralizou e surpreendeu os internautas. Diferentemente dos miados e cutucadas típicos de um gato, esse felino muito inteligente utiliza botões de comando para expressar seus desejos e chamar a atenção dos tutores, um casal completamente apaixonado por gatinhos. Contudo, o que eles não esperavam é que os botões de comando revelariam uma preferência clara do felino entre os dois. Venha conferir quem é o humano favorito desse gato cinza e como os botões de comando funcionam.
Gato cinza aprende a usar botões de comando para se comunicar
O vídeo do gato cinza que virou sensação na internet teve mais de 730 mil visualizações no TikTok, e não é difícil adivinhar o motivo de ter bombado tanto. O gatinho se chama Rei e divide o perfil na rede social com mais outros dois gatinhos pet influencer, o Marshall e a Lily, seus irmãos felinos. Lá, eles publicam vários vídeos da rotina e historinhas engraçadas sobre eles. Mas o vídeo que fez mais sucesso recentemente foi o do gatinho Rei usando o sistema de botão de comandos que tem em casa para se comunicar com os tutores.
Gatinho Rei demonstra preferência por um dos tutores e consegue a atenção que queria
Cada botão que o gato cinza aperta reproduz algum tipo de desejo do pet. No início do vídeo, Rei aparece apertando o botão que reproduz a fala “papai”, ou seja, ele aperta esse botão quando deseja receber atenção do pai de pet. Entendendo o recado, o “papai” do Reizinho - como é chamado carinhosamente, se aproxima e decide fazer carinho no gato. Mas Rei não parece se contentar só com isso, e para mostrar que deseja mais atenção do tutor, ele aumenta a frequência do miado de gato e aperta com as patinhas o botão “brincar” e “agora”. A mãe de pet, porém, não entende o recado da mesma maneira e diz que Reizinho tem um preferido na casa. Na legenda da publicação, a tutora até brinca, dizendo: “A gente carrega por 9 meses, pra depois ele preferir o pai”.
Mesmo assim, o papai o gato cinza cedeu às investidas e decidiu brincar com uma das brincadeiras para gatos preferidas do pet: as varinhas que imitam uma presa. Depois da brincadeira, Rei pareceu se sentir satisfeito e deitou no chão para relaxar. Confira o vídeo completo desse gato inteligente:
@trigatos A gente carrega por 9 meses pra depois ele preferir o pai 🥲 #gatos #gatosfofo #gatosengraçados #gatofalante #gatoquefala #trigatos #gatostiktok #gatocantando #gatopasseando ♬ som original - Trigatos
Botão de comandos para cachorro e gato: entenda como funciona
Se você é daqueles que acredita que os cachorros são mais inteligentes que os gatos, com certeza vai se surpreender ao descobrir que as duas espécies podem usar o botão de comandos. Esse aparelho tem como função melhorar a comunicação entre o pet e tutor. O dispositivo é redondo e possui um gravador acoplado dentro, além de saída de áudio, compartimento para colocar pilhas e uma base antiderrapante. Para utilizar o produto, o tutor grava com a própria voz palavras que são reconhecidas pelos cães ou gatos, como “petiscos”, “passear” e “comida”.
Mas como fazer com que o pet aprenda a usar os botões de comando? Com treinos, paciência e petiscos para a associação positiva, é possível que eles aprendam sem muitas dificuldades. Mas vale dizer que esse processo é diferente entre gatos e cachorros, especialmente devido à natureza de cada espécie.
Botões de comando para pets podem ser usados para outras funções
Dispositivos semelhantes aos botões de comando manuseados pelo Rei podem ser utilizados com bebês, pessoas com autismo ou que sofreram com alguma condição neurológica, como o AVC. Mas no universo canino, um outro caso chamou bastante atenção dos internautas. Um Husky Siberiano aprendeu a usar botões de comando para avisar os tutores quando a fralda do bebê está suja, mostrando que os pets são bem mais inteligentes do que imaginamos. Incrível, né?!